Dépôt DSpace/Manakin

"É pesquisando que se aprende": a pesquisa como estratégia didática no ensino de Sociologia.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID SOUSA, A. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7098171608648339 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, V. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1806134985702314 pt_BR
dc.contributor.referee1 MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
dc.contributor.referee1ID MIRANDA, M. C. G. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3255658356923420 pt_BR
dc.contributor.referee2 FERREIRA JÚNIOR, José.
dc.contributor.referee2ID FERREIRA JÚNIOR, J. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3587556735419259 pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.sousa
dc.description.resumo O presente trabalho demonstra uma análise sobre a prática da pesquisa, uma das principais ferramentas científicas das Ciências Sociais, estas que aparecem no currículo do ensino médio brasileiro englobadas na disciplina de Sociologia, campo de delimitação escolhido para a referida análise. Analisa aspectos da institucionalização da Sociologia como disciplina, os primeiros marcos normativos, assim como os marcos que surgiram após o período de redemocratização do país, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, Orientações Curriculares para o Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular, além de uma reflexão do cenário a partir de autores como Pedro Demo (2003/2009/2015). Desenvolveu-se ainda, uma apreciação dos livros didáticos utilizados nas aulas de Sociologia, pelos professores (as) sujeitos desta pesquisa. O objetivo central foi fazer um levantamento exploratório sobre a prática da pesquisa enquanto estratégia didática de ensino na disciplina de Sociologia no ensino médio, em seus variados aspectos. A questão norteadora é: Qual a relevância da pesquisa e suas aplicações no ensino médio, especificamente no cenário de Campina Grande? O levantamento foi realizado através de questionário estruturado, aplicado para três professores (as) da disciplina em escolas públicas distintas, no município de Campina Grande – Paraíba. Portanto, a partir de um levantamento teórico do tema com os marcos normativos, reconhecidos teóricos da área, a apreciação dos livros didáticos utilizados no campo delimitado da pesquisa, foi então aplicado um questionário destinado aos professores da respectiva cidade. Através deste material, empenhou-se uma reflexão sobre a prática da pesquisa no referido município e com isso evidenciou-se alguns parâmetros comuns e discrepâncias entre a teoria e a prática na área estudada, incluindo, a dificuldade dos (as) professores (as) entrevistados (as), em utilizar a pesquisa enquanto estratégia didática na aula de Sociologia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title "É pesquisando que se aprende": a pesquisa como estratégia didática no ensino de Sociologia. pt_BR
dc.date.issued 2020-03-12
dc.description.abstract This capstone shows an analysis of the research practice, one of the main scientific tools of Social Science, those that are inserted in the Brazilian high school curriculum in the Sociology class, the chosen field for this analysis. This capstone analyses the aspect of the institutionalization of Sociology as a mandatory class, the first normative milestone, as the milestones that come with the democratization of the country, milestones like the Nationals Curricular Parameters, Curricular Orientations to High School, the National Common Curricular Base, besides a reflection of the scenario from authors like Pedro Demo (2003/2009/2015). An appraisal of the books used by the interviewed teachers on their Sociology classes was part of this study too. The main goal of this capstone is to explore the practice of the research as a didatc strategy tool of education on High School Sociology studies, considering all This capstone shows an analysis of the research practice, one of the main scientific tools of Social Science, those that are inserted in the Brazilian high school curriculum in the Sociology class, the chosen field for this analysis. This capstone analyses the aspect of the institutionalization of Sociology as a mandatory class, the first normative milestone, as the milestones that come with the democratization of the country, milestones like the Nationals Curricular Parameters, Curricular Orientations to High School, the National Common Curricular Base, besides a reflection of the scenario from authors like Pedro Demo (2003/2009/2015). An appraisal of the books used by the interviewed teachers in their Sociology classes as part of this study too. The main goal of this capstone is to explore the practice of the research as a didactic strategy tool of education on High School Sociology studies, considering all the relevant aspects and its implications. What guides the study is: What is the relevance of research and its applicability during High School, specifically in Campina Grande scenario? The information was gotten through structured questionnaires applied to three Sociology teachers from different public schools in Campina Grande – Paraíba area. Therefore, from a theoretical study of the normative milestones, recognized authors, appraisal of the book used in the research’s field, a questionnaire was applied to the teachers of the city. Through this material, it started a reflection about the practice of the research in Campina Grande and it was possible to conclude some parameters in common and variances between the theory and practice in that field, including the difficulties of the interviewed teachers to use the research as a didact strategy on their Sociology’s class. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16451
dc.date.accessioned 2020-11-21T09:40:50Z
dc.date.available 2020-11-21
dc.date.available 2020-11-21T09:40:50Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de sociologia - ensino médio pt_BR
dc.subject Metodologias de ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Pesquisa - ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Sociologia no Ensino Médio pt_BR
dc.subject Livros didáticos - Sociologia pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia no Brasil pt_BR
dc.subject Institucionalização do ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Estratégia didática - ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Prática docente - ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Sociology Teaching - High School pt_BR
dc.subject Sociology teaching methodologies pt_BR
dc.subject Research - teaching sociology pt_BR
dc.subject Sociology in High School pt_BR
dc.subject Textbooks - Sociology pt_BR
dc.subject Teaching Sociology in Brazil pt_BR
dc.subject Institutionalization of Sociology teaching pt_BR
dc.subject Didactic strategy - Sociology teaching pt_BR
dc.subject Teaching practice - teaching of Sociology pt_BR
dc.subject Pratique pédagogique - enseignement de la sociologie pt_BR
dc.subject Enseignement de la sociologie - Lycée pt_BR
dc.subject Manuels - Sociologie pt_BR
dc.subject Stratégie didactique - Enseignement de la sociologie pt_BR
dc.subject Institutionnalisation de l'enseignement de la sociologie pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Aline Gonçalves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative It is through research that one learns: research as a didactic strategy in the teaching of Sociology. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Aline Gonçalves de. “É pesquisando que se aprende”: a pesquisa como estratégia didática no ensino de sociologia. 2020. 101f. (Dissertação), Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Sumé – Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16451 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte