dc.creator.ID |
ALVES, K. K. A. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5816895781537863 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALMEIDA, Taciana da Costa Farias. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALMEIDA, T. C. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9761604442874914 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
QUEIROZ, Xênia Sheila Barboza Aguiar. |
|
dc.contributor.referee2 |
MENDES, Jogilmara Macêdo S. |
|
dc.description.resumo |
A participação de um acadêmico de enfermagem na iniciação cientifica permite o
fortalecimento de sua identidade profissional e conquista da autonomia em suas ações, com
consequente qualificação de seu processo de trabalho, pois possibilita a formação crítica e
comprometida do futuro profissional. Trata-se de um relato de experiência com uma
abordagem qualitativa e descritiva dos aspectos vivenciada pela autora na oportunidade de sua
participação em dois Programas Institucional de Voluntários em Iniciação Científica e em um
grupo de estudo enfatizando a pesquisa sobre a medida pressão arterial, em uma universidade
pública de ensino superior. Ao longo das vivencias relatadas muitas foram as dificuldades
encontradas, desde a falta de tempo para se dedicar ainda mais ao processo de pesquisa, pela
grande demanda que advém da universidade perante o aluno, além da pouca experiência na
escrita científica. A oportunidade enquanto discente em participar de um programa de
iniciação científica fez com que novos horizontes abrissem dentro da minha visão na
universidade e futura carreira profissional. Dentre tantos aprendizados, destacou-se a
inquietação diante de varias situações/problemas, no sentido de tentar resolve-las, estuda-las e
procurar entender como e porque acontecem. Foi possível desmistificar a metodologia
cientifica e processo de pesquisa que antes me parecia tão distante e complicado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
A iniciação científica na formação do discente de enfermagem: enfoque na medida da pressão arterial. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-09-14 |
|
dc.description.abstract |
The participation of the nursing student in the scientific initiative enables the strengthening of
their professional identity and achievement of autonomy in their actions , with consequent
qualification of their work process , because it enables the critical and committed training of
future professionals . This is an experience report with a qualitative and descriptive approach
to matters experienced by the author on the occasion of his participation in two Institutional
Program Volunteers in Scientific Initiation and a group of study emphasizing research on
blood pressure measurement in a public university of higher education. Over the reported
vivencias many were ace difficulties from the lack of time to devote further the research
process , the great demand that comes from university to the student , as well as limited
experience in scientific writing. The opportunity as an undergraduate student to participate in
a scientific initiation program made new horizons were opened in my vision at the university
and professional future . Among many learnings , stood out unrest before various situations /
problems to try to solve them , study them and try to understand how and why they happen. It
was possible to demystify the scientific methodology and research process that previously
seemed so distant and complicated. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16055 |
|
dc.date.accessioned |
2020-10-09T11:10:48Z |
|
dc.date.available |
2020-10-09 |
|
dc.date.available |
2020-10-09T11:10:48Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Kelle Karolina Ariane Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Scientific initiation in the training of nursing students: focus on blood pressure measurement. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Kelle Karolina Ariane Ferreira. A iniciação científica na formação do discente de enfermagem: enfoque na medida da pressão arterial. 2016. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16055 |
pt_BR |