dc.creator.ID |
QUEIROGA FILHO, P. S. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Alexandre Oliveira da. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, A. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5135623177549860 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Tendo sido originada nos Estados Unidos, logo após a Segunda Guerra Mundial, a
terceirização consolidou-se como uma importante ferramenta para reduzir custos e
garantir maior eficiência na prestação dos serviços. No âmbito da Administração
Pública, a implementação do processo de terceirização demanda cautela, tendo em
vista que o emprego de mão de obra terceirizada no setor público deve observar
regras específicas, visando obedecer aos princípios que regem a atividade
administrativa. Em virtude de ainda não existir no Brasil uma lei específica que
regulamente a terceirização em todos os seus âmbitos, a Súmula nº 331 do Tribunal
Superior do Trabalho é o principal instrumento normativo que regulamenta esse
processo, estabelecendo que apenas as atividades que não integram o núcleo
finalístico da empresa tomadora de serviços é que podem ser delegadas a terceiros.
No entanto, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 4.330 de 2004,
que tem como um dos seus objetivos permitir que também sejam terceirizadas as
atividades-fim da empresa tomadora dos serviços. Devido a isso, o conteúdo do
referido projeto passou a ser alvo de vários questionamentos acerca de sua
constitucionalidade material. Sob esta ótica, o presente trabalho tem como objetivo
analisar a prática da terceirização no âmbito da Administração Pública, abordando
quais atividades podem ser terceirizadas, analisando, ainda, a constitucionalidade
de uma possível terceirização de atividades-fim no serviço público conforme
pretende a redação atual do Projeto de Lei nº 4.330/2004. Para tanto, tem-se como
base legal os princípios orientadores da Administração Pública, o princípio do
concurso público e os demais instrumentos normativos que regem o processo de
terceirização. A pesquisa bibliográfica foi utilizada como fonte metodológica, de
modo que foram apresentados posicionamentos doutrinários, legais e
jurisprudenciais acerca da possibilidade de terceirização no âmbito do serviço
públicos, permitindo também a análise da constitucionalidade do Projeto de Lei nº
4.330/2004 diante dos posicionamentos apresentados e daquilo que prevê a
legislação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Direito |
pt_BR |
dc.title |
A(in)constitucionalidade da terceirizaçãode atividade-fim no âmbito da administração pública: considerações acerca do projeto de lei n 4.330/2004. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
Having originated in the United States after the World War II, the outsourcing has
established itself as an important tool to reduce costs and guarantee better efficiency
in service delivery. In the scope of public administration, the implementation of the
outsourcing process requires caution, given that the outsourced labor employment in
the public sector must comply with specific rules, aimed obey the principles
governing of the administrative activity. Because it does not exist in Brazil a specific
law regulating outsourcing in all fields, the Precedent 331 of the Superior Labor Court
is the main legal instrument to regulate this process, establishing that the only
activities that are not part of the core finalistic the borrowing firm services is that can
be delegated to third parties. However, transacts in the House of Representatives Bill
number 4.330 of 2004, which has as one of its goals also allow them to be
outsourced activities-end of the borrowing company services. Because of this, the
said project content has become the subject of many questions about its
constitutionality material. From this perspective, this study aims to analyze the
practice of outsourcing within the public administration, approaching what activities
can be outsourced, analyzing also the constitutionality of a possible outsourcing of
core activities in the public service as will the current wording the Draft Law number
4.330/2004. Therefore, it has as a legal basis the guiding principles of public
administration, the principle of open competition and other legal instruments
governing the outsourcing process. The literature was used as a methodological
source, so that were presented doctrinal, legal and jurisprudential about outsourcing
opportunity in the public service positions, also allowing the analysis of the
constitutionality of Draft Law number 4.330/2004 on the position papers and what
provides for the legislation |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16254 |
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dc.date.accessioned |
2020-10-27T00:07:46Z |
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dc.date.available |
2020-10-26 |
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dc.date.available |
2020-10-27T00:07:46Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
QUEIROGA FILHO, Paulo Sérgio Gadelha. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The (un) constitutionality of outsourcing activity-end within the scope of public administration: considerations about bill no. 4,330 / 2004. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
QUEIROGA FILHO, Paulo Sérgio Gadelha. A(in)constitucionalidade da terceirizaçãode atividade-fim no âmbito da administração pública: considerações acerca do projeto de lei n 4.330/2004. 2016, 71fl. . – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito). Centro de Ciências Jurídicas Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2016. |
pt_BR |