dc.creator.ID |
SOUZA, L. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARTEIRO, Isabela Lemos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARTEIRO, I. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5684910069250494 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES, Simone Marin. |
|
dc.contributor.referee2 |
MENEZES, Danielle Nogueira de. |
|
dc.description.resumo |
A maneira de brincar carrega marcas do tempo histórico, a contemporaneidade não foge
esta prerrogativa, nesta época destaca-se a absorção tecnológica nos brinquedos infantis.
O contexto social favoreceu a chegada das novas modalidades do brincar, visto que as
relações familiares e sociais foram modificadas. Os jogos eletrônicos é uma das formas
de brincar que se fazem presentes no cotidiano das crianças e tem se propagado cada
vez mais, reverberando no modo de vida dos pequenos sujeitos. Assim, o objetivo
central do presente trabalho é refletir as repercussões do brincar na contemporaneidade,
especialmente através dos jogos eletrônicos, no psiquismo da criança. Para isto, foi
realizada uma revisão bibliográfica a partir da teoria psicanalítica acerca da temática,
bem como a apropriação do documentário “Tarja Branca: A revolução que faltava” para
ilustrar o assunto abordado. O percurso trilhado no estudo foi desde as transformações
estéticas e atributivas do brinquedo ao longo da história, a função do brincar na infância
para Sigmund Freud e Donald Winnicott, as brincadeiras da atualidade e as
repercussões dos novos modos de brincar na criança. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Psicologia |
|
dc.title |
O brincar na contemporaneidade: uma leitura a partir da psicanálise. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-11-24 |
|
dc.description.abstract |
The way to play bears the marks of historical time, the contemporary world does not
escape this prerogative at this time there is the technological absorption in children's
toys. The social context favors the arrival of new modes of play, as the family and
social relationships have changed. Electronic games is one way to play that is present in
the daily lives of children and has spread increasingly reverberating in the way of life of
the little guys. T hus, the main objective of this work is to reflect the impact of play in
the contemporary world, especially through the arcades, in the child's psyche. For this, a
literature review from the psychoanalytic theory about the theme was conducted, as well
as ownership of the documentary "Tarja White: The revolution that lacked" to illustrate
the subject matter. he path trodden in the study was from the aesthetic and attributive
transformations toy throughout history, the role of play in childhood to Sigmund Freud
and Donald Winnicott, the games of today and the impact of new modes of play in
children. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15886 |
|
dc.date.accessioned |
2020-10-05T18:40:46Z |
|
dc.date.available |
2020-10-05 |
|
dc.date.available |
2020-10-05T18:40:46Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Brincar |
|
dc.subject |
Jogos eletrônicos |
|
dc.subject |
contemporaneidade |
|
dc.subject |
psicanálise |
|
dc.subject |
Play |
|
dc.subject |
Eletronic Games |
|
dc.subject |
Contemporaneity |
|
dc.subject |
Psychoanalysis |
|
dc.subject |
Jugar |
|
dc.subject |
Juegos electrónicos |
|
dc.subject |
Contemporaneidad |
|
dc.subject |
Psicoanálisis |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Lisandra Ferreira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Playing in contemporary times: a reading based on psychoanalysis. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Jugar en la contemporaneidad: una lectura desde el psicoanálisis. |
|
dc.identifier.citation |
SOUZA, Lisandra Ferreira de. O brincar na contemporaneidade: uma leitura a partir da psicanálise. 2015. 25f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15886 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La forma de jugar lleva marcas del tiempo histórico, la contemporaneidad no escapa a esta prerrogativa, en esta época se destaca la absorción tecnológica en los juguetes infantiles. El contexto social favoreció la llegada de nuevas formas de jugar, ya que se modificaron las relaciones familiares y sociales. Los juegos electrónicos son una de las formas de jugar que están presentes en la vida cotidiana de los niños y se han ido extendiendo cada vez más, repercutiendo en la forma de vida de los pequeños sujetos. Así, el objetivo principal de este trabajo es reflexionar sobre las repercusiones del juego en la contemporaneidad, especialmente a través de los juegos electrónicos, en el psiquismo del niño. Para ello, se realizó una revisión bibliográfica desde la teoría psicoanalítica sobre el tema, así como la apropiación del documental “Tarja Branca: La revolución perdida” para ilustrar el tema abordado. El recorrido seguido en el estudio abarcó desde las transformaciones estéticas y atributivas de los juguetes a lo largo de la historia, la función del juego en la infancia para Sigmund Freud y Donald Winnicott, los juegos actuales y las repercusiones de las nuevas formas de jugar en los niños. |
|