DSpace/Manakin Repository

Dimensões da coopetição no contexto da sociedade: evidências de destinos turísticos

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RIBEIRO, RODRIGO OLIVEIRA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2590983110815486 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MIKI, Adriana Fumi Chim.
dc.contributor.advisor1ID MIKI, A. F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6294505765908268 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 MACHADO, Petruska de Araújo.
dc.contributor.advisor-co1ID MACHADO, P. A. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/6865841533859571 pt_BR
dc.contributor.referee1 MONTICELLI , Jefferson Marlon.
dc.contributor.referee2 VASCONCELOS, Ana Cecília Feitora de.
dc.description.resumo O objetivo desta pesquisa foi propor e validar um conceito, dimensões e variáveis para a Coopetição Social (Social Coopetition – SC), como modelo integrador entre gestão social e gestão estratégica baseada em coopetição. Por um lado, a pesquisa contribui para tornar o framework da gestão social mais tangível na prática da sociedade e mercado, e por outro lado, este estudo amplia o lastro teórico da coopetição trazendo a níveis ainda não explorados, o nível de sociedade. É uma dissertação de mestrado estruturada em três artigos que se correlacionam e se complementam rumo a uma proposta inovadora no campo de pesquisa sobre coopetição. Foram adotadas metodologias qualitativas e quantitativas, que incluem as técnicas de análise estatística multivariada para dados qualitativos, a saber: Análise de Classificação Hierárquica Descendente, Análise de Similitude, Análise Fatorial de Correspondência executadas no software IRAMUTEQ com Interface do software R. Também, realizou-se procedimentos de purificação e validação de escalas utilizando metodologias quantitativas de Análise Fatorial Exploratória. Os resultados validaram empiricamente o conceito, dimensões e variáveis de coopetição social, tendo reduzido o modelo proposto de 101 para 48 variáveis agrupadas em 13 fatores: assimetria social, benefícios individuais e coletivos, características sócio-políticas, comunicação, competição, competência social, compromisso social, experiência prévia, governança social, interdependência, nível tecnológico e de inovação, similaridade cultural e valor social. Os achados produzem uma proposta inédita na literatura e ao mesmo tempo oferecem instrumento de gestão das redes de coopetição no nível da sociedade, a fim de consolidar este comportamento híbrido que pode produzir valor social, ou seja, criar valor atenuando problemas sociais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Turismo pt_BR
dc.title Dimensões da coopetição no contexto da sociedade: evidências de destinos turísticos pt_BR
dc.date.issued 2020-11-05
dc.description.abstract This research objective was to propose and validate a concept, dimensions and, variables for Social Coopetition, as an integrative model between social management and strategic management based on coopetition. On the one hand, the research contributes to becoming the framework of social management more tangible to the practice of society and the market. On the other hand, this study expands the theoretical basis of coopetition by bringing the level of society, i.e., underexplored levels yet. It is a master's thesis structured on three correlate and complementary papers towards an innovative proposal in the field of research on coopetition. Qualitative and quantitative methodologies were adopted, which include multivariate statistical analysis techniques for qualitative data, namely: Descending Hierarchical Classification Analysis, Similarity Analysis, Factorial Correspondence Analysis performed in the IRAMUTEQ software with the R software interface. Also, we performed the procedures of purification and scale validation using a quantitative methodology based on Exploratory Factor Analysis. The results empirically validated the concept, dimensions and variables of social coopetition, having reduced the proposed model from 101 to 48 variables grouped into 13 factors: social asymmetry, individual and collective benefits, socio-political characteristics, communication, competition, social competence, commitment social, previous experience, social governance, interdependence, technological and innovation level, cultural similarity and social value. The findings produce an unprecedented proposal in the literature and at the same time offer a management tool of coopetition networks at the level of society, in order to consolidate this hybrid behavior that can produce social value, that is, create value by mitigating social problems. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16459
dc.date.accessioned 2020-11-23T16:50:15Z
dc.date.available 2020-11-23
dc.date.available 2020-11-23T16:50:15Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Coopetition pt_BR
dc.subject Social management pt_BR
dc.subject Social value pt_BR
dc.subject Social coopetition pt_BR
dc.subject Society level pt_BR
dc.subject Coopetição pt_BR
dc.subject Cooperativa pt_BR
dc.subject Gestão social pt_BR
dc.subject Gestión social pt_BR
dc.subject Valor social pt_BR
dc.subject Nível de sociedade pt_BR
dc.subject Nivel de membresía pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RIBEIRO, Rodrigo Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Dimensions of coopetition in the context of society: evidence from tourist destinations pt_BR
dc.identifier.citation RIBEIRO, R. O. Dimensões da coopetição no contexto da sociedade: evidências de destinos turísticos. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16459 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta