dc.creator.ID |
LEITE, M. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CIRNE, Gianinni Martins Pereira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CIRNE, G. M. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3631912160699084 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MELO, Lúcia Silva Albuquerque de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MELO, L. S. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BATISTA, Fabiano Ferreira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BATISTA, F. F. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A contabilidade, como linguagem através da evidenciação de suas demonstrações
contábeis, tem como principal objetivo, estabelecer uma comunicação entre o profissional contábil e cliente, onde serão fornecidas informações úteis para a tomada de decisão. No entanto percebe-se que nem sempre essas informações são acessíveis aos seus usuários, por serem muitas vezes pouco compreendidas por eles. É neste contexto que estudos têm sido impulsionados e dois novos delineamentos teóricos têm contribuído para tornar as demonstrações contábeis mais compreensíveis, trata-se da Teoria da comunicação e a Semiótica. A pesquisa busca investigar a relação entre a ciência contábil, a teoria da comunicação e a semiótica na percepção dos docentes que lecionam teoria da contabilidade das IES Públicas da Paraíba, investigar se o docente faz ligação entre a ciência contábil, a teoria da comunicação e a semiótica, verificar a importância atribuída à disciplina teoria da contabilidade, mostrar a aplicabilidade dessas três disciplinas e investigar se há alguma relação entre elas, sob a percepção dos docentes em teoria da contabilidade das IES Públicas da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativa, documental e bibliográfica e utilização de um questionário para obtenção da percepção dos docentes. Participaram da pesquisa, seis professores das três IES Públicas da Paraíba, a saber, UEPB, UFCG e UFPB. Diante das informações obtidas, observou-se que existe sim uma relação entre a contabilidade, a semiótica e a teoria da comunicação, pois a contabilidade
possui uma linguagem própria, e se comunica através dessa linguagem por meio dos seus
demonstrativos contábeis, conceitos da teoria da comunicação e da semiótica, respectivamente, e que embora exista essa ligação, os docentes ainda tem pouco ou nenhum conhecimento a cerca da semiótica e da teoria da comunicação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Contabilidade |
pt_BR |
dc.title |
Contabilidade, teoria da comunicação e semiótica: um estudo com os docentes em teoria da contabilidade das IES Públicas em Ciências Contábeis na Paraíba. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-04 |
|
dc.description.abstract |
The accounting as language through disclosure of its financial statements, aims to establish
a communication between the accounting professional and client, where useful information
will be provided supplied for the socket of decision. However it is noticed that not always
those information are accessible to their users, for they be a lot of times little understood by
them. It is in this context that studies have been impelled and two new theoretical features
have contributed to make the financial statements more understandable it is the
Communication Theory and Semiotics. The research aims to investigate the relationship
between the accounting science, communication theory and semiotics in the perception of
teachers who teach accounting theory in the Public IES of Paraíba, to investigate if the
teacher makes connection between the accounting science, communication theory and
semiotics, to verify the importance attributed to the discipline of accounting theory. to show
the applicability of these three disciplines and investigate if there is any relationship between
them under the teachers' perception in theory of the accounting in the Public IES of Paraíba.
This is a research of the quantitative, documental and bibliographical character and use of a
questionnaire to obtain the teachers´ perceptions. Six teachers of three Public IES of Paraiba
participated in the research, to know, UEPB, UFCG and UFPB. Before the obtained
information, it was observed that there is a relation between accounting, semiotics and
communication theory because accounting has its own language, and communicates
through that language through its financial statements, concepts of communication theory
and semiotics, respectively and that although there is such a link the teachers still have little
or no knowledge about semiotics and communication theory. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16211 |
|
dc.date.accessioned |
2020-10-22T23:41:31Z |
|
dc.date.available |
2020-10-22 |
|
dc.date.available |
2020-10-22T23:41:31Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Profissional Contábil |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria da comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Semiótica |
pt_BR |
dc.subject |
Demonstrativos contábeis |
pt_BR |
dc.subject |
Evidenciação e informação |
pt_BR |
dc.subject |
Accounting Professional |
pt_BR |
dc.subject |
Communication theory |
pt_BR |
dc.subject |
Semiotics |
pt_BR |
dc.subject |
Financial statements |
pt_BR |
dc.subject |
Disclosure and information |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LEITE, Mônica Barbosa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Accounting, communication theory and semiotics: a study with teachers in accounting theory from Public HEIs in Accounting Sciences in Paraíba. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LEITE, Mônica Barbosa. Contabilidade, teoria da comunicação e semiótica: um estudo com os docentes em teoria da contabilidade das IES Públicas em Ciências Contábeis na Paraíba. 2014. 54fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014. |
pt_BR |