DSpace/Manakin Repository

A educação escolar indígena potiguara da aldeia Três Rios.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CANTERO, A. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6328782360615692 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GRÜNEWALD, Rodrigo de Azeredo.
dc.contributor.advisor1ID GRÜNEWALD, R. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6450189155973100 pt_BR
dc.contributor.referee1 CANIELLO, Márcio de Matos.
dc.contributor.referee2 PALITOT, Estêvão Martins.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como foco a educação escolar indígena específica e diferenciada do povo Potiguara da Paraíba. Concretamente, analisamos o caso da Escola Estadual Indígena de Ensino Médio e Fundamental Pedro Máximo de Lima, da aldeia Três Rios, que faz parte da Terra Indígena Potiguara de Monte-Mor, situada no município paraibano de Marcação. Propõe uma reflexão sobre a etnicidade como argumento de luta pelos direitos diferenciados e a educação como uma ferramenta para fortalecer a cultura própria. O povo Potiguara viveu anos de opressão e resistência, e a escola indígena diferenciada pode ser uma estratégia de valorização cultural, através do fortalecimento da sua identidade étnica. A escola indígena Pedro Máximo de Lima vem desde o ano de 2003, junto com o processo de retomada da aldeia Três Rios, sendo um importante enclave na vida política e comunitária do povo Potiguara da aldeia no processo de luta pelos direitos indígenas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências sociais pt_BR
dc.title A educação escolar indígena potiguara da aldeia Três Rios. pt_BR
dc.date.issued 2015-06-18
dc.description.abstract This work is focused on the specific and differentiated education of the Potiguara people in Paraiba. Specifically, I analyze the case of the Escola Estadual Indígena de Ensino Médio e Fundamental Pedro Máximo de Lima, in the village of Três Rios, part of the Indigenous Territory Potiguara de Monte-Mor, in the Paraiban municipality of Maração. It puts forward a reflection on ethnicity as an argument to fight for differentiated rights and education as a tool to strengthen one’s own culture. The Potiguara people lived through years of oppression and resistance, and the differentiated indigenous school can be a strategy for cultural appreciation through the strengthening of the ethnic identity. The indigenous school Pedro Máximo de Lima has been since 2003, together with the process of taking the village of Três Rios, an important cornerstone in the political and community life of the Potiguara people in the process of fighting for indigenous rights. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/164
dc.date.accessioned 2017-11-30T14:49:05Z
dc.date.available 2017-11-30
dc.date.available 2017-11-30T14:49:05Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Educação Indígena pt_BR
dc.subject Indigenismo pt_BR
dc.subject Direitos Indígenas pt_BR
dc.subject índios Potiguaras pt_BR
dc.subject Identidade Étnica pt_BR
dc.subject Etnicidade pt_BR
dc.subject Cultura Indígena pt_BR
dc.subject Educação Escolar Indígena pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CANTERO, Angela López.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation CANTERO, Angela López. A educação escolar indígena potiguara da aldeia Três Rios. 99 f. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/164 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta