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Rendimento acadêmico de discente de enfermagem de uma instituição Federal de Ensino Superior.

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dc.creator.ID NÓBREGA, J. R. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3583128818326101 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ANDRADE, Luciana Dantas Farias de.
dc.contributor.advisor1ID ANDRADE, L. D. F. de pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5078930160348703 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.
dc.contributor.referee1ID SANTOS, N. C. C. de B. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6315363248040926 pt_BR
dc.contributor.referee2 NUNES, Waleska de Brito.
dc.contributor.referee2ID NUNES, W. B. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2986806262930186 pt_BR
dc.description.resumo Conhecer a opinião de discentes de enfermagem sobre o rendimento acadêmico no contexto universitário. Método: Estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, ancorado metodologicamente no Materialismo Histórico e Dialético. Houve realização de entrevistas mediadas por um roteiro semiestruturado cuja amostra foi constituída por estudantes do Curso de Bacharelado em Enfermagem, escolhidos por disponibilidade até a saturação das informações. Devido pandemia por COVID-19, foi adotada uma série de cuidados para realização da coleta de material empírico, além da atenção constante às prerrogativas das autoridades sanitárias internacionais e nacionais. Resultados: A análise de discurso permitiu a depreensão de duas categorias empíricas “Relação entre rendimento acadêmico, avaliação e notas” em que foi possível elucidar a importância da nota como reflexo de um bom rendimento acadêmico e “Questões familiares” apontando que o contexto familiar apresenta influência significativa no rendimento acadêmico dos entrevistados. Conclusão: Percebe-se forte defesa da nota como aspecto determinante para um bom rendimento acadêmico, apesar de ser uma forma de avaliação que converge para uma prática não-emancipatória e que é constantemente discutida em espaços acadêmicos diversos. O rendimento acadêmico sofre diversas influências externas e internas ao ambiente e as relações familiares conflituosas foram apontadas como aspectos determinantes em momentos desafiadores da trajetória universitária, por isso, faz-se importante o apoio profissional de psicólogos e pedagogos dentro do ambiente acadêmico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.title Rendimento acadêmico de discente de enfermagem de uma instituição Federal de Ensino Superior. pt_BR
dc.date.issued 2020-11-17
dc.description.abstract To know the opinion of nursing students on academic performance in the context university. Method: Exploratory-descriptive study with a qualitative approach, anchored methodologically in Historical and Dialectical Materialism. Interviews were conducted mediated by a semi-structured script whose sample consisted of students from the Bachelor's Degree in Nursing, chosen by availability until information saturation. Due to pandemic by COVID-19, a series of precautions was taken to collect empirical material, in addition to constant attention to the prerogatives of international and national health authorities. Results: A discourse analysis allowed the comprehension of two empirical categories “Relationship between income academic, evaluation and grades ”in which it was possible to elucidate the importance of the grade as a reflection of a good academic performance and “Family issues” pointing out that the family context has an influence significant difference in the academic performance of the interviewees. Conclusion: Strong defense of the note is perceived as a determining factor for good academic performance, despite being a form of evaluation that converges to a non-emancipatory practice and that is constantly discussed in spaces diverse academics. Academic performance suffers from several external and internal influences to the environment and conflicting family relationships were identified as determining aspects at times challenging the university trajectory, therefore, the professional support of psychologists and pedagogues within the academic environment. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16619
dc.date.accessioned 2020-12-07T17:20:15Z
dc.date.available 2020-12-07
dc.date.available 2020-12-07T17:20:15Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Desempenho Acadêmico pt_BR
dc.subject Relações Familiares pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.subject Academic achievement pt_BR
dc.subject Family relationships pt_BR
dc.subject Enfermería
dc.subject Desempeño Académico
dc.subject Relaciones Familiares
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NÓBREGA, Joyce Rafaele Santana.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Academic performance of nursing students at a Federal Higher Education institution. pt_BR
dc.title.alternative Rendimiento académico de estudiantes de enfermería de una Institución Federal de Educación Superior.
dc.identifier.citation NÓBREGA, Joyce Rafaele Santana. Rendimento acadêmico de discentes de enfermagem de uma Instituição Federal de Ensino Superior. 2020. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem , Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2020. pt_BR
dc.description.resumen Conocer la opinión de los estudiantes de enfermería sobre el desempeño académico en el contexto universitario. Método: Estudio exploratorio-descriptivo con enfoque cualitativo, anclado metodológicamente en el Materialismo Histórico y Dialéctico. Se realizaron entrevistas mediadas por un guión semiestructurado cuya muestra estuvo conformada por estudiantes de la Licenciatura en Enfermería, elegidos por disponibilidad hasta la saturación de información. Debido a la pandemia provocada por COVID-19, se adoptaron una serie de precauciones para llevar a cabo la recolección de material empírico, además de una atención constante a las prerrogativas de las autoridades sanitarias internacionales y nacionales. Resultados: El análisis del discurso permitió comprender dos categorías empíricas "Relación entre rendimiento académico, evaluación y calificaciones" en las que se pudo dilucidar la importancia de la calificación como reflejo del buen desempeño académico y "Temas familiares" señalando que la familia El contexto presenta una influencia significativa en el rendimiento académico de los encuestados. Conclusión: Existe una fuerte defensa de la nota como factor determinante para un buen desempeño académico, a pesar de ser una forma de evaluación que converge hacia una práctica no emancipadora y que se discute constantemente en diferentes espacios académicos. El desempeño académico está sujeto a diversas influencias externas e internas al entorno y las relaciones familiares conflictivas se identificaron como aspectos determinantes en momentos desafiantes de la trayectoria universitaria, por lo que es importante el apoyo profesional de psicólogos y pedagogos dentro del ámbito académico.


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