DSpace/Manakin Repository

Afetividade, emoções e aprendizagem: conceitos e relações.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, J. M. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, K. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.description.resumo Este trabalho traz a reflexão sobre como os processos de afetividade e emoções influenciam o nosso cotidiano, demostrando as suas importâncias e fazendo-nos pensar como elas podem estar diretamente relacionadas ao processo de aprendizagem. Teve como objetivo investigar o significado da relação professor-aluno na aprendizagem e os conceitos de afetividade e educação emocional. Realizado por meio de uma pesquisa qualitativa e de análise documental, foi possível perceber que foram introduzidas nas diretrizes operacionais do Estado da Paraíba, no segundo semestre de 2014, projetos voltados à área da educação emocional visando reduzir os índices de violência e promover melhorias de aprendizagem por meio da criação de uma cultura de paz. Em 2017 o projeto Liga Pela Paz foi manchete no Jornal A União, do Estado da Paraíba, apresentando resultados positivos e significativos como à redução de 37% dos índices de violência, o aumento de 27,4% nos índices de aprendizagens acadêmicas e o aumento de 28% de comportamentos socialmente habilidosos. Sendo possível concluir com a coleta dos dados a eficácia que a afetividade e as emoções têm quando trabalhadas a favor da aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino aprendizagem pt_BR
dc.title Afetividade, emoções e aprendizagem: conceitos e relações. pt_BR
dc.date.issued 2020-11-26
dc.description.abstract This work brought to reflection about how the processes of affectivity and emotions influence our daily lives, demonstrating their importance and making us think how they can be directly related to the learning process. It’s investigated the meaning of the teacher-student relationship in learning and the concepts of affectivity and emotional education. Conducted by means of qualitative research and documentary analysis, it was possible to notice that projects were introduced in the operational guidelines of the State of Paraíba, in the second semester of 2014, aimed at the area of emotional education aiming to reduce violence rates and promote learning improvements through the creation of a culture of peace. In 2017, the Liga Pela Paz project made headlines in the newspaper A União, in the State of Paraíba, showing positive and significant results, such as the 37% reduction in violence rates, the 27.4% increase in academic learning rates and the increase 28% of socially skilled behaviors. It is possible to conclude with the data collection the effectiveness that affectivity and emotions have when worked in favor of learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16626
dc.date.accessioned 2020-12-08T09:06:45Z
dc.date.available 2020-12-08
dc.date.available 2020-12-08T09:06:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.subject Emoções pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Affectivity pt_BR
dc.subject Emotions pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Afecto pt_BR
dc.subject Emociones pt_BR
dc.subject Aprendizaje pt_BR
dc.subject Afectividad
dc.subject Emociones
dc.subject Aprendizaje
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Joacil Michel Santos da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Affectivity, emotions and learning: concepts and relationships. pt_BR
dc.title.alternative Afectividad, emociones y aprendizaje: conceptos y relaciones.
dc.identifier.citation COSTA, Joacil Michel Santos da. Afetividade, emoções e aprendizagem: conceitos e relações. 2020. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2020. pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo trae una reflexión sobre cómo los procesos de afectividad y emociones influyen en nuestra vida cotidiana, demostrando su importancia y haciéndonos pensar cómo pueden estar directamente relacionados con el proceso de aprendizaje. Tuvo como objetivo investigar el significado de la relación profesor-alumno en el aprendizaje y los conceptos de afectividad y educación emocional. Realizado a través de una investigación cualitativa y análisis de documentos, fue posible notar que, en la segunda mitad de 2014, proyectos enfocados en el área de educación emocional fueron introducidos en las directrices operativas del Estado de Paraíba, con el objetivo de reducir las tasas de la violencia y promover mejoras en el aprendizaje a través de la creación de una cultura de paz. En 2017, el proyecto Liga Pela Paz fue titular en el Jornal A União, del Estado de Paraíba, presentando resultados positivos y significativos, como una reducción del 37% en los índices de violencia, un aumento del 27,4% en los índices de aprendizaje académico y un aumento de 28% de comportamientos socialmente hábiles. Es posible concluir con la recolección de datos la efectividad que tienen la afectividad y las emociones cuando se trabajan a favor del aprendizaje.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta