dc.creator.ID |
SILVA, M. S. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3044107547950128 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALVES, Vorster Queiroga. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, V. Q. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4754499535748686 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A presente pesquisa tem como objetivo Verificar a percepção dos graduandos do
Curso de Ciências Contábeis do CCJS/UFCG sobre a contabilidade Criativa.
Levando-se em consideração a falta de compromisso por parte de alguns
profissionais contábeis, ressalta-se a contabilidade criativa, voltada para discussão
do papel da Contabilidade, na prevenção de ações antiéticas e nos procedimentos
de controle contra práticas de manipulação de dados contábeis, após a grande
divulgação de escândalos. Foi explorado o conceito de Ética como ciência da moral,
associando esses conceitos com o Código de Ética do Profissional Contabilista, e o
conceito de contabilidade criativa, ainda uma reflexão sobre a ética profissional
envolvendo a contabilidade criativa, e ao mesmo tempo atentar sobre a importância
dos valores morais incutidos dentro de cada indivíduo que compõe a organização.
Como procedimentos metodológicos destacam-se a pesquisa bibliográfica, pesquisa
documental e a pesquisa de campo com a aplicação de um questionário. Ao fim
desse estudo tem-se como resultado que o conhecimento dos alunos concluintes
sobre esse assunto ainda é insuficiente, deixando lacunas sobre o assunto abordado
e que as características encontradas na contabilidade criativa são opostas aos
princípios da ética profissional, onde os auditores deveriam refletir sobre a
possibilidade de considerar em seus pareceres a indicação específica da
inexistência de contabilidade criativa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Contabilidade |
pt_BR |
dc.title |
Contabilidade Criativa x Fraude Contábil: a percepção do conhecimento dos graduandos de Ciências Contábeis do Campus de Sousa - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-03-14 |
|
dc.description.abstract |
This research aims to ascertain perception of graduating students of Accounting
Sciences from the CCJS / UFCG on Creative Accounting. Taking into account the
lack of commitment by some accounting professionals, we highlight the creative
accounting, discussion focused on the role of accounting in the prevention of
unethical actions and control procedures against practices of handling accounting
data after the ubiquity of scandals. The concept of ethics as a science of morality,
associating these concepts with the Code of Ethics of Professional Accountant, and
the concept of creative accounting, even a reflection on professional ethics involving
creative accounting was explored, and at the same time pay attention to the
importance moral values instilled within each individual composing the organization.
The methodological procedures stand out bibliographical research, desk research
and field research with a questionnaire. At the end of this study has as a result that
the knowledge of the graduating students on this subject is still insufficient, leaving
gaps on the subject matter and that the features found on creative accounting are
opposed to the principles of professional ethics, where the auditors should reflect on
opportunity to consider their opinions in the absence of specific indication of creative
accounting. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16207 |
|
dc.date.accessioned |
2020-10-22T21:57:11Z |
|
dc.date.available |
2020-10-22 |
|
dc.date.available |
2020-10-22T21:57:11Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Contabilidade Criativa |
pt_BR |
dc.subject |
Profissionais Contábeis |
pt_BR |
dc.subject |
Código de Ética do Profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Fraude |
pt_BR |
dc.subject |
Ações antiéticas |
pt_BR |
dc.subject |
Ética e moral |
pt_BR |
dc.subject |
Creative Accounting |
pt_BR |
dc.subject |
Accounting Professionals |
pt_BR |
dc.subject |
Professional Code of Ethics |
pt_BR |
dc.subject |
Fraud |
pt_BR |
dc.subject |
Unethical actions |
pt_BR |
dc.subject |
Ethic and moral |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de percepção |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Maria do Socorro Araújo da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Creative Accounting x Accounting Fraud: the knowledge of undergraduate students of Accounting Sciences at Campus de Sousa - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Maria do Socorro Araújo da. Contabilidade Criativa x Fraude Contábil: a percepção do conhecimento dos graduandos de Ciências Contábeis do Campus de Sousa - PB. 2014. 78fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014. |
pt_BR |