DSpace/Manakin Repository

O perfil dos egressos do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFCG: a relação entre o projeto político-pedagógico e o campo de atuação.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, N. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9687011470515358 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MELO, Lúcia Silva Albuquerque de.
dc.contributor.advisor1ID MELO, L. S. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7135220151360318 pt_BR
dc.contributor.referee1 CIRNE, Gianinni Martins Pereira.
dc.contributor.referee1ID CIRNE. G. M. P. pt_BR
dc.contributor.referee2 BATISTA, Fabiano Ferreira.
dc.contributor.referee2ID BATISTA, F. F. pt_BR
dc.description.resumo O desenvolvimento no mundo dos negócios vem exigindo cada vez mais das organizações inovações no modo de atend er a demanda no mercado de trabalho, isso ocorre também com os egressos de Ciências Contábeis que buscam dessa maneira formas que auxiliem a fazer um diferencial para que possam competir na internacionalização de mercados em meio a tanta concorrência. Os c ontadores são profissionais considerados como uma peça fundamental nas empresas. Portanto, essa pesquisa teve como objetivo geral caracterizar o perfil dos egressos do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFCG, que obtiveram o título de bacharel ent re os anos de 2008 e 2012, em relação ao que determina PPC e ao campo de atuação. A metodologia utilizada no estudo foi pesquisa bibliográfica, descritiva e de campo, o instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado que teve como universo d e pesquisa 237 egressos do qual 60 responderam aos questionários, configurando uma amostra por acessibilidade.Ao final do estudo os resultados constataram que o Perfil dos Egressos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UFCG não esta alinhado com o perfil preconizado no Projeto Pedagógico do Curso, pois o referido projeto não estar garantindo as competências e habilidade mínimas prevista nas Diretrizes curriculares para o curso de Ciências Contábeis, não atendendo, portanto, as necessidades do mercad o de trabalho. Outro dado relevante da pesquisa e preocupante também é que a grande maioria dos egressos não conhece o Projeto Pedagógico do Curso (85%). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Contabilidade pt_BR
dc.title O perfil dos egressos do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFCG: a relação entre o projeto político-pedagógico e o campo de atuação. pt_BR
dc.date.issued 2013-05-07
dc.description.abstract The developmentin the business worldis demandingmore and moreorganizationsinnovationsinorderto meet the demandin the labor market , italsooccurswith the graduatesofAccountancyseekingwaysto assistin this wayto makea differenceso they cancompete ininternationalizationofmarketsamidmuch competition . Accountants areprofessionalsconsidereda cornerstonein the companies . Therefore, thisstudyaimed tocharacterize the profile ofgraduates fromundergraduate degreein AccountingUFCG , who obtai neda bachelor of sciencebetweenthe years 2008and2012 comparedto whatdeterminesPPPand thefield.The methodology usedin the study wasliterature , descriptiveand field , the datacollection instrumentwasa structured questionnairethathad theuniverseto 237graduates ofwhich 60answered thequestionnaire , setting a sampleforaccessibility.At the endof the studyresultsfound thatthe profileof thegraduatesof the Undergraduate Programin AccountingUFCGis notalignedwith the profilerecommended inEducation ProgramCourse , since t hatproject is notprovidingthe skillsand skillrequirementsenvisagedinCurriculum guidelinesfor thecourse in Accounting , notgiven , so the needsof the labor market . Another relevantresearchandalsoworryingis that the vastmajority of the studentsdo not know theP edagogical ProjectCourse(85 pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16523
dc.date.accessioned 2020-11-27T22:35:18Z
dc.date.available 2020-11-27
dc.date.available 2020-11-27T22:35:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Curso de Ciências Contábeis pt_BR
dc.subject Profissional Contábil pt_BR
dc.subject Habilidades e Competências pt_BR
dc.subject Formação Continuada pt_BR
dc.subject Campo de Atuação pt_BR
dc.subject Projeto Pedagógico do Curso pt_BR
dc.subject Accounting Course pt_BR
dc.subject Accounting Professional pt_BR
dc.subject Skills and Competences pt_BR
dc.subject Continuing Education pt_BR
dc.subject Field of Action pt_BR
dc.subject Course Pedagogical Project pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Nilvanda Silvino dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The profile of graduates of the undergraduate course in Accounting Sciences at UFCG: the relationship between the political-pedagogical project and the field of action. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Nilvanda Silvino dos. O perfil dos egressos do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFCG: a relação entre o projeto político-pedagógico e o campo de atuação. 2013. 66fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta