Dépôt DSpace/Manakin

Professores de sociologia no ensino médio e suas concepções sobre a escola pública: aproximações a partir de um olhar socioantropológico de um olhar socioantropológico

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID RAMOS, J. W. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5575983945580636 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino.
dc.contributor.advisor1ID NASCIMENTO, R. H. Z. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5211310903653654 pt_BR
dc.contributor.referee1 PAULO, Maria Assunção Lima de.
dc.contributor.referee2 BÉLENS, Jussara Natália Moreira.
dc.description.resumo A relação dos professores de Sociologia do ensino médio com a escola pública ainda é um assunto pouco abordado nas pesquisas sobre ensino de Sociologia. Nosso trabalho apurou como esses docentes compreendem a escola pública e os desdobramentos de suas concepções em suas práticas e ações pedagógicas. Para tal, após levantamento do estado da arte e apoiados nas teorias de autores das ciências sociais e da educação, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa. Nosso aporte teórico em Ciências Sociais inclui Bourdieu, Dubet, Durkheim, Elias e Rocha e Tosta; em Educação, Brandão, Canário, Charlot, Imbernon e Pacheco. Dois grupos focais foram realizados entre julho e agosto de 2019. Contando com a participação de 10 sujeitos educadores de escolas públicas (regulares e integrais) de Campina Grande e sua zona metropolitana, com base nas categorias Escola pública, professores de Sociologia e olhar socioantropológico, acolhemos informações as quais perpassam a formação inicial até as experiências dos professores de Sociologia no espaço escolar. O estudo expõe, além das concepções dos docentes sobre a escola pública, elementos e relatos determinantes para a atuação do professor de Sociologia na instituição escolar. Carga horária da disciplina, gestão escolar, questões políticas e carências na formação inicial continuada foram os principais achados apontados. Por fim, conclui-se e indica-se a necessidade de um olhar socioantropológico, através da formação inicial e continuada do professor, visando a superação de dilemas e melhor relação no fazer escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDE pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia pt_BR
dc.title Professores de sociologia no ensino médio e suas concepções sobre a escola pública: aproximações a partir de um olhar socioantropológico de um olhar socioantropológico pt_BR
dc.date.issued 2020-10-05
dc.description.abstract The relationship between high school sociology teachers and the public school is still a subject poorly addressed in research on teaching sociology. Our work investigated how these teachers understand the public school and the consequences of their conceptions in their pedagogical practices and actions. To this end, after surveying publications on this subject and supported by the theories of authors from the social sciences and education, we conducted a qualitative research. Our social science theoretical support includes Bourdieu, Dubet, Durkheim, Elias e Rocha and Tosta; in educational science, Brandão, Canário, Charlot, Imbernon e Pacheco.Two focus groups were held between July and August 2019. With the participation of 10 public school teachers (regular and full-time) from Campina Grande and its metropolitan area, based on the categories Public School, Sociology Teachers and Socio-Anthropological View, we extracted information such as what goes through initial training until the experiences of sociology teachers in the school space. The study exposes, in addition to the teachers' conceptions about the public school, elements and reports that are decisive for the role of the sociology teacher in the school institution. Workload, school management, political issues and shortcomings in continuing basic education were the main findings. Finally, it concludes and indicates the need for a socio-anthropological view, through the initial and continuing education of the teacher, overcoming dilemmas for a better relationship in school activities. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16520
dc.date.accessioned 2020-11-27T15:51:25Z
dc.date.available 2020-11-27
dc.date.available 2020-11-27T15:51:25Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Sociology teachers pt_BR
dc.subject Public school pt_BR
dc.subject Focus group pt_BR
dc.subject Socio-anthropological view pt_BR
dc.subject Professores de sociologia pt_BR
dc.subject Profesores de Sociología pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject Escuela pública pt_BR
dc.subject Grupo focal pt_BR
dc.subject Grupo de enfoque pt_BR
dc.subject Olhar socioantropológico pt_BR
dc.subject Visión socio-antropológica pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RAMOS, José Wilton de Freitas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Sociology teachers in high school and their conceptions about the public school: approaches from a socio-anthropological perspective pt_BR
dc.identifier.citation RAMOS, J. W. de F. Professores de sociologia no ensino médio e suas concepções sobre a escola pública: aproximações a partir de um olhar socioantropológico. 2020. 125 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia), Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte