dc.creator.ID |
SANTOS, D. V. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3194058975034536 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MELO, Lúcia Silva Albuquerque de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MELO, L. S. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7135220151360318 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O grande boom tecnológico alcançou todas as áreas e vem modificando até a
maneira de como nos comunicamos, nos relacionamos, estreitando fronteiras e
tornando mais dinâmico um mundo que outrora pairava apenas pela imaginação de autores de ficção científica. Neste cenário as instituições de
ensino vêm se modificando e alterando suas metodologias e técnicas pedagógicas gradativamente, utilizando recursos tecnológicos que busquem inovar e melhorar as práticas adotadas na educação e com isto obter
resultados positivos na construção do saber. As TICs assumem papel relevante na sociedade moderna, influenciando a constituição e incorporações de novos métodos na atividade educativa, provocando uma nova relação entre
professores e alunos fazendo com que estes interajam na organização institucional e na comunidade profissional. Frente a isso o presente estudo teve como objetivo geral analisar a percepção dos docentes e discentes de Contabilidade quanto à Influência da Tecnologia da Informação no Processo
Ensino Aprendizagem. A metodologia utilizada neste trabalho foi à descritiva, com abordagem quantitativa, quanto aos meios à pesquisa é bibliográfica e estudo de campo, no qual foi se elaborado dois tipos de questionário para dois
sujeitos da pesquisa: os discentes regularmente matriculados no curso de Ciências Contábeis no período 2013.2 e os docentes que lecionam
componentes curriculares no curso de Ciências Contábeis, lotados na Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis da UFCG, visando atingir os objetivos propostos. Como resultados principais identificou-se no estudo que a TIC já está incorporada ao dia-a-dia dos alunos e professores dos quais tem acesso em casa no trabalho e na própria instituição. Essa instituição pesquisada tem um expressivo percentual de alunos e professores que tem acesso a qualquer
hora a estes recursos. Pelos dados da pesquisa houve concordância por parte de alunos, professores que a utilização da tecnologia da informação no curso de ciências contábeis trouxe melhorias no processo ensino/aprendizagem das instituições. Quanto à política formal de utilização e incentivo ao uso da TI nas instituições percebe-se que há muita necessidade de maior divulgação para
que todos os docentes e alunos saibam exatamente como usar e o quanto usar
a tecnologia no curso de ciências contábeis. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Contabilidade |
pt_BR |
dc.title |
Análise das percepções dos discentes e docentes do curso de Ciências Contábeis quanto a influência tecnológica da informação e comunicação no processo ensino-aprendizagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-04 |
|
dc.description.abstract |
The major technological boom reached all areas and has been changing up the
way we communicate, relate, tightening borders and becoming more dynamic a
world that once hung only by the imagination of science fiction writers. In this
scenario the educational institutions have been changing and changing their
methodologies and pedagogical techniques gradually, using technological
resources that seek to innovate and improve practices in education and thereby
achieve positive results in the construction of knowledge. ICTs assume an
important role in modern society, influencing the formation and incorporation of
new methods in educational activities, provoking a new relationship between
teachers and students by making them interact in institutional organization and
the professional community. In view of this the present study was to analyze the
general perception of teachers and students regarding the Accounting Influence
of Information Technology in Teaching Learning Process. The methodology
used in this study was a descriptive study with a quantitative approach, on the
means of study and research literature is a field in which it was prepared two
types of questionnaire for two research subjects: the students enrolled in the
Accounting course in period 2013.2 and the teachers who teach curriculum
components in the Accounting course, crowded at the Academic Unit of
Accounting UFCG, aiming to achieve the proposed objectives. The main results
of the study it was identified that ICT is already incorporated into the day-to -day
lives of students and teachers of whom have access at home and at work in the
institution . This research institution has a significant percentage of students
and teachers who have anytime access to these resources. By survey data
there was agreement on the part of students, teachers that the use of
information technology in accounting sciences course brought improvements in
the teaching / learning institutions. Regarding formal policy use and encourage
the use of IT in the institutions themselves realize that there is much need for
further dissemination to all teachers and students know exactly how to use and
how to use technology in the course of accounting sciences. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16091 |
|
dc.date.accessioned |
2020-10-12T15:44:08Z |
|
dc.date.available |
2020-10-12 |
|
dc.date.available |
2020-10-12T15:44:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Processo Ensino Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia da Informação e Comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Relação Professor e aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Instituições de Ensino Superior |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos tecnológicos |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-Learning Process |
pt_BR |
dc.subject |
Information and communication technology |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher and student relationship |
pt_BR |
dc.subject |
Higher education institutions |
pt_BR |
dc.subject |
Technological resources |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Daniele Vieira dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of the perceptions of students and professors of the Accounting course regarding the technological influence of information and communication in the teaching-learning process. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Daniele Vieira dos. Análise das percepções dos discentes e docentes do curso de Ciências Contábeis quanto a influência tecnológica da informação e comunicação no processo ensino-aprendizagem. 2014. 78fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014. |
pt_BR |