DSpace/Manakin Repository

A percepção de acadêmicos de enfermagem sobre o processo de morte e morrer: um estudo bibliométrico.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, W. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1448715391065417 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AGRA, Glenda.
dc.contributor.advisor1ID AGRA, G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4881187066358568 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Alana Tamar Oliveira de.
dc.contributor.referee2 NAGASHIMA, Alynne Mendonça Saraiva.
dc.description.resumo A morte é um evento natural e inerente à vida, contudo ainda é um tema considerado tabu, sobretudo na cultura ocidental. O objetivo deste estudo foi analisar a produção científica sobre a percepção de acadêmicos de enfermagem acerca do processo de morte e morrer. Trata-se de um estudo bibliométrico, realizado com 14 artigos, publicados entre 2009 e 2019, selecionados nas bases de dados LILACS, MEDLINE e BDENF e no Portal CAPES. Os anos de 2009 e 2011 apresentaram um quantitativo maior de publicações sobre a temática, destacando-se três veículos de divulgação: Revista Gaúcha de Enfermagem, Revista Investigação e Educação em Enfermagem e Revista da Escola de Enfermagem USP, com 28,5% dos trabalhos selecionados. O periódico que apresentou maior fator de impacto foi a Revista de Divulgação Científica Sena Aires com 1.021. A investigação apontou que a maior parte das publicações foi conduzida por pesquisadores da área de enfermagem, predominando autores com o título de doutor. A percepção dos acadêmicos de enfermagem sobre o processo de morte e morrer apontou algumas especificidades: 1) a morte é um tema permeado de sentimentos, tais como incerteza, medo, tristeza, frustração, temor, impotência, uma vez que é um evento desconhecido e imprevisível; 2) existem fragilidades no processo de ensino-aprendizagem sobre a temática durante a formação acadêmica nas disciplinas teóricas e práticas; 3) despreparo para atuar frente às situações de morte de pacientes; 4) dificuldades pessoais relacionadas às vivências particulares envolvendo o processo de morte e morrer de familiares e que são projetados nos pacientes. É necessário considerar a interdisciplinaridade e a formação em educação para a morte na academia de forma que discentes e egressos de enfermagem estejam preparados para cuidar de pacientes nos vários ciclos da vida, inclusive na morte. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.title A percepção de acadêmicos de enfermagem sobre o processo de morte e morrer: um estudo bibliométrico. pt_BR
dc.date.issued 2020-11-16
dc.description.abstract Death is a natural and inherent event in life, yet it is still a taboo topic, especially in Western culture. The aim of this study was to analyze the scientific production on the perception of nursing students about the process of death and dying. It is a bibliometric study, carried out with 14 articles, published between 2009 and 2019, selected in the LILACS, MEDLINE and BDENF databases and in the CAPES Portal. The years of 2009 and 2011 presented a greater number of publications on the subject, with emphasis on three vehicles of dissemination: Revista Gaúcha de Enfermagem, Revista Investigação e Educação em Enfermagem and Revista da Escola de Enfermagem USP, with 28.5% of the works selected. The journal with the greatest impact factor was the Revista de Divulgencia Cientifica Sena Aires with 1,021. The investigation pointed out that most of the publications were conducted by researchers in the field of nursing, with predominance of authors with the title of doctor. The perception of nursing students about the process of death and dying pointed out some specificities: 1) death is a theme permeated with feelings, such as uncertainty, fear, sadness, frustration, fear, impotence, since it is an unknown event and unpredictable; 2) there are weaknesses in the teaching-learning process on the subject during academic training in theoretical and practical disciplines; 3) unpreparedness to act in the face of patient death situations; 4) personal difficulties related to particular experiences involving the process of death and dying of family members, which are projected on patients. It is necessary to consider interdisciplinarity and training in death education in the academy so that nursing students and graduates are prepared to care for patients in various life cycles, including death. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16564
dc.date.accessioned 2020-12-01T17:22:07Z
dc.date.available 2020-12-01
dc.date.available 2020-12-01T17:22:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Percepção pt_BR
dc.subject Estudantes de Enfermagem pt_BR
dc.subject Morte pt_BR
dc.subject Perception pt_BR
dc.subject Nursing Students pt_BR
dc.subject Death pt_BR
dc.subject Percepción pt_BR
dc.subject Estudiantes de enfermería pt_BR
dc.subject Muerte pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Wilma da Costa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The perception of nursing students about the process of death and dying: a bibliometric study. pt_BR
dc.title.alternative La percepción de los estudiantes de enfermería sobre el proceso de muerte y morir: un estudio bibliométrico.
dc.identifier.citation SANTOS, Wilma da Costa. A percepção de acadêmicos de enfermagem sobre o processo de morte e morrer: um estudo bibliométrico. 2020. 32 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2020. pt_BR
dc.description.resumen La muerte es un evento natural e inherente a la vida, sin embargo, todavía se considera un tema tabú, especialmente en la cultura occidental. El objetivo de este estudio fue analizar la producción científica sobre la percepción de estudiantes de enfermería sobre el proceso de muerte y morir. Se trata de un estudio bibliométrico, realizado con 14 artículos, publicados entre 2009 y 2019, seleccionados en las bases de datos LILACS, MEDLINE y BDENF y en el Portal CAPES. Los años 2009 y 2011 presentaron una mayor cantidad de publicaciones sobre el tema, destacando tres vehículos de difusión: Revista Gaúcha de Enfermagem, Revista Investigacao e Educação em Enfermagem y Revista da Escola de Enfermagem USP, con el 28,5% de los trabajos seleccionados. La revista con mayor factor de impacto fue Revista de Divulgação Científica Sena Aires con 1.021. La investigación mostró que la mayoría de las publicaciones fueron realizadas por investigadores en el campo de la enfermería, predominantemente autores con doctorado. La percepción de los estudiantes de enfermería sobre el proceso de la muerte y el morir señaló algunas especificidades: 1) la muerte es un tema impregnado de sentimientos, como la incertidumbre, el miedo, la tristeza, la frustración, el miedo, la impotencia, ya que es una incógnita e impredecible; 2) existen debilidades en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la asignatura durante la formación académica en asignaturas teóricas y prácticas; 3) falta de preparación para actuar en situaciones de muerte de pacientes; 4) Dificultades personales relacionadas con vivencias privadas que involucran el proceso de muerte y fallecimiento de miembros de la familia y que se proyectan sobre los pacientes. Es necesario considerar la interdisciplinariedad y la formación en educación para la muerte en la academia para que los estudiantes y egresados ​​de enfermería estén preparados para atender a los pacientes en los distintos ciclos de la vida, incluida la muerte.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta