DSpace/Manakin Repository

Política Educacional e Instrumentos de Avaliação: contribuições para a reforma dos projetos pedagógicos da UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MARINHO, A. A. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0182224305795703 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Edjane Esmerina Dias da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, E. E. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6522866229391898 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARBOSA, Maria de Fátima.
dc.contributor.referee2 AYRES, Hermília Feitosa Junqueira.
dc.description.resumo Considerando a necessidade de pensar cursos capazes de formar profissionais/cidadãos que, além de preparação técnica, estejam comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e com um maior senso crítico e respeitos à diversidade,investimos no Trabalho Final de Curso, cujo objetivofoi construir InstrumentosInterno de Orientação Geral para Criação ou Reformulação de Projetos Pedagógicos de Curso de Graduação da UFCG.Essesinstrumentos foram construídos com base no Formulário de Avaliação de Curso de Graduação – Presencial e a Distância – IACG-PD elaborado pelo MEC/INEP e aplicado nos projetos pedagógicos de curso de graduação da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Para tanto, foram realizados três percursos: um primeiro pelos autores que trabalham com avaliação de curso, constituindo assim, o estado de arte necessário para entender a própria construção do instrumento de avaliação do MEC/INEP; um segundo movimento foi a aplicação e análise dos PPCś da UFCG com base nas dimensões do IACG-PD/MEC/INEP;e, por último, como contribuição do trabalho final de curso, a construção do Instrumento de Orientação Geral para Criação ou Reformulação de Curso de Graduação da UFCG seguindo uma base uma metodológica quali-quantitativa. Dessa forma, como instrumento de avaliação a contribuição do trabalho final de curso visa potencializar a criação e reformulação, bem como estabelecer mecanismos de avaliação institucional e pedagógica dos projetos de cursos de graduação da UFCG consigam cumprir com o seu papel fundamental nos processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.program PROFIAP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração Pública pt_BR
dc.title Política Educacional e Instrumentos de Avaliação: contribuições para a reforma dos projetos pedagógicos da UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract Considering the necessity to think about courses that are capable to form professionals/citizens who, besides technical preparation, are committed to the construction of a fairer society with a greater critical sense and respect for diversity, we invested in the Final Course Work, whose objective was Construct General Guidance Internal Instruments for the Creation or Reformulation of Pedagogical Projects of the UFCG Undergraduate Course. These instruments were built based on the application of the IACG-PD Undergraduate Course Evaluation Form developed by the MEC/INEP in the undergraduate pedagogical projects of the Federal University of Campina Grande (UFCG). For that, three steps were need: one by the authors who work with course evaluation, constituting the state of art necessary to understand the construction of the MEC/INEP evaluation instrument itself; a second movement was the application and analysis of UFCG PPCs, based on the IACG-PD/MEC/INEP dimensions; And finally, as a contribution of the final course work, the construction of the General Guidance Instrument for the Creation or Reformulation of a UFCG Undergraduate Course following a qualitative-quantitative methodological basis. In this way, as an evaluation tool, the contribution of the final course work aims at enhancing the creation and reformulation, as well as establishing institutional and pedagogical evaluation mechanisms for UFCG undergraduate degree projects to fulfill their fundamental role in the authorization processes, recognition and renewal of course recognition. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1640
dc.date.accessioned 2018-09-05T12:29:49Z
dc.date.available 2018-09-05
dc.date.available 2018-09-05T12:29:49Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Projeto Pedagógico pt_BR
dc.subject Instrumento de Avaliação pt_BR
dc.subject Pedagogical Project pt_BR
dc.subject Evaluation Instrument pt_BR
dc.subject Política educacional
dc.subject Mecanismos de avaliação institucional e pedagógica
dc.subject Institutional and pedagogical evaluation mechanisms
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARINHO, Ana Angélica Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Educational Policy and Assessment Tools: contributions to the reform of the pedagogical projects of UFCG.
dc.identifier.citation MARINHO, Ana Angélica Pereira. Política Educacional e Instrumentos de Avaliação: contribuições para a reforma dos projetos pedagógicos da UFCG. 2018. 139 fl. - Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública – PROFIAP), Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande, Sousa/PB, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta