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Seleção de anúncios em sinalização digital baseada na segmentação de mercado e comportamento do consumidor.

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dc.creator.ID SILVA, L. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4856480961305199 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALMEIDA, Hyggo Oliveira de.
dc.contributor.advisor1ID ALMEIDA, H. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4993914550234923 pt_BR
dc.contributor.advisor2 PERKUSICH, Angelo.
dc.contributor.advisor2ID PERKUSICH, A. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/9439858291700830 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Leandro dias da.
dc.contributor.referee2 GORGÔNIO, Kyller Costa.
dc.description.resumo Em uma sociedade cada vez mais individualista e exigente, o aumento na demanda por produtos personalizados e adaptados às necessidades individuais se reflete diretamente na publicidade. Consumidores estão expostos diariamente a inúmeros meios de comunicação e requerem anúncios de produtos de seu interesse para que a mensagem seja lembrada. ma alternativa para tornar o anúncio relevante é adequá-lo às expectativas do consumidor. A publicidade pervasiva se mostra viável à realização desse processo, por possibilitar a veiculação de anúncios adaptados ao contexto do consumidor. sinalização digital é um exemplo de publicidade pervasiva e vem ganhando destaque pelo seu crescimento, oportunidades apresentadas e pelo barateamento das tecnologias que tornam viável a sua utilização. A sinalização digital possibilita a entrega de anúncios adaptados às necessidades dos consumidores, utilizando elementos gráficos com maior potencial para atrair sua atenção, além de possibilitar a exibição dos anúncios em momentos oportunos. Com o objetivo de tornai- a sinalização digital mais adaptada aos consumidores, diversas abordagens foram propostas. No entanto, a maioria dessas abordagens depende de interações explícitas com o consumidor, o que pode não ocorrer devido à casualidade desse meio de comunicação. trabalho propõe-se um método para tornar mais efetiva a seleção de anúncios sem a necessidade de interação e retorno do consumidor. O método proposto baseia-se no uso da informação sobre o público alvo e interesses relacionados aos produtos. O método foi testado e validado com a comparação a outras abordagens identificadas na literatura e de propósitos similares. Os testes foram realizados em um experimento com a participação de 112 entrevistados, obtendo-se resultados satisfatórios e compatíveis com abordagens que exigem a interação e o retorno explícito do consumidor. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação. pt_BR
dc.title Seleção de anúncios em sinalização digital baseada na segmentação de mercado e comportamento do consumidor. pt_BR
dc.date.issued 2012-02-05
dc.description.abstract world where the consumer's individual demand is ever growing, the increase in the desire for custom products causes a direct impact in publicity. Consumers are daily exposed to a myriad of communication media and require advertisements for products of interest. An alternative to make advertisement relevant to the interests of the consumers is making it customizable. Pervasive advertising makes feasible that process, because it allows advertisements to be adapted to the consumer's context. Digiital Signage is an example of pervasive advertising and has received increasing attention for its growth in adoption. Price drop on related technologies makes its adoption viable. Digital signage allows adapting and presenting advertisements to the consumers, using graphical elements which can be used to get further attention from the consumers. Also, this media can make the advertisements situational. Several approaches were proposed in order to adapt Digital Signage for the consumers. Most of these, however, depend on the explicit interaction with the consumer which may not take place due to the casualness of the communication media. In this work, we propose a method for making the advertisements selection more effective without the need for interaction with the customers. This method is based on information about the target audience and products of interest. The method was validated, tested and compared with other methods with similar purposes. The tests were performed in an experiment involving 112 interviewed. The results were satisfactory and compatible with approaches that require explicit interaction. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1625
dc.date.accessioned 2018-09-02T13:47:24Z
dc.date.available 2018-09-02
dc.date.available 2018-09-02T13:47:24Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Sinalização digital pt_BR
dc.subject Segmentação de mercado pt_BR
dc.subject Comportamento do consumidor pt_BR
dc.subject Computação pervasiva pt_BR
dc.subject Publicidade pervasiva pt_BR
dc.subject Sistema de recomendação pt_BR
dc.subject Marketing digital pt_BR
dc.subject Pervasive computing pt_BR
dc.subject Market segmentation pt_BR
dc.subject Consumer behavior pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Leonardo Soares e.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Selecting ads in digital signage based on market segmentation and consumer behavior. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Leonardo Soares e. Seleção de anúncios em sinalização digital baseada na segmentação de mercado e comportamento do consumidor. 2012. 96f. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraiba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1625 pt_BR


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