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Analisando padrões de mobilidade a partir de redes sociais e de dados sociodemográficos abertos.

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dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8814983860861046 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAMPELO, Cláudio Elízio Calazans.
dc.contributor.advisor1ID CAMPELO, C. E. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2042247762832979 pt_BR
dc.contributor.advisor2 BAPTISTA, Cláudio de Souza.
dc.contributor.advisor2ID BAPTISTA, C. S. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/0104124422364023 pt_BR
dc.description.resumo A demanda constante por melhorias na qualidade de vida dos habitantes das grandes cidades, somado à crescente urbanização desses centros, torna imprescindível a utilização de meios tecnológicos para um melhor entendimento da dinâmica dos centros urbanos e como seus habitantes interagem nesses ambientes. Nesse sentido, o aumento na utilização de dispositivos eletrônicos equipados com sistemas GPS e o constante anseio da humanidade por comunicação e, mais atualmente, por conexão à internet, vem criando novas oportunidades de estudo e também grandes desafios, especialmente no que tange a grande quantidade de dados gerados pelas redes sociais. Diversas pesquisas vêm utilizando esses dados para realizar estudos que buscam compreender traços do comportamento humano, especialmente no que diz respeito à mobilidade urbana e trajetórias. Porém, grande parte das pesquisas que utilizam dados georreferenciados se restringem às dimensões espaciais e temporais, desconsiderando outros aspectos que podem influenciar na mobilidade humana. Este trabalho propõe um método computacional capaz de extrair padrões de mobilidade oriundos de mensagens georreferenciadas de redes sociais e correlacioná-los com indicadores sociais, econômicos e demográficos fornecidos por órgãos governamentais, buscando assim, analisar quais possíveis fatores poderiam exercer alguma influência sobre a mobilidade dos moradores de uma grande cidade. Para validar o método proposto, foram utilizadas mensagens postadas no Twitter e um conjunto de indicadores sociais, ambos oriundos da cidade de Londres. Os resultados mostraram a existência de correlações entre padrões de mobilidade e indicadores sociais, especialmente os relacionados com condições de emprego e renda, como também com características étnico-religiosas dos indivíduos em estudo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Analisando padrões de mobilidade a partir de redes sociais e de dados sociodemográficos abertos. pt_BR
dc.date.issued 2017-07-07
dc.description.abstract The constant need for improvements in life quality of inhabitants of big cities, together with the increasing urbanization of these centers, demands the use of technological means for a better understanding of the dynamics of urban centers and how their inhabitants interact in these environments. In this sense, the adoption of electronic devices equipped with GPS systems, the human need for communication and, more recently, for Internet connection, have brought new research opportunities and great challenges, especially due to the huge amount of data generated by social networks. Several studies have used this data to carry out research that seek to understand traces of human behavior, especially with respect to urban mobility and trajectories. However, much of the research that uses georeferenced data are restricted to spatial and temporal dimensions, disregarding other aspects that may influence human mobility. This work proposes a model capable of extracting mobility patterns from georeferenced messages of social networks and correlating them with social, economic and demographic indicators provided by government agencies, seeking to analyze which factors may impact in urban mobility. To evaluate the model, we used messages posted on Twitter and a set of social indicators, both related to the city of London. The results revealed the existence of correlations between mobility patterns and social indicators, especially those related to employment and income conditions, as well as ethnic and religious characteristics of the individuals under study. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1606
dc.date.accessioned 2018-08-30T17:25:22Z
dc.date.available 2018-08-30
dc.date.available 2018-08-30T17:25:22Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Análise de Correlação pt_BR
dc.subject Dados Abertos pt_BR
dc.subject Dados Espaciais e Temporais pt_BR
dc.subject Padrões de Mobilidade pt_BR
dc.subject Redes Sociais pt_BR
dc.subject Correlation Analysis pt_BR
dc.subject Mobility Patterns pt_BR
dc.subject Open Data pt_BR
dc.subject Social Networks pt_BR
dc.subject Spatio Temporal Data pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator JERÔNIMO, Caio Libânio Melo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation JERÔNIMO, C. L. M. Analisando padrões de mobilidade a partir de redes sociais e de dados sociodemográficos abertos. 2017. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1606 pt_BR


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