DSpace/Manakin Repository

Abordagem do ensino das doenças negligenciadas em curso de graduação em enfermagem.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MOREIRA JÚNIOR, L. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8486650122202626 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CHAVES, Ana Elisa Pereira.
dc.contributor.advisor1ID CHAVES, A. E. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1490237089539626 pt_BR
dc.contributor.referee1 CLEMENTINO, Francisco de Sales.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Yanna Gomes de.
dc.description.resumo Objetivo: Investigar quais doenças negligenciadas são abordadas durante a graduação de enfermagem; identificar os componentes curriculares que abordam doenças negligenciadas; selecionar os conteúdos relativos às doenças negligenciadas e identificar tipo e ano das referências bibliográficas recomendadas que abordam doenças negligenciadas. Método: Pesquisa descritiva, natureza qualitativa, modalidade de análise documental, constituída de planos de ensino de um curso de graduação em enfermagem na cidade de Campina Grande, de 3 de setembro a 23 de outubro de 2018. Resultados: São abordadas as seguintes doenças negligenciadas: dengue, leishmaniose, tuberculose, hanseníase e malária. Ministradas em quatro disciplinas teórico-práticas obrigatórias no 3º e 7º período, com uma optativa. Verifica-se planos de ensino concisos e desatualização nas referências recomendadas. Considerações finais: Embora o ensino dessas doenças seja abordado, faz-se necessário refletir sobre fragilidades como a ausência de doenças negligenciadas prioritárias no Brasil; foco do ensino em apenas dois períodos e a limitação descritiva dos conteúdos programáticos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem
dc.title Abordagem do ensino das doenças negligenciadas em curso de graduação em enfermagem. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-20
dc.description.abstract Aim To investigate which neglected diseases are approached during nursing graduation; to identify the curricular components that approach neglected diseases; to select the relative contents to neglected diseases and to identify type and year of bibliographical references recommended that approach neglected diseases. Method: Descriptive research, qualitative nature, documental analysis modality, constituted of teaching plans of a nursing undergraduate course in the city of Campina Grande, from September 3 to October 23, 2018. Results: The following neglected diseases are addressed: dengue fever, leishmaniasis, tuberculosis, Hansen's disease and malaria. Supplied in four disciplines theoretical-practical subjects in the 3rd and 7th period, with an optional one. It is verified concise teaching plans and desatualização in the recommended references. Final considerations: Although the teaching of those diseases is approached, it is done necessary to reflect about fragilities as the absence of priority negligenced diseases in Brazil; the focus of the teaching in only two periods and the descriptive limitation of the contents programáticos. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15923
dc.date.accessioned 2020-10-06T18:29:53Z
dc.date.available 2020-10-06
dc.date.available 2020-10-06T18:29:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Graduação em Enfermagem
dc.subject Ensino de Enfermagem
dc.subject Doenças negligenciadas - Curso de Enfermagem
dc.subject Currículo - Curso de Enfermagem
dc.subject Análise documental - Enfermagem
dc.subject Disciplinas teórico-práticas - Curso de Enfermagem
dc.subject Conteúdos programáticos - Curso de Enfermagem
dc.subject Disciplina optativa - Curso de Enfermagem
dc.subject Educação em Enfermagem
dc.subject Avaliação educacional - Enfermagem
dc.subject Avaliação curricular - Curso de Enfermagem
dc.subject Saúde coletiva - Curso de Enfermagem
dc.subject Dengue - Curso de Enfermagem
dc.subject Leishmaniose - Curso de Enfermagem
dc.subject Tuberculose - Curso de Enfermagem
dc.subject Hanseníase - Curso de Enfermagem
dc.subject Graduation in Nursing
dc.subject Nursing Teaching
dc.subject Neglected diseases - Nursing Course
dc.subject Curriculum - Nursing Course
dc.subject Document analysis - Nursing
dc.subject Theoretical-practical disciplines - Nursing Course
dc.subject Syllabus - Nursing Course
dc.subject Elective course - Nursing Course
dc.subject Nursing Education
dc.subject Educational Evaluation - Nursing
dc.subject Avaliação curricular - Curso de Enfermagem
dc.subject Saúde coletiva - Curso de Enfermagem
dc.subject Dengue - Curso de Enfermagem
dc.subject Evaluación educativa - Enfermería
dc.subject Salud Colectiva - Curso de Enfermería
dc.subject Collective Health - Nursing Course
dc.subject Evaluación curricular - Curso de enfermería
dc.subject Evaluación educativa - Enfermería
dc.subject Educación en enfermería
dc.subject Curso electivo - Curso de Enfermería
dc.subject Programa - Curso de Enfermería
dc.subject Disciplinas teórico-prácticas - Curso de Enfermería
dc.subject Análisis de documentos - Enfermería
dc.subject Plan de estudios - Curso de Enfermería
dc.subject Enfermedades desatendidas - Curso de Enfermería
dc.subject Enseñanza de Enfermería
dc.subject Educación superior en Enfermería
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOREIRA JÚNIOR, Luís Carlos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Approach to teaching neglected diseases in undergraduate nursing courses. pt_BR
dc.title.alternative Aproximación a la enseñanza de las enfermedades desatendidas en un curso de pregrado en enfermería.
dc.identifier.citation MOREIRA JÚNIOR, Luís Carlos. Abordagem do ensino das doenças negligenciadas em curso de graduação em enfermagem. 2018. 20f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15923 pt_BR
dc.description.resumen Objetivo: Investigar qué enfermedades desatendidas se abordan durante la graduación de enfermería; identificar los componentes curriculares que abordan enfermedades desatendidas; seleccionar los contenidos relativos a las enfermedades desatendidas e identificar el tipo y el año de las referencias bibliográficas recomendadas que abordan enfermedades desatendidas. Método: Investigación descriptiva, naturaleza cualitativa, modalidad de análisis documental, constituida por planes de enseñanza de un curso de graduación en enfermería en la ciudad de Campina Grande, del 3 de septiembre al 23 de octubre de 2018. Resultados: Se abordan las siguientes enfermedades desatendidas: dengue, leishmaniasis, tuberculosis, lepra y malaria. Ministradas en cuatro disciplinas teórico-prácticas obligatorias en el 3º y 7º período, con una optativa. Se verifican planes de enseñanza concisos y desactualizados en las referencias recomendadas. Consideraciones finales: Aunque la enseñanza de estas enfermedades es abordada, se hace necesario reflexionar sobre fragilidades como la ausencia de enfermedades desatendidas prioritarias en Brasil; el enfoque de la enseñanza en apenas dos períodos y la limitación descriptiva de los contenidos programáticos. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta