DSpace/Manakin Repository

O brincar na contemporaneidade: uma leitura a partir da psicanálise.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, L. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARTEIRO, Isabela Lemos.
dc.contributor.advisor1ID ARTEIRO, I. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5684910069250494 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Simone Marin.
dc.contributor.referee2 MENEZES, Danielle Nogueira de.
dc.description.resumo A maneira de brincar carrega marcas do tempo histórico, a contemporaneidade não foge esta prerrogativa, nesta época destaca-se a absorção tecnológica nos brinquedos infantis. O contexto social favoreceu a chegada das novas modalidades do brincar, visto que as relações familiares e sociais foram modificadas. Os jogos eletrônicos é uma das formas de brincar que se fazem presentes no cotidiano das crianças e tem se propagado cada vez mais, reverberando no modo de vida dos pequenos sujeitos. Assim, o objetivo central do presente trabalho é refletir as repercussões do brincar na contemporaneidade, especialmente através dos jogos eletrônicos, no psiquismo da criança. Para isto, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir da teoria psicanalítica acerca da temática, bem como a apropriação do documentário “Tarja Branca: A revolução que faltava” para ilustrar o assunto abordado. O percurso trilhado no estudo foi desde as transformações estéticas e atributivas do brinquedo ao longo da história, a função do brincar na infância para Sigmund Freud e Donald Winnicott, as brincadeiras da atualidade e as repercussões dos novos modos de brincar na criança. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Psicologia
dc.title O brincar na contemporaneidade: uma leitura a partir da psicanálise. pt_BR
dc.date.issued 2015-11-24
dc.description.abstract The way to play bears the marks of historical time, the contemporary world does not escape this prerogative at this time there is the technological absorption in children's toys. The social context favors the arrival of new modes of play, as the family and social relationships have changed. Electronic games is one way to play that is present in the daily lives of children and has spread increasingly reverberating in the way of life of the little guys. T hus, the main objective of this work is to reflect the impact of play in the contemporary world, especially through the arcades, in the child's psyche. For this, a literature review from the psychoanalytic theory about the theme was conducted, as well as ownership of the documentary "Tarja White: The revolution that lacked" to illustrate the subject matter. he path trodden in the study was from the aesthetic and attributive transformations toy throughout history, the role of play in childhood to Sigmund Freud and Donald Winnicott, the games of today and the impact of new modes of play in children. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15886
dc.date.accessioned 2020-10-05T18:40:46Z
dc.date.available 2020-10-05
dc.date.available 2020-10-05T18:40:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Brincar
dc.subject Jogos eletrônicos
dc.subject contemporaneidade
dc.subject psicanálise
dc.subject Play
dc.subject Eletronic Games
dc.subject Contemporaneity
dc.subject Psychoanalysis
dc.subject Jugar
dc.subject Juegos electrónicos
dc.subject Contemporaneidad
dc.subject Psicoanálisis
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Lisandra Ferreira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Playing in contemporary times: a reading based on psychoanalysis. pt_BR
dc.title.alternative Jugar en la contemporaneidad: una lectura desde el psicoanálisis.
dc.identifier.citation SOUZA, Lisandra Ferreira de. O brincar na contemporaneidade: uma leitura a partir da psicanálise. 2015. 25f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15886 pt_BR
dc.description.resumen La forma de jugar lleva marcas del tiempo histórico, la contemporaneidad no escapa a esta prerrogativa, en esta época se destaca la absorción tecnológica en los juguetes infantiles. El contexto social favoreció la llegada de nuevas formas de jugar, ya que se modificaron las relaciones familiares y sociales. Los juegos electrónicos son una de las formas de jugar que están presentes en la vida cotidiana de los niños y se han ido extendiendo cada vez más, repercutiendo en la forma de vida de los pequeños sujetos. Así, el objetivo principal de este trabajo es reflexionar sobre las repercusiones del juego en la contemporaneidad, especialmente a través de los juegos electrónicos, en el psiquismo del niño. Para ello, se realizó una revisión bibliográfica desde la teoría psicoanalítica sobre el tema, así como la apropiación del documental “Tarja Branca: La revolución perdida” para ilustrar el tema abordado. El recorrido seguido en el estudio abarcó desde las transformaciones estéticas y atributivas de los juguetes a lo largo de la historia, la función del juego en la infancia para Sigmund Freud y Donald Winnicott, los juegos actuales y las repercusiones de las nuevas formas de jugar en los niños.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta