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Caracterização de perfis de comportamento de equipes em League of Legends.

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dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2521697028293600 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MARINHO, Leandro Balby.
dc.contributor.advisor1ID MARINHO, L. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3728312501032061 pt_BR
dc.contributor.referee1 ANDRADE, Nazareno Ferreira de.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Eanes Torres.
dc.contributor.referee3 COUTINHO, Luciano Reis.
dc.description.resumo Apesar da crescente popularidade dos esportes eletrônicos (eSports), ainda há uma escassez de trabalhos acadêmicos que exploram o comportamento de jogo das equipes. Compreender as características que ajudam discriminar entre equipes bem-sucedidas e malsucedidas poderia ajudar as equipes a melhorar suas estratégias, como determinar métricas de desempenho a serem alcançadas. Nesta dissertação, identificamos e caracterizamos padrões de comportamento de equipes com base nos dados de histórico de partidas de League of Legends, um eSport muito popular. Ao aplicar métodos de mineração de dados, como aprendizado da máquina e análise estatística, agrupamos o desempenho das equipes e investigamos para cada grupo como e em que medida essas características influenciam o sucesso e fracasso das equipes. Alguns grupos são mais propensos a terem equipes mais vencedoras do que outros, os resultados do nosso estudo ajudaram a descobrir as características que estão associadas a essa propensão e permitiram modelar métricas de desempenho de perfis de equipe bem sucedidas e malsucedidas. Encontramos ao todo 7 perfis, que foram categorizados em quatro grandes níveis em termos de proporção de equipes vencedoras: Fraco, Mais ou Menos, Bom e Top. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Caracterização de perfis de comportamento de equipes em League of Legends. pt_BR
dc.date.issued 2017-12-15
dc.description.abstract Despite the increasing popularity of electronic sports (eSports), there is still a scarcity of academic works exploring the playing behavior of teams. Understanding the features that help to discriminate between successful and unsuccessful teams would help teams improving their strategies, such as determine performance metrics to reach. In this dissertation, we identify and characterize team behavior patterns based on historical matches data from League of Legends, a very popular eSport. By applying methods from data mining, such as machine learning and statistical analysis, we clustered teams’ performance and investigate for each cluster how and to what extent these features have an influence on teams’ success and failure. Some clusters are more likely to have winning teams than others, the results of our study helped to discover the characteristics that are associated with this predisposition and allowed us to define performance metrics of successful and unsuccessful team profiles. At all, we found 7 profiles in which were categorized into four big levels in terms of winning team proportion: Weak, So-So, Good and Top. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1617
dc.date.accessioned 2018-08-31T19:40:20Z
dc.date.available 2018-08-31
dc.date.available 2018-08-31T19:40:20Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject League of Legends pt_BR
dc.subject LoL pt_BR
dc.subject Comportamento de equipes pt_BR
dc.subject Mineração de dados pt_BR
dc.subject Análise de jogos pt_BR
dc.subject Jogos MOBA pt_BR
dc.subject Desempenho das Equipes pt_BR
dc.subject eSports pt_BR
dc.subject Team Behavior pt_BR
dc.subject Data Mining pt_BR
dc.subject MOBA Games pt_BR
dc.subject Team Performance pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO JUNIOR, Fernando Felix do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO JUNIOR, F. F. do. Caracterização de perfis de comportamento de equipes em League of Legends. 2017. 62 f. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1617 pt_BR


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