DSpace/Manakin Repository

Investimento Público em Educação como alternativa á redução da maioridade penal: uma análise da PEC 171/93 frente a ausência de políticas públicas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOARES, E. J. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1717248882824400 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Williã Taunay de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, W. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1762591287029742 pt_BR
dc.description.resumo Na atual sociedade brasileira, os níveis de violência e insegurança chegaram a patamares assombrosos, de modo que a sociedade se agarra a qualquer esperança de melhoria. Nesse quadro surge a PEC 171/93, sugerindo a redução da maioridade penal, como “solução milagrosa” à violência infanto-juvenil, no entanto, o que resta configurado é um completo descaso para com os direitos da criança e do adolescente, em especial o direito à educação, negligenciado por intermédio da falta de políticas públicas educacionais. Dessa forma, se faz o questionamento acerca da necessidade de investimentos públicos em educação como uma possível alternativa à redução da maioridade penal, com o objetivo de examinar tal necessidade de investimentos públicos na educação, tendo em vista seu caráter fundamentalmente transformador e desenvolvedor. A pesquisa se desenvolve com o método de abordagem dedutivo, se utilizando da exposição do problema da falta de investimento estatal no sistema educacional brasileiro para, através de deduções, chegar ao modelo teórico-ideal, em que a aplicação efetiva e direta do investimento público em educação permita o pleno desenvolvimento da criança e adolescente. Dentre os métodos de procedimento, destacam-se o estatístico, através do uso de estatísticas e dados de pesquisas nacionais e mundiais relativas à educação, violência, Índice de Desenvolvimento Humano, entre outras, bem como o comparativo, por intermédio da comparação de diversos métodos internacionais de investimento em educação e os resultados advindos das análises. A obtenção de dados se dá mediante a pesquisa doutrinária, legislativa e meios eletrônicos. Por fim, tem-se a educação como transformadora da criança e adolescente como pessoa em desenvolvimento e sujeito de direitos, de modo que estes se sintam pertencentes à sociedade, desejosos de cumprir seu papel de cidadão e de colaborar para a evolução de sua sociedade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Direito pt_BR
dc.title Investimento Público em Educação como alternativa á redução da maioridade penal: uma análise da PEC 171/93 frente a ausência de políticas públicas. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract In todays brazilian society, violence and insecurity has come to impressive levels, so that the society grabs itself to any hope of improvement. In that case arises the PEC 171/93, suggesting the reduction of legal age, as a “miraculous solution” to juvenile violence, however, what remains set is a complete neglect to child and adolescent rights, specially the right to education, overlooked through the lack of educational public policies. This way, remains the questioning about the need for public investment in education as a possible alternative to the reduction of legal age, to examining this need for public investment in education, in view of its fundamentally transforming and developer character. The research develops with the hypotheticaldeductive method of approach, using the exposure of the problem of lack of state investment in brazilian educational system to, through hypotheses and deductions, reach the theorical-ideal model, in which the effective and direct application of public investment in education allows the full ledge of child and adolescent. Among the procedure methods, the statistical stands out, through the use of statistics and national and worldwide researches data relating to education, violence, Human Development Index, among others, as well as the comparative, through the comparison of various international methods of education investment and the results derived from the analysis. The data collection occurs through doctrinal, legislative and electronic media research. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16077
dc.date.accessioned 2020-10-10T00:33:08Z
dc.date.available 2020-10-09
dc.date.available 2020-10-10T00:33:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Criança e adolescente pt_BR
dc.subject Políticas públicas pt_BR
dc.subject Violência pt_BR
dc.subject Maioridade penal pt_BR
dc.subject Child and teenager pt_BR
dc.subject Public policy pt_BR
dc.subject Violence pt_BR
dc.subject Criminal majority pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOARES, Edna Jamily Rodrigues.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Public Investment in Education as an alternative to reducing the age of criminal responsibility: an analysis of PEC 171/93 in the absence of public policies. pt_BR
dc.identifier.citation SOARES, Edna Jamily Rodrigues Soares. Investimento Público em Educação como alternativa á redução da maioridade penal: uma análise da PEC 171/93 frente a ausência de políticas públicas. 2016. 111fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta