DSpace/Manakin Repository

Satisfação e expectativas dos alunos do curso de Ciências Contábeis em relação aos seus docentes: um estudo na UFCG e na UEPB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MARIZ, J. R. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MELO, Lúcia Silva Albuquerque de.
dc.contributor.advisor1ID MELO, L. S. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7135220151360318 pt_BR
dc.contributor.referee1 BATISTA, Fabiano Ferreira.
dc.contributor.referee1ID BATISTA, F. F. pt_BR
dc.contributor.referee2 CIRNE, Gianinni Martins Pereira.
dc.contributor.referee2ID CIRNE, G. M. P. pt_BR
dc.description.resumo A educação de nível superior é responsável pelo egresso de milhares de pessoas com diplomas em diversas áreas e que são capacitadas para atender as necessidades e exigências de um mundo globalizado. Dessa forma, as universidades devem trabalhar para formar um perfil profissional que busque atender as demandas do mercado, além de suprir as necessidades da empresa. Nesse sentido, conhecer as competências do professor é necessário para o bom desempenho do ensino, bem como da aprendizagem dos discentes. Assim, esse estudo teve como objetivo o de evidenciar o grau de satisfação e expectativas dos discentes do Curso de Ciências Contábeis da UEPB – campus Campina Grande e da UFCG – campus Sousa, em relação aos seus docentes. Utilizando dos procedimentos metodológicos bibliográficos, descritivo e estudo de campo. Sendo utilizado um questionário com base na pesquisa de Antonelli, Colauto e Cunha (2012). Obteve-se nos resultados que os docentes receberam um valor maior de 50% da escala, isso significa que suas competências são satisfatórias na visão de seus discentes. Quanto às expectativas, a análise apresentou uma média geral menor que a satisfação vivenciada por esses alunos, evidenciando, nesse caso, que tais discentes se encontram mais satisfeitos com as ações desenvolvidas pelos seus professores, e assim ficam com menos perspectivas relacionadas as habilidades e atitudes dos mesmos. Algumas atitudes, habilidades e conhecimentos foram destacados sob a percepção da maioria dos discentes como: o incentivo, influências, planos de curso, material de apoio, organização, iniciativa, relacionamento interpessoal, o conhecimento relacionado ao conteúdo aplicado no curso, entre outras. Verificando-se diante dos resultados que os discentes, tanto da UFCG como da UEPB, reconhecem que tais instituições possuem um corpo docente capacitado com habilidades e conhecimentos para assumir uma sala de aula. Com isso, pode-se afirmar que os alunos estão realmente satisfeitos nas condições de ensinoaprendizagem que o professor tem a oferecer, de forma eficaz. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Contabilidade pt_BR
dc.title Satisfação e expectativas dos alunos do curso de Ciências Contábeis em relação aos seus docentes: um estudo na UFCG e na UEPB. pt_BR
dc.date.issued 2014-10-17
dc.description.abstract The postsecondary education is responsible for the egress of thousands of people with degrees in several areas and are trained to meet the needs and demands of a globalized world. Thus, universities should work to build a professional profile that seeks to meet the market demands, and meet the needs of the company. In this sense, knowledge of the competences of the teacher is necessary for the proper performance of the teaching and learning of students. Thus, this study aimed to evidence the satisfaction and expectations of students of Accounting Course UEPB - Campina Grande campus and UFCG - Sousa campus, in relation to their teachers. Using bibliographic, descriptive field study and methodological procedures. Being used a questionnaire based on research Antonelli, Colauto and Cunha (2012). Obtained the results that teachers received a higher value of 50% of the scale, this means that their skills are satisfactory in view of their students. Regarding expectations, the analysis showed that a lower satisfaction experienced by these students overall average showing in this case that these students are more satisfied with the actions taken by their teachers, and so are less prospects related skills and attitudes thereof. Some attitudes, skills and knowledge were highlighted in the perception of most students as incentives, influences, travel plans, support material, organization, initiative, interpersonal skills, knowledge related to the course content applied, among others. Checking up on the results that the students, both UFCG and UEPB, recognize that such institutions have a skilled faculty with skills and knowledge to take a classroom. With this, it can be stated that students are actually satisfied the conditions of teaching and learning that the teacher has to offer, effectively. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16147
dc.date.accessioned 2020-10-16T21:45:22Z
dc.date.available 2020-10-16
dc.date.available 2020-10-16T21:45:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Satisfação e expectativas dos discentes pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Competência do professor pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Formação do professor acadêmico pt_BR
dc.subject Student satisfaction and expectations pt_BR
dc.subject Teaching-learning pt_BR
dc.subject Teacher competence pt_BR
dc.subject University education pt_BR
dc.subject Academic teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARIZ, Janiele Rodrigues Gonçalves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Accounting students' satisfaction and expectations in relation to their teachers: a study at UFCG and UEPB. pt_BR
dc.identifier.citation MARIZ, Janiele Rodrigues Gonçalves. Satisfação e expectativas dos alunos do curso de Ciências Contábeis em relação aos seus docentes: um estudo na UFCG e na UEPB. 2014. 66fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta