DSpace/Manakin Repository

Estresse ocupacional: um estudo sobre o processo de estresse vivenciado pelas professoras que lecionam no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ASSIS, I. L. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, Vorster Queiroga.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, V. Q. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4754499535748686 pt_BR
dc.description.resumo O tema estresse ocupacional foi escolhido para este estudo devido esse mal ser considerado como “o mal do século”, e por atingir cada vez mais as mulheres pela sua jornada dupla ou tripla de trabalho, tendo este sido tema de pesquisas junto a classe profissional docente focando as que lecionam no curso de ciências contábeis. O presente estudo estudou as características pessoais e profissionais das profissionais que lecionam no contabilidade nesta instituição, seus sentimentos, sua compreensão e as possíveis estratégias para o enfrentamento deste mal. A pesquisa foi realizada entre os meses de Julho e Agosto de 2013, com o instrumento de pesquisa o questionário composto por três sessões divididas em duas sessões, chamadas Escalas de Likert, e uma sessão com perguntas pessoais, tendo sido enviados a todas as docentes que lecionam no curso de ciências contábeis num total de 14, obtendo retorno de resposta de 10, o que equivale a 71,43% devidamente respondidos. Tendo como base as mulheres, pode-se constatar através desse estudo que as profissionais docentes superam o estresse vivenciado em sua profissão e sua vida pessoal, embora estejam cientes que o acúmulo exaustivo de atividades, seus problemas tanto pessoais como profissionais e sua jornada de trabalho, pode desencadear fatores ligados ao estresse ocupacional. E que algumas estratégias já são utilizadas pela maioria delas para que seja enfrentado alguns, mesmo que sejam em uma pequena proporção, os sintomas do estresse ocupacional. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Contabilidade pt_BR
dc.title Estresse ocupacional: um estudo sobre o processo de estresse vivenciado pelas professoras que lecionam no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa - PB. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract The theme occupational stress was chosen for this study because this evil be considered as "the disease of the century", and achieve more and more women for their journey to work double or triple, the latter has been the subject of research with the class teacher professional focusing on those who teach science course in accounting. The present study studied the personal and professional characteristics of the professionals who teach accounting in this institution, their feelings, their understanding and possible strategies for combating this evil. The survey was conducted between July and August 2013, with the questionnaire survey instrument consists of three sessions divided into two sessions, called Likert Scales, and a session with personal questions were sent to all teachers who teach science course in accounting for a total of 14, getting feedback answer of 10, which equates to 71.43% duly answered. Based on women, it can be seen through this study that the professionals outweigh the stress experienced teachers in their profession and personal life, while being aware that the accumulation exhausting activities, their problems both personal and professional, and their workday can trigger factors related to occupational stress. And that some strategies are already used by most of them to be faced some, even if they are in a small proportion, the symptoms of occupational stress. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16355
dc.date.accessioned 2020-11-09T18:33:00Z
dc.date.available 2020-11-09
dc.date.available 2020-11-09T18:33:00Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estresse ocupacional pt_BR
dc.subject Profissional Contábil pt_BR
dc.subject Jornada de trabalho da mulher pt_BR
dc.subject Docência e feminização do magistério pt_BR
dc.subject Fatores que contribuem para o estresse pt_BR
dc.subject Occupational stress pt_BR
dc.subject Accounting Professional pt_BR
dc.subject Woman's workday pt_BR
dc.subject Teaching and feminization of teaching pt_BR
dc.subject Factors that contribute to stress pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ASSIS, Ianne Lindinay Gomes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Occupational stress: a study on the stress process experienced by teachers who teach in the Accounting Sciences course at the Federal University of Campina Grande, Campus Sousa - PB. pt_BR
dc.identifier.citation ASSIS, Ianne Lindinay Gomes de. Estresse ocupacional: um estudo sobre o processo de estresse vivenciado pelas professoras que lecionam no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa - PB. 2013. 78fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta