DSpace/Manakin Repository

O modelo C na formação de modelos de negócios sociais

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, M. A. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7598077163306903 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID CORREIA, S. É. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0431849242809370 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA , Verônica Macário de.
dc.contributor.referee2 MACHADO, André Gustavo Carvalho.
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo analisar a percepção de empreendedores sobre as contribuições do Modelo C na modelagem de seus negócios sociais. Dessa forma, contribui teórica e empiricamente ao abordar os negócios sociais atrelado às oportunidades e seus desafios de desenvolvimento, através da utilização da ferramenta Modelo C. Assim, avança ao abordar um modelo de negócio que explora a integração institucional e permite uma estrutura sistêmica holística de atividades de criação de valor. Em termos metodológicos, apresenta uma abordagem qualitativa do tipo descritiva. Foi realizado um estudo multicasos em três negócios sociais brasileiros. Para coleta de dados, foi aplicado um roteiro de entrevista criado com base nas categorias do framework do Modelo C, bem como analisado a percepção dos entrevistados sobre o quanto a ferramenta auxilia o desenvolvimento do seu modelo de negócio. A análise dos resultados foi realizada após a aplicação dos instrumentos de pesquisa, observação direta e dados secundários, com o auxílio do software ATLAS.ti. Partindo do pressuposto que um modelo de negócio social mistura várias lógicas institucionais, combinando missões sociais e financeiras de forma equilibrada, os resultados apontam que o Modelo C auxilia empreendedores a modelar seus negócios sociais, especificamente na elaboração das capacidades organizacionais, fluxo de negócio e Teoria de Mudança, dimensões pertencentes à estruturação de negócios sociais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title O modelo C na formação de modelos de negócios sociais pt_BR
dc.date.issued 2020-10-21
dc.description.abstract This work aims to analyze the perception of entrepreneurs about the contributions of Model C in the modeling of their social businesses. In this way, it contributes theoretically and empirically when addressing social businesses linked to opportunities and their development challenges through the use of the Model C tool. Thus, it moves forward by solving a business model that explores institutional integration and allows a holistic, systemic structure of activities creating value. In methodological terms, it presents a qualitative approach of the descriptive type, and a multicase study was carried out in three Brazilian social businesses. For data collection, an interview script created based on the categories of the Model C framework was applied, as well as the interviewees' perception of how the tool helps the development of their business model. The analysis of the results was performed after the application of the research instruments, direct observation, and secondary data, with the aid of the software ATLAS.ti. Based on the assumption that a social business model mixes several institutional logics combining social and financial missions in a balanced way, the results show that Model C helps entrepreneurs to model their social businesses, specifically in the elaboration of organizational capacities, business flow and theory of change, dimensions pertaining to structuring social businesses. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16447
dc.date.accessioned 2020-11-20T18:16:11Z
dc.date.available 2020-11-20
dc.date.available 2020-11-20T18:16:11Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Social business pt_BR
dc.subject Model C. pt_BR
dc.subject Business Model. pt_BR
dc.subject Negócios sociais pt_BR
dc.subject Modelo C. pt_BR
dc.subject Modelo de negócios pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Mayara Amanda da Costa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Model C in shaping social business models pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, M. A. da C. O modelo C na formação de modelos de negócios sociais. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16447 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta