dc.creator.ID |
OLIVEIRA, K. P. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1119195305623130 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LELLIS, Marina Figueira. |
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dc.contributor.advisor1ID |
LELLIS, M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4409530958001408 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Priscila Maria Castro da. |
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dc.contributor.referee2 |
MELO, Erik Cristovão Araújo de. |
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dc.description.resumo |
O sofrimento psíquico pode ser definido como uma dificuldade instalada em lidar com a vida cotidiana ou com determinada situação, causando assim um sofrimento de dimensão ampla, e é algo que surge como consequência de todo o estresse gerado com o ingresso no ensino superior e a tentativa de adaptação ao mundo acadêmico. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar possível sofrimento psíquico nos acadêmicos do curso de bacharelado em Enfermagem em uma instituição pública. Para tanto, utilizou-se dois instrumentos, o Self Repoarting Questionare (SQR-20) e o Inventário de Sintomas de Stress para adultos de LIPP (ISSL) unidos em um só questionário, em uma abordagem quantitativa. Obteve-se uma amostra de 68 acadêmicos. 78% dos participantes da pesquisa são de gênero feminino, a média de idade é de 20,92 anos e 75% moram com a família. Confirmou-se a hipótese de que os acadêmicos de Enfermagem apresentam um alto nível de possível sofrimento psíquico e estresse. O percentual encontrado de acadêmicos em possível sofrimento foi de 82,4%; acerca do estresse, observou-se que a maior parte dos acadêmicos (86%) encontra-se na Fase II do estresse, chamada fase de resistência, e que acadêmicas são mais propensas tanto ao estresse quanto ao sofrimento psíquico. Concluímos de fato que as pesquisas acerca da saúde mental dos acadêmicos deste curso e quiçá desta instituição precisam ser aprofundadas, aprimoradas e incentivadas, para que tenhamos condições de avaliar de forma mais completa a saúde mental dos acadêmicos e gerar um plano de ação para diminuir os níveis de estresse e o possível sofrimento psíquico. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem Psiquiátrica |
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dc.title |
Sofrimento psiquico em acadêmicos: um despertar para a saúde mental dentro da academia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-08-28 |
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dc.description.abstract |
Psychic suffering can be defined as an existent difficulty in handling daily life or a certain situation, thus causing a suffering of wide dimension, and it is something that appears as a consequence of all the stress created with the entry into higher education and the attempts of adapting to the academic world. The main goal of this research was to identify possible psychic suffering in academics from the bachelor of science in nursing course in a public university. To do so, two instruments were used, the Self Reporting Questionnaire (SQR-20) and the Lipp's Inventory of Stress for Adults (ISSL) gathered in one questionnaire, using a quatitative approach. A sample of 68 academics was obtained, with 78% of the participants being female, with an age average of 20,92 years old, in which 75% live with their families. The hypothesis that nursing academics present a high level of possible psychic suffering and stress was confirmed. The percentage of academics in possible psychic suffering was 82,4%; on stress, it was observed that most part of the academics (86%) is in Phase II of stress, also called resistance phase, and that female academics are most inclined to both stress and psychic suffering. We conclude in fact that research on the mental health of the academics of this course and perhaps this institution needs to be deepened, enhanced and encouraged so that we can more fully evaluate the mental health of academics and generate an action plan to decrease stress levels and possible psychic suffering. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15990 |
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dc.date.accessioned |
2020-10-07T18:54:31Z |
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dc.date.available |
2020-10-07 |
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dc.date.available |
2020-10-07T18:54:31Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Sofrimento psíquico |
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dc.subject |
Sofrimento psíquico em acadêmicos |
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dc.subject |
Saúde mental |
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dc.subject |
Enfermagem |
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dc.subject |
Psychic suffering |
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dc.subject |
Psychic suffering in academics |
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dc.subject |
Mental health |
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dc.subject |
Nursing |
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dc.subject |
Sufrimiento psíquico |
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dc.subject |
Sufrimiento psíquico en académica |
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dc.subject |
Salud mental |
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dc.subject |
Enfermería |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Karla Pollyana Silva de. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Psychic suffering in academics: an awakening to mental health within the academy. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Angustia psíquica en académicos: un despertar para la salud mental dentro de la academia. |
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dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Karla Pollyana Silva de. Sofrimento psíquico em acadêmicos: um despertar para a saúde mental dentro da academia. 2017. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15990 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El sufrimiento psíquico puede definirse como una dificultad
instalados en el trato con la vida cotidiana o con una determinada situación,
provocando así un sufrimiento de amplia dimensión, y es algo que surge como
consecuencia de todo el estrés que genera ingresar a la educación superior y
intentar adaptarse al mundo académico. El objetivo general de esta investigación
fue identificar posibles padecimientos psíquicos en los académicos de la
Licenciatura en Enfermería en una institución pública. Para eso se utiliza
si son dos instrumentos, el Cuestionario de Autoevaluación (SQR-20) y el Inventario
de Síntomas de Estrés para Adultos LIPP (ISSL) fusionados en uno
cuestionario, en un enfoque cuantitativo. Se obtuvo una muestra de 68
académica. El 78% de los encuestados son mujeres, el
la edad promedio es de 20,92 años y el 75% vive con su familia. fue confirmado a
hipótesis de que los estudiantes de enfermería tienen un alto nivel de
posible sufrimiento psíquico y estrés. El porcentaje encontrado
académicos en posible padecimiento fue 82,4%; sobre el estrés,
se observó que la mayoría de los académicos (86%) se encuentran en la Fase II
de estrés, llamada la fase de resistencia, y que los académicos son más
propensos tanto al estrés como a la angustia psicológica. Concluimos de
hecho de que la investigación sobre la salud mental de los académicos en este curso y
tal vez esta institución necesita ser profundizada, mejorada y fomentada,
para que podamos evaluar más completamente la salud
salud mental de los académicos y generar un plan de acción para reducir los niveles de
estrés y posible sufrimiento psíquico. |
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