DSpace/Manakin Repository

Curriculos dos cursos de Ciências Contábeis das IES Públicas da Paraíba: análise comparativa com a estrutura curricular mundial proposta pela ONU.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID VENCESLAU, M. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6339576468273238 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CIRNE, Gianinni Martins Pereira.
dc.contributor.advisor1ID CIRNE, G. M. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3631912160699084 pt_BR
dc.contributor.referee1 SAMPAIO, Francisco Jean Carlos de Souza.
dc.contributor.referee1ID SAMPAIO, F. J. C. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Alexandre Wallace Ramos.
dc.contributor.referee2ID PEREIRA, A. W. R. pt_BR
dc.description.resumo A pesquisa teve como objetivo principal verificar a similaridade entre as disciplinas ofertadas nos currículos do Curso de Ciências Contábeis na Paraíba e a estrutura curricular mundial proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, baseada em documentos e bibliografias sobre o assunto em estudo. Foram selecionados os Projetos Pedagógicos Curriculares das cinco instituições de ensino superior públicas da Paraíba. Para alcançar o resultado, utilizou-se como metodologia a pesquisa de levantamento de dados, onde se obteve junto aos profissionais de ensino superior das IES’s os currículos disposto nos PPC’s (Projeto Pedagógico Curricular) de cada instituição relacionada. Deste modo, efetuou-se uma comparação entre os PPC’s e analisou-se a similaridade com o currículo proposto pela ONU para Instituições de Ensino Superior no Curso de Ciências Contábeis. As Instituições apresentaram, em média, cerca de 63 disciplinas compondo suas estruturas curriculares. No estado da Paraíba quem apresentou maior similaridade ao Currículo Mundial, foi a UFPB Campus João Pessoa com 83% e a que menos apresentou similaridade foi a UEPB Campus Monteiro com 51%. Observou-se que, por outro lado, a UFPB Campus Mamanguape possui a maior quantidade de disciplinas associadas ao Conhecimento Prático sendo relacionadas a área de Contabilidade de Estágio. Observa-se que algumas disciplinas encontradas nas Estruturas Curriculares das IES’s não são disponibilizadas na estrutura do Currículo Mundial. Por fim, a média do nível de similaridade obtida na comparação das Estruturas Curriculares das IES’s e o Currículo Mundial foram de 74%. Diante do pressuposto, as Instituições pesquisadas apresentam um nível considerável de oferta de disciplinas similares ao Currículo Mundial, tendo em vista que os resultados atingiram um alto nível de consonância entre as disciplinas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Contabilidade pt_BR
dc.title Curriculos dos cursos de Ciências Contábeis das IES Públicas da Paraíba: análise comparativa com a estrutura curricular mundial proposta pela ONU. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract The research has as main objective to verify the similarity between the disciplines offered in the curricula of Public Higher Education Institutions of Accounting Course of Paraíba and the World Curriculum proposed by the UN / UNCTAD / ISAR. We performed a literature search, based on documents and bibliographies on the subject under study. The pedagogical projects Curriculum of Accounting Courses of IES's Public Paraíba, precisely the current 05 institutions were selected. To achieve the result, it was used as a methodology to data collection research, which revealed with professionals of higher education of the IES's willing curricula in PPC's (Education Program Curriculum) of each related institution. Thus, we performed a comparison between PPC's and analyzed the similarity to the curriculum proposed by the UN for Higher Education Institutions of the Accounting Course. The institutions had, on average, about 63 disciplines composing their curriculum structures. In the state of Paraíba who showed a greater similarity to the World Curriculum, was UFPB Campus João Pessoa with 83% and the least similarity was presented to UEPB Campus Monteiro with 51%. It was observed that, moreover, UFPB Campus Mamanguape has the largest number of subjects associated with Practical Knowledge related to accounting stage area. It is observed that some subjects found in the Curriculum Frameworks of HEI 's are not available on the World Curriculum structure. Finally, the average level of similarity obtained by the comparison of the structures of the Course and IES 's World CV was 74%. Given the assumption, the surveyed institutions have a considerable level of supply of similar disciplines the World Curriculum, given that the results achieved a high level of similarity. Key Words: pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15934
dc.date.accessioned 2020-10-06T21:13:40Z
dc.date.available 2020-10-06
dc.date.available 2020-10-06T21:13:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Currículo Mundial pt_BR
dc.subject Instituições de Ensino Superior pt_BR
dc.subject Diretrizes Curriculares pt_BR
dc.subject Profissional Contábil pt_BR
dc.subject Processo de Harmonização pt_BR
dc.subject Normas Contábeis pt_BR
dc.subject World Curriculum pt_BR
dc.subject Higher education institutions pt_BR
dc.subject Curricular Guidelines pt_BR
dc.subject Accounting Professional pt_BR
dc.subject Harmonization Process pt_BR
dc.subject Accounting Standards pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VENCESLAU, Marcília do Nascimento.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Curricula for Accounting Sciences courses at Paraíba Public IES: comparative analysis with the global curriculum structure proposed by the ONU.. pt_BR
dc.identifier.citation VENCESLAU, Marcília do Nascimento. Curriculos dos cursos de Ciências Contábeis das IES Públicas da Paraíba: análise comparativa com a estrutura curricular mundial proposta pela ONU. 2015. 41fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta