dc.creator.ID |
SANTOS, N. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9687011470515358 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MELO, Lúcia Silva Albuquerque de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MELO, L. S. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7135220151360318 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CIRNE, Gianinni Martins Pereira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
CIRNE. G. M. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BATISTA, Fabiano Ferreira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BATISTA, F. F. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O desenvolvimento no mundo dos negócios vem exigindo cada vez mais das organizações
inovações no modo de atend er a demanda no mercado de trabalho, isso ocorre também
com os egressos de Ciências Contábeis que buscam dessa maneira formas que auxiliem a
fazer um diferencial para que possam competir na internacionalização de mercados em
meio a tanta concorrência. Os c ontadores são profissionais considerados como uma peça
fundamental nas empresas. Portanto, essa pesquisa teve como objetivo geral caracterizar o
perfil dos egressos do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFCG, que obtiveram
o título de bacharel ent re os anos de 2008 e 2012, em relação ao que determina PPC e ao
campo de atuação. A metodologia utilizada no estudo foi pesquisa bibliográfica, descritiva e
de campo, o instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado que teve como
universo d e pesquisa 237 egressos do qual 60 responderam aos questionários,
configurando uma amostra por acessibilidade.Ao final do estudo os resultados constataram
que o Perfil dos Egressos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UFCG não
esta alinhado com o perfil preconizado no Projeto Pedagógico do Curso, pois o referido
projeto não estar garantindo as competências e habilidade mínimas prevista nas Diretrizes
curriculares para o curso de Ciências Contábeis, não atendendo, portanto, as necessidades
do mercad o de trabalho. Outro dado relevante da pesquisa e preocupante também é que a
grande maioria dos egressos não conhece o Projeto Pedagógico do Curso (85%). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Contabilidade |
pt_BR |
dc.title |
O perfil dos egressos do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFCG: a relação entre o projeto político-pedagógico e o campo de atuação. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-05-07 |
|
dc.description.abstract |
The developmentin the business worldis demandingmore and moreorganizationsinnovationsinorderto meet the demandin the labor market , italsooccurswith
the graduatesofAccountancyseekingwaysto assistin this wayto makea differenceso they
cancompete ininternationalizationofmarketsamidmuch competition . Accountants
areprofessionalsconsidereda cornerstonein the companies . Therefore, thisstudyaimed
tocharacterize the profile ofgraduates fromundergraduate degreein AccountingUFCG , who
obtai neda bachelor of sciencebetweenthe years 2008and2012 comparedto
whatdeterminesPPPand thefield.The methodology usedin the study wasliterature ,
descriptiveand field , the datacollection instrumentwasa structured questionnairethathad
theuniverseto 237graduates ofwhich 60answered thequestionnaire , setting a
sampleforaccessibility.At the endof the studyresultsfound thatthe profileof thegraduatesof the
Undergraduate Programin AccountingUFCGis notalignedwith the profilerecommended
inEducation ProgramCourse , since t hatproject is notprovidingthe skillsand
skillrequirementsenvisagedinCurriculum guidelinesfor thecourse in Accounting , notgiven , so the needsof the labor market . Another relevantresearchandalsoworryingis that the
vastmajority of the studentsdo not know theP edagogical ProjectCourse(85 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16523 |
|
dc.date.accessioned |
2020-11-27T22:35:18Z |
|
dc.date.available |
2020-11-27 |
|
dc.date.available |
2020-11-27T22:35:18Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Ciências Contábeis |
pt_BR |
dc.subject |
Profissional Contábil |
pt_BR |
dc.subject |
Habilidades e Competências |
pt_BR |
dc.subject |
Formação Continuada |
pt_BR |
dc.subject |
Campo de Atuação |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto Pedagógico do Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Accounting Course |
pt_BR |
dc.subject |
Accounting Professional |
pt_BR |
dc.subject |
Skills and Competences |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing Education |
pt_BR |
dc.subject |
Field of Action |
pt_BR |
dc.subject |
Course Pedagogical Project |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Nilvanda Silvino dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The profile of graduates of the undergraduate course in Accounting Sciences at UFCG: the relationship between the political-pedagogical project and the field of action. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Nilvanda Silvino dos. O perfil dos egressos do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFCG: a relação entre o projeto político-pedagógico e o campo de atuação. 2013. 66fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013. |
pt_BR |