DSpace/Manakin Repository

Análise das percepções dos discentes e docentes do curso de Ciências Contábeis quanto a influência tecnológica da informação e comunicação no processo ensino-aprendizagem.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, D. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3194058975034536 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MELO, Lúcia Silva Albuquerque de.
dc.contributor.advisor1ID MELO, L. S. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7135220151360318 pt_BR
dc.description.resumo O grande boom tecnológico alcançou todas as áreas e vem modificando até a maneira de como nos comunicamos, nos relacionamos, estreitando fronteiras e tornando mais dinâmico um mundo que outrora pairava apenas pela imaginação de autores de ficção científica. Neste cenário as instituições de ensino vêm se modificando e alterando suas metodologias e técnicas pedagógicas gradativamente, utilizando recursos tecnológicos que busquem inovar e melhorar as práticas adotadas na educação e com isto obter resultados positivos na construção do saber. As TICs assumem papel relevante na sociedade moderna, influenciando a constituição e incorporações de novos métodos na atividade educativa, provocando uma nova relação entre professores e alunos fazendo com que estes interajam na organização institucional e na comunidade profissional. Frente a isso o presente estudo teve como objetivo geral analisar a percepção dos docentes e discentes de Contabilidade quanto à Influência da Tecnologia da Informação no Processo Ensino Aprendizagem. A metodologia utilizada neste trabalho foi à descritiva, com abordagem quantitativa, quanto aos meios à pesquisa é bibliográfica e estudo de campo, no qual foi se elaborado dois tipos de questionário para dois sujeitos da pesquisa: os discentes regularmente matriculados no curso de Ciências Contábeis no período 2013.2 e os docentes que lecionam componentes curriculares no curso de Ciências Contábeis, lotados na Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis da UFCG, visando atingir os objetivos propostos. Como resultados principais identificou-se no estudo que a TIC já está incorporada ao dia-a-dia dos alunos e professores dos quais tem acesso em casa no trabalho e na própria instituição. Essa instituição pesquisada tem um expressivo percentual de alunos e professores que tem acesso a qualquer hora a estes recursos. Pelos dados da pesquisa houve concordância por parte de alunos, professores que a utilização da tecnologia da informação no curso de ciências contábeis trouxe melhorias no processo ensino/aprendizagem das instituições. Quanto à política formal de utilização e incentivo ao uso da TI nas instituições percebe-se que há muita necessidade de maior divulgação para que todos os docentes e alunos saibam exatamente como usar e o quanto usar a tecnologia no curso de ciências contábeis. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Contabilidade pt_BR
dc.title Análise das percepções dos discentes e docentes do curso de Ciências Contábeis quanto a influência tecnológica da informação e comunicação no processo ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 2014-04
dc.description.abstract The major technological boom reached all areas and has been changing up the way we communicate, relate, tightening borders and becoming more dynamic a world that once hung only by the imagination of science fiction writers. In this scenario the educational institutions have been changing and changing their methodologies and pedagogical techniques gradually, using technological resources that seek to innovate and improve practices in education and thereby achieve positive results in the construction of knowledge. ICTs assume an important role in modern society, influencing the formation and incorporation of new methods in educational activities, provoking a new relationship between teachers and students by making them interact in institutional organization and the professional community. In view of this the present study was to analyze the general perception of teachers and students regarding the Accounting Influence of Information Technology in Teaching Learning Process. The methodology used in this study was a descriptive study with a quantitative approach, on the means of study and research literature is a field in which it was prepared two types of questionnaire for two research subjects: the students enrolled in the Accounting course in period 2013.2 and the teachers who teach curriculum components in the Accounting course, crowded at the Academic Unit of Accounting UFCG, aiming to achieve the proposed objectives. The main results of the study it was identified that ICT is already incorporated into the day-to -day lives of students and teachers of whom have access at home and at work in the institution . This research institution has a significant percentage of students and teachers who have anytime access to these resources. By survey data there was agreement on the part of students, teachers that the use of information technology in accounting sciences course brought improvements in the teaching / learning institutions. Regarding formal policy use and encourage the use of IT in the institutions themselves realize that there is much need for further dissemination to all teachers and students know exactly how to use and how to use technology in the course of accounting sciences. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16091
dc.date.accessioned 2020-10-12T15:44:08Z
dc.date.available 2020-10-12
dc.date.available 2020-10-12T15:44:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Processo Ensino Aprendizagem pt_BR
dc.subject Tecnologia da Informação e Comunicação pt_BR
dc.subject Relação Professor e aluno pt_BR
dc.subject Instituições de Ensino Superior pt_BR
dc.subject Recursos tecnológicos pt_BR
dc.subject Teaching-Learning Process pt_BR
dc.subject Information and communication technology pt_BR
dc.subject Teacher and student relationship pt_BR
dc.subject Higher education institutions pt_BR
dc.subject Technological resources pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Daniele Vieira dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of the perceptions of students and professors of the Accounting course regarding the technological influence of information and communication in the teaching-learning process. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Daniele Vieira dos. Análise das percepções dos discentes e docentes do curso de Ciências Contábeis quanto a influência tecnológica da informação e comunicação no processo ensino-aprendizagem. 2014. 78fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta