DSpace/Manakin Repository

Ativo e sua mensuração: um estudo acerca do conhecimento agregado pela disciplina de Teoria da Contabilidade aos discentes do curso de Ciências Contábeis do Estado da Paraíba.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SUCUPIRA, F. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6358766546769400 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BATISTA, Fabiano Ferreira.
dc.contributor.advisor1ID BATISTA, F. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6704870624223908 pt_BR
dc.contributor.referee1 MELO, Lucia Silva Albuquerque de.
dc.contributor.referee1ID MELO, L. S. A. pt_BR
dc.contributor.referee2 CIRNE, Gianinni Martins Pereira.
dc.contributor.referee2ID CIRNE, J. M. P. pt_BR
dc.description.resumo A presente pesquisa buscou verificar o conhecimento agregado sobre a disciplina de Teoria da Contabilidade junto aos discentes dos cursos de Ciências Contábeis do Estado da Paraíba no entendimento do ativo e sua mensuração. Para alcançar seu objetivo, a pesquisa foi realizada através de análises da literatura apresentada nos diversos livros e textos que versam sobre o assunto e de um questionário aplicado aos discentes antes e após terem cursado a disciplina de Teoria da Contabilidade, sendo, portanto, considerada metodologicamente nesses aspectos uma pesquisa bibliográfica e de levantamento. Através das análises dos dados realizadas com o auxílio de uma planilha do Microsoft Excel, buscou-se verificar as percepção dos discentes que ainda não cursaram a disciplina de Teoria da Contabilidade acerca da mesma; averiguar o conhecimento dos discentes que já cursaram a disciplina de Teoria da Contabilidade acerca do ativo e os conhecimentos agregados sobre o mesmo; e identificar as divergências entre a percepção dos alunos antes e depois de cursarem a disciplina de teoria da contabilidade. Nesse sentido, pode ser considerada também uma pesquisa descritiva. Como resultado constatou-se que 70,83% dos que já cursaram a disciplina de Teoria da Contabilidade apresentam conhecimento satisfatório quando foram avaliados sobre o conhecimento que possuem em relação ao conceito e a mensuração de um ativo. Entre os alunos que ainda não cursaram a disciplina de Teoria da Contabilidade apenas 35,89% apresentaram resposta positiva no sentido de ter conhecimento sobre o assunto. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Contabilidade pt_BR
dc.title Ativo e sua mensuração: um estudo acerca do conhecimento agregado pela disciplina de Teoria da Contabilidade aos discentes do curso de Ciências Contábeis do Estado da Paraíba. pt_BR
dc.date.issued 2013-03-19
dc.description.abstract This research aimed to verify the amount of knowledge on the discipline Accountancy Theory that the students from the degrees on Accountancy in the state of Paraíba have, especially concerning to the aspects of the asset and its mensuration. To achieving its goal, the research was conducted through analysis of the literature presented in various books and texts which deal with the subject and a questionnaire delivered to the students before and after they have taken the complete course in Accounting Theory. It can be, therefore, regarding to its methodology, considered a bibliographical and data collection /survey research. Through the analysis of data, performed with the means of a Microsoft Excel spreadsheet, we sought to examine the perception of the students who have not attended the discipline of Accounting Theory about the same discipline; investigate the knowledge of the students who already studied on Accounting Theory about active and aggregated knowledge about it; and identify the differences between the perceptions of students before and after attend the discipline of Accounting Theory. Accordingly, it can also be considered a descriptive. As a result, the data showed that 70,83% of the students which had attended Accountancy Theory have a consistent and satisfactory knowledge when evaluated about on the concept and measurement of an asset. On the other hand, the students that have not attended Accountancy Theory yet presented only 35,89% of some understanding on the subject. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16342
dc.date.accessioned 2020-11-06T23:54:37Z
dc.date.available 2020-11-06
dc.date.available 2020-11-06T23:54:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Teoria da Contabilidade pt_BR
dc.subject Ativo e Mensuração pt_BR
dc.subject Valores e Custos pt_BR
dc.subject Balanço Patrimonial pt_BR
dc.subject Accounting Theory pt_BR
dc.subject Assets and Measurement pt_BR
dc.subject Values and Costs pt_BR
dc.subject Balance Sheet pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SUCUPIRA, Francimerio Miguel.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Assets and their measurement: a study about the knowledge added by the Accounting Theory discipline to students of the Accounting Sciences course in the State of Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation SUCUPIRA, Francimerio Miguel. Ativo e sua mensuração: um estudo acerca do conhecimento agregado pela disciplina de Teoria da Contabilidade aos discentes do curso de Ciências Contábeis do Estado da Paraíba. 2013. 72fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta