DSpace/Manakin Repository

Avaliação de uma plataforma educacional para o processo de enfermagem e classificações.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MOURA, I. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9056622314497257 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MELO, Erick Cristovão Araújo de.
dc.contributor.advisor1ID MELO, E. C. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3575730318035561 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEDEIROS, Ana Claúdia Torres de.
dc.contributor.referee2 FELIX, Lidiany Galdino.
dc.description.resumo O estudo teve como objetivo avaliar o desempenho funcional da Plataforma PEnsinar®,por discentes e docentes do curso de enfermagem, na busca de identificações de problemas e de seu melhoramento. Trata-se de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para utilização do Processo de Enfermagem e as Terminologias e Classificações de Enfermagem (NANDA-I, NOC, NIC e CIPE®). Realizou-se uma pesquisa metodológica e de desenvolvimento tecnológico que utilizou o processo de construção do software Rational Unifield Process que compreende as etapas de concepção, elaboração, construção e transição. Fora realizada a etapa de avaliação, que insere-se na transição. A fase de avaliação de desempenho funcional foi desenvolvida em duas instituições públicas de ensino superior, em dois cursos de graduação em enfermagem, localizadas no município de Campina Grande/PB. Participaram como sujeitos da pesquisa duas categorias de avaliadores: 11 docentes (grupo A) e 36 discentes (grupo B), abordados individualmente pelos pesquisadores, orientados quanto a utilização e ao preenchimento do instrumento de avaliação. A avaliação foi proposta na utilização das seguintes características: eficácia, produtividade, segurança e satisfação, segundo a ISO/IEC 9126-1. Os resultados demonstraram que as respostas dos dois grupos de avaliadores foram satisfatórias, de acordo com as variáveis abordadas, sendo obtido resultados positivos no teste modular acima de 90% e no teste de validação somente a característica produtividade obteve menos de 70% de respostas positivas. Tendo um posicionamento favorável à implementação da Plataforma PEnsinar®, sendo destacado a importância de método como recurso pedagógico inovador no processo ensino/aprendizagem. Concluímos que esta avaliação vem fortalecer a Plataforma PEnsinar®, ofertando para a comunidade acadêmica uma ferramenta educacional confiável e eficaz, que contribuirá com o aprendizado do PE e das Classificações, culminando com a sua aplicabilidade efetiva. As avaliações foram realizadas, sendo acatadas as pequenas correções sugeridas, para posterior efetivação do uso da Plataforma PEnsinar®. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem.
dc.title Avaliação de uma plataforma educacional para o processo de enfermagem e classificações. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-05
dc.description.abstract The objective of this study was to evaluate the functional performance of the PEnsinar® Platform, by students and teachers of the nursing course, in the search for identification of problems and their improvement. It is a Virtual Learning Environment to use the Nursing Process and Nursing Terminologies and Classifications (NANDA-I, NOC, NIC and CIPE®). A methodological and technological development research was carried out, using the Rational Unifield Process software process, which includes the design, construction, construction and transition stages. The evaluation stage was carried out, which is part of the transition. The functional performance evaluation phase was developed in two public institutions of higher education, in two undergraduate nursing courses, located in the city of Campina Grande / PB. Two categories of evaluators participated: 11 teachers (group A) and 36 students (group B), individually approached by the researchers, oriented on the use and completion of the evaluation instrument. The evaluation was proposed using the following characteristics: efficacy, productivity, safety and satisfaction according to ISO / IEC 9126-1. The results showed that the responses of the two groups of evaluators were satisfactory according to the variables studied, with positive results in the modular test above 90% and in the validation test only the productivity characteristic obtained less than 70% positive responses. Having a favorable position to the implementation of the Platform PEnsinar®, emphasizing the importance of method as an innovative pedagogical resource in the teaching / learning process. We conclude that this evaluation will strengthen the PEnsinar® Platform, offering to the academic community a reliable and effective educational tool that will contribute to the learning of the EP and the Classifications, culminating in its effective applicability. The evaluations were performed, and the small corrections suggested were accepted, for later use of the PEnsinar® Platform. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15922
dc.date.accessioned 2020-10-06T18:27:51Z
dc.date.available 2020-10-06
dc.date.available 2020-10-06T18:27:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Processo de Enfermagem - plataforma de ensino
dc.subject Plataforma de ensino em Enfermagem
dc.subject PEnsinar® - plataforma de ensino
dc.subject Ambiente Virtual de Aprendizagem - Enfermagem
dc.subject Enfermagem - terminologias e classificações
dc.subject Avaliação de plataforma educacional - Enfermagem
dc.subject Plataforma PEnsinar®
dc.subject Tecnologia educacional - Enfermagem
dc.subject Educação em Enfermagem
dc.subject Nursing education
dc.subject Educational technology - Nursing
dc.subject Classificações de Enfermagem
dc.subject Desenvolvimento de software - Enfermagem
dc.subject Validação de plataforma educacional - Enfermagem
dc.subject Nursing Process - teaching platform
dc.subject Proceso de enfermería - plataforma de enseñanza
dc.subject Plataforma docente de enfermería
dc.subject Nursing teaching platform
dc.subject Virtual Learning Environment - Nursing
dc.subject Entorno virtual de aprendizaje - Enfermería
dc.subject Enfermería: terminologías y clasificaciones
dc.subject Nursing - terminologies and classifications
dc.subject Educational platform evaluation - Nursing
dc.subject Evaluación de plataforma educativa - Enfermería
dc.subject Tecnología educativa - Enfermería
dc.subject Nursing Classifications
dc.subject Clasificaciones de enfermería
dc.subject Validación de plataforma educativa - Enfermería
dc.subject Educational platform validation - Nursing
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOURA, Ingrid Morais de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Evaluation of an educational platform for the nursing process and classifications. pt_BR
dc.title.alternative Evaluación de una plataforma educativa para el proceso de enfermería y clasificaciones.
dc.identifier.citation MOURA, Ingrid Morais de. Avaliação de uma plataforma educacional para o processo de enfermagem e classificações. 2018. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15922 pt_BR
dc.description.resumen El estudio tuvo como objetivo evaluar el desempeño funcional de la Plataforma PEnsinar®, por estudiantes y profesores del curso de enfermería, en la búsqueda de identificación de problemas y su mejora. Es un Entorno Virtual de Aprendizaje para el uso de Proceso de Enfermería y Terminologías y Clasificaciones de Enfermería (NANDA-I, NOC, NIC y ICNP®). Se realizó una investigación metodológica y de desarrollo tecnología que utilizó el proceso de construcción del software Rational Unifield Process que comprende las etapas de concepción, elaboración, construcción y transición. se llevó a cabo el etapa de evaluación, que forma parte de la transición. La fase de evaluación del desempeño funcional se desarrolló en dos instituciones públicas de educación superior, en dos cursos de Licenciatura en Enfermería, ubicada en la ciudad de Campina Grande/PB. participó como sujetos de investigación dos categorías de evaluadores: 11 profesores (grupo A) y 36 estudiantes (grupo B), abordados individualmente por los investigadores, guiados en cuanto a uso y cumplimentación del instrumento de evaluación. La evaluación fue propuesta en el utilización de las siguientes características: eficacia, productividad, seguridad y satisfacción, según ISO/IEC 9126-1. Los resultados mostraron que las respuestas de los dos grupos de evaluadores fueron satisfactorios, de acuerdo con las variables abordadas, con resultados obtenidos positivo en la prueba modular por encima del 90% y en la prueba de validación solo la característica la productividad tuvo menos del 70% de respuestas positivas. tener un posicionamiento favorable a la implementación de la Plataforma PEnsinar®, destacando la importancia de método como recurso pedagógico innovador en el proceso de enseñanza/aprendizaje. Concluimos que esta evaluación fortalece la Plataforma PEnsinar®, ofreciendo a la comunidad una herramienta educativa fiable y eficaz que contribuirá al aprendizaje del PE y de las Clasificaciones, culminando con su efectiva aplicabilidad. Las calificaciones fueron realizado, siendo aceptadas las correcciones menores sugeridas, para su posterior uso de la Plataforma PEnsinar®.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta