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Mulheres "artistas", entre a cruz e a disciplina: socialização e controle de impressões no projeto Rosa de Saron (Caruaru-PE).

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dc.creator.ID SANTOS, J. F. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2647500179089329 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Vanderlan Francisco da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, Vanderlan F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0640011315166109 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Hilderline Câmara.
dc.contributor.referee2 SALES JUNIOR, Ronaldo Laurentino de.
dc.description.resumo O presente trabalho analisa, em uma perspectiva sociológica, as experiências de mulheres que ingressaram o Centro de Recuperação Rosa de Saron (CRRS) devido ao quadro de dependência química apresentado. Após sofrerem diferentes tipos depressões, estigmas e exclusão social, as trajetórias dessas mulheres se encontram em um centro cuja proposta de reabilitação perpassa por uma terapia regada por princípios normativos religiosos que eclodem tão plurais - e muitas vezes contraditórios - quanto as internas que nele se inserem. Foi a partir da psicologia social e do interacionismo simbólico de Goffman que as trajetórias dessas mulheres foram evidenciadas no interior dessa instituição total. Desenvolvida através de um incursão etnográfica no referido campo de pesquisa entre - março de 2013 à fevereiro de 2015 na Sede do CRRS (Caruaru-Pernambuco) - os dados colhidos através da execução de procedimentos metodológicos como observação participante e entrevistas semi-diretivas, revalariam o cotidiano dessas mulheres; esse marcado por relações de conflitos, tensões, resistências, negociações, estigmas, relações de poder, vigilância e controle. A evidenciação desses elementos serviram como pano de fundo para a percepção das relações das internas mediante ao conjunto de normas e regras que constituem a cultura institucional. A ação dramatúrgica ganha força ao se perceber um conjunto de privilégios concebidos mediante a estigmatização e resistência de outras. Desse modo, assumindo que a nova identidade é forjada a partir de uma perspectiva relacional, se deixar moldar pela instituição passa a representar mais que um ato de espontaneidade em busca de uma efetiva reabilitação, mas pode constituir uma estratégia de sobrevivência acarretando sobre a interna certo alívio em relação à dureza e rigidez do campo investigado. Seguindo este caminho, a conversão religiosa é apresentada - sob a lógica da liderança do centro - a partir de dois polos: a chamada conversão sincera e a conversão cínica. Para ambos os casos, a nova religião professada pode favorecer essas mulheres na progressão de suas respectivas carreiras morais: de internas à fiscais; de fiscais a líderes; e finalmente de líderes a obreiras. Assim os dados coletados e apresentados nessa pesquisa convidam a um repensar do termo 'instituição total' enquanto uma instituição de controle absoluto., bem como perceber as internas enquanto sujeitas subjetivas construtoras de trajetórias distintas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Mulheres "artistas", entre a cruz e a disciplina: socialização e controle de impressões no projeto Rosa de Saron (Caruaru-PE). pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract This paper analyzes, in a sociological perspective, the experiences of women who entered the CRRS - due to chemical dependency table. A fter suffering different types of pressures, stigma and social exclusion, the trajectories of these women are as plural and contradictory as internal that it is fall. The social psychology and symbolic interactionism by Goffman indicates the trajectories of these women within this total institution. Developed from an ethnographic process - from March 2013 to February 2015 (in CaruaruPernambuco) - the data gathered through the implementation of methodological procedures such as participant observation, semidirective interviews, between others, reveal the daily lives of these women; thisevery day marked by relations of conflicts, tensions, resistance, negotiations, stigmas, power relations, monitoring, control, among others. The religious conversion is presented – according to the eadership of the center - from two poles: the call “ sincere conversion” and the “cynical conversion”. In both cases, the new religion can promote these women in progression in their moral careers. Thus, the data collected and presented in this study invite a rethinking of the term " total institution "and the power that it develops. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/160
dc.date.accessioned 2017-11-29T20:01:37Z
dc.date.available 2017-11-29
dc.date.available 2017-11-29T20:01:37Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Centro de Recuperação Rosa de Saron - Caruaru - Pernambuco pt_BR
dc.subject Mulheres - Dependência Química pt_BR
dc.subject Drogas e Mulheres pt_BR
dc.subject Psicologia Social pt_BR
dc.subject Interacionismo Simbólico pt_BR
dc.subject Dramaturgia Social pt_BR
dc.subject Conversão Religiosa pt_BR
dc.subject Instituição Total pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Jaquielson Ferreira da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Jaquielson Ferreira da Silva. Mulheres "artistas", entre a cruz e a disciplina: socialização e controle de impressões no projeto Rosa de Saron (CARUARU-PE). 202 f. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/160 pt_BR


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