dc.creator.ID |
MARIZ, J. R. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MELO, Lúcia Silva Albuquerque de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MELO, L. S. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7135220151360318 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BATISTA, Fabiano Ferreira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
BATISTA, F. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CIRNE, Gianinni Martins Pereira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CIRNE, G. M. P. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A educação de nível superior é responsável pelo egresso de milhares de pessoas com diplomas em diversas áreas e que são capacitadas para atender as necessidades e exigências de um mundo globalizado. Dessa forma, as universidades devem trabalhar para formar um perfil profissional que busque atender as demandas do mercado, além de suprir as necessidades da empresa. Nesse sentido, conhecer as competências do professor é necessário para o bom desempenho do ensino, bem como da aprendizagem dos discentes. Assim, esse estudo teve como objetivo o de evidenciar o grau de satisfação e expectativas dos discentes do Curso de Ciências Contábeis da UEPB – campus Campina Grande e da UFCG – campus Sousa, em relação aos seus
docentes. Utilizando dos procedimentos metodológicos bibliográficos, descritivo e
estudo de campo. Sendo utilizado um questionário com base na pesquisa de Antonelli,
Colauto e Cunha (2012). Obteve-se nos resultados que os docentes receberam um
valor maior de 50% da escala, isso significa que suas competências são satisfatórias
na visão de seus discentes. Quanto às expectativas, a análise apresentou uma média
geral menor que a satisfação vivenciada por esses alunos, evidenciando, nesse caso,
que tais discentes se encontram mais satisfeitos com as ações desenvolvidas pelos seus professores, e assim ficam com menos perspectivas relacionadas as habilidades
e atitudes dos mesmos. Algumas atitudes, habilidades e conhecimentos foram
destacados sob a percepção da maioria dos discentes como: o incentivo, influências,
planos de curso, material de apoio, organização, iniciativa, relacionamento interpessoal, o conhecimento relacionado ao conteúdo aplicado no curso, entre outras. Verificando-se diante dos resultados que os discentes, tanto da UFCG como da UEPB, reconhecem que tais instituições possuem um corpo docente capacitado com
habilidades e conhecimentos para assumir uma sala de aula. Com isso, pode-se afirmar que os alunos estão realmente satisfeitos nas condições de ensinoaprendizagem que o professor tem a oferecer, de forma eficaz. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Contabilidade |
pt_BR |
dc.title |
Satisfação e expectativas dos alunos do curso de Ciências Contábeis em relação aos seus docentes: um estudo na UFCG e na UEPB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-10-17 |
|
dc.description.abstract |
The postsecondary education is responsible for the egress of thousands of people with
degrees in several areas and are trained to meet the needs and demands of a
globalized world. Thus, universities should work to build a professional profile that
seeks to meet the market demands, and meet the needs of the company. In this sense,
knowledge of the competences of the teacher is necessary for the proper performance
of the teaching and learning of students. Thus, this study aimed to evidence the
satisfaction and expectations of students of Accounting Course UEPB - Campina
Grande campus and UFCG - Sousa campus, in relation to their teachers. Using
bibliographic, descriptive field study and methodological procedures. Being used a
questionnaire based on research Antonelli, Colauto and Cunha (2012). Obtained the
results that teachers received a higher value of 50% of the scale, this means that their
skills are satisfactory in view of their students. Regarding expectations, the analysis
showed that a lower satisfaction experienced by these students overall average
showing in this case that these students are more satisfied with the actions taken by
their teachers, and so are less prospects related skills and attitudes thereof. Some
attitudes, skills and knowledge were highlighted in the perception of most students as
incentives, influences, travel plans, support material, organization, initiative,
interpersonal skills, knowledge related to the course content applied, among others.
Checking up on the results that the students, both UFCG and UEPB, recognize that
such institutions have a skilled faculty with skills and knowledge to take a classroom.
With this, it can be stated that students are actually satisfied the conditions of teaching
and learning that the teacher has to offer, effectively. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16147 |
|
dc.date.accessioned |
2020-10-16T21:45:22Z |
|
dc.date.available |
2020-10-16 |
|
dc.date.available |
2020-10-16T21:45:22Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Satisfação e expectativas dos discentes |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Competência do professor |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Superior |
pt_BR |
dc.subject |
Formação do professor acadêmico |
pt_BR |
dc.subject |
Student satisfaction and expectations |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-learning |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher competence |
pt_BR |
dc.subject |
University education |
pt_BR |
dc.subject |
Academic teacher training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MARIZ, Janiele Rodrigues Gonçalves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Accounting students' satisfaction and expectations in relation to their teachers: a study at UFCG and UEPB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MARIZ, Janiele Rodrigues Gonçalves. Satisfação e expectativas dos alunos do curso de Ciências Contábeis em relação aos seus docentes: um estudo na UFCG e na UEPB. 2014. 66fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014. |
|