DSpace/Manakin Repository

Analise de estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFCG a partir do inventário de Kolb.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NUNES, H. F. R. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MELO, Lúcia Silva Albuquerque de.
dc.contributor.advisor1ID MELO, L. S. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7135220151360318 pt_BR
dc.description.resumo No âmbito da educação são comuns às distintas formas de aprender e ensinar, esse fato é percebido por parte dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, o que em suma caracteriza certas preferências no modo de processar as informações. O referido estudo teve como embasamento teórico os estilos de aprendizagem segundo a visão de David Kolb, isso implicará diretamente em possíveis adequações de como ensinar e aprender que beneficie a todos os envolvidos nesse processo ensino-aprendizagem num âmbito geral. O presente estudo teve como objetivo principal identificar o estilo de aprendizagem predominante entre os alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na Paraíba. A metodologia utilizada foi pesquisa descritiva, bibliográfica e estudo de campo, como instrumento de coleta de dados foi utilizado o inventário de Estilos de Aprendizagem de Kolb, sendo o universo da pesquisa, composto por 253 discentes, a amostra por acessibilidade abrangida por esse estudo é composta por 158 discentes, o que corresponde a 62,45 % da população em análise. No resultado contatou-se que, o estilo que predominou foi o assimilador, com 47,20%. Os portadores desse estilo revelam pessoas com raciocínio indutivo como também por possuírem habilidades para desenvolver modelos abstratos e teóricos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Contabilidade pt_BR
dc.title Analise de estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFCG a partir do inventário de Kolb. pt_BR
dc.date.issued 2014-04
dc.description.abstract In education are common to different forms of learning and teaching , this fact is perceived by those involved in the teaching- learning process, which in short featuring certain preferences in order to process the information. This study had as theoretical foundation learning styles according to the vision of David Kolb, this will involve directly possible compromise of how teaching and learning that benefits everyone involved in teaching-learning process in a general context.The present study aimed to identify the dominant style of learning among students of the degree course in Accounting Sciences from the Federal University of Campina Grande (UFCG) in Paraíba. The methodology used was descriptive and bibliographic study and field research as a tool for data collection the Learning Styles Inventory Kolb was used, with its universe, composed of 253 students , the sample accessibility covered by this study is 158 composed of students, which corresponds to 62.45% of the population under analysis. In results that are contacted, the style that prevailed was the assimilator,with 47.20%. People with this style reveal people with inductive reasoning as well as to possess skills to develop abstract and theoretical models. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16144
dc.date.accessioned 2020-10-15T23:01:16Z
dc.date.available 2020-10-15
dc.date.available 2020-10-15T23:01:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Processo ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Estilo de aprendizagem de Kolb pt_BR
dc.subject Adequações no ensino pt_BR
dc.subject Diferentes formas de aprender pt_BR
dc.subject Interação do educador e educando pt_BR
dc.subject Estímulo e motivação pt_BR
dc.subject Teaching-learning process pt_BR
dc.subject Learning style Kolb pt_BR
dc.subject Adjustments in teaching pt_BR
dc.subject Different ways of learning pt_BR
dc.subject Educator and student interaction pt_BR
dc.subject Stimulus and motivation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NUNES, Hellen Fabrizia Ramalho de Aguiar.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of learning styles of students in the Accounting Sciences course at UFCG based on Kolb's inventory. pt_BR
dc.identifier.citation NUNES, Hellen Fabrizia Ramalho de Aguiar. Analise de estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFCG a partir do inventário de Kolb. 2014. 62fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta