DSpace/Manakin Repository

Contabilidade, teoria da comunicação e semiótica: um estudo com os docentes em teoria da contabilidade das IES Públicas em Ciências Contábeis na Paraíba.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LEITE, M. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1 CIRNE, Gianinni Martins Pereira.
dc.contributor.advisor1ID CIRNE, G. M. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3631912160699084 pt_BR
dc.contributor.referee1 MELO, Lúcia Silva Albuquerque de.
dc.contributor.referee1ID MELO, L. S. A. pt_BR
dc.contributor.referee2 BATISTA, Fabiano Ferreira.
dc.contributor.referee2ID BATISTA, F. F. pt_BR
dc.description.resumo A contabilidade, como linguagem através da evidenciação de suas demonstrações contábeis, tem como principal objetivo, estabelecer uma comunicação entre o profissional contábil e cliente, onde serão fornecidas informações úteis para a tomada de decisão. No entanto percebe-se que nem sempre essas informações são acessíveis aos seus usuários, por serem muitas vezes pouco compreendidas por eles. É neste contexto que estudos têm sido impulsionados e dois novos delineamentos teóricos têm contribuído para tornar as demonstrações contábeis mais compreensíveis, trata-se da Teoria da comunicação e a Semiótica. A pesquisa busca investigar a relação entre a ciência contábil, a teoria da comunicação e a semiótica na percepção dos docentes que lecionam teoria da contabilidade das IES Públicas da Paraíba, investigar se o docente faz ligação entre a ciência contábil, a teoria da comunicação e a semiótica, verificar a importância atribuída à disciplina teoria da contabilidade, mostrar a aplicabilidade dessas três disciplinas e investigar se há alguma relação entre elas, sob a percepção dos docentes em teoria da contabilidade das IES Públicas da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativa, documental e bibliográfica e utilização de um questionário para obtenção da percepção dos docentes. Participaram da pesquisa, seis professores das três IES Públicas da Paraíba, a saber, UEPB, UFCG e UFPB. Diante das informações obtidas, observou-se que existe sim uma relação entre a contabilidade, a semiótica e a teoria da comunicação, pois a contabilidade possui uma linguagem própria, e se comunica através dessa linguagem por meio dos seus demonstrativos contábeis, conceitos da teoria da comunicação e da semiótica, respectivamente, e que embora exista essa ligação, os docentes ainda tem pouco ou nenhum conhecimento a cerca da semiótica e da teoria da comunicação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Contabilidade pt_BR
dc.title Contabilidade, teoria da comunicação e semiótica: um estudo com os docentes em teoria da contabilidade das IES Públicas em Ciências Contábeis na Paraíba. pt_BR
dc.date.issued 2014-04
dc.description.abstract The accounting as language through disclosure of its financial statements, aims to establish a communication between the accounting professional and client, where useful information will be provided supplied for the socket of decision. However it is noticed that not always those information are accessible to their users, for they be a lot of times little understood by them. It is in this context that studies have been impelled and two new theoretical features have contributed to make the financial statements more understandable it is the Communication Theory and Semiotics. The research aims to investigate the relationship between the accounting science, communication theory and semiotics in the perception of teachers who teach accounting theory in the Public IES of Paraíba, to investigate if the teacher makes connection between the accounting science, communication theory and semiotics, to verify the importance attributed to the discipline of accounting theory. to show the applicability of these three disciplines and investigate if there is any relationship between them under the teachers' perception in theory of the accounting in the Public IES of Paraíba. This is a research of the quantitative, documental and bibliographical character and use of a questionnaire to obtain the teachers´ perceptions. Six teachers of three Public IES of Paraiba participated in the research, to know, UEPB, UFCG and UFPB. Before the obtained information, it was observed that there is a relation between accounting, semiotics and communication theory because accounting has its own language, and communicates through that language through its financial statements, concepts of communication theory and semiotics, respectively and that although there is such a link the teachers still have little or no knowledge about semiotics and communication theory. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16211
dc.date.accessioned 2020-10-22T23:41:31Z
dc.date.available 2020-10-22
dc.date.available 2020-10-22T23:41:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Profissional Contábil pt_BR
dc.subject Teoria da comunicação pt_BR
dc.subject Semiótica pt_BR
dc.subject Demonstrativos contábeis pt_BR
dc.subject Evidenciação e informação pt_BR
dc.subject Accounting Professional pt_BR
dc.subject Communication theory pt_BR
dc.subject Semiotics pt_BR
dc.subject Financial statements pt_BR
dc.subject Disclosure and information pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LEITE, Mônica Barbosa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Accounting, communication theory and semiotics: a study with teachers in accounting theory from Public HEIs in Accounting Sciences in Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation LEITE, Mônica Barbosa. Contabilidade, teoria da comunicação e semiótica: um estudo com os docentes em teoria da contabilidade das IES Públicas em Ciências Contábeis na Paraíba. 2014. 54fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta