DSpace/Manakin Repository

Formação dos preços de venda: uma investigação da influência dos custos nas indústrias alimentícias do setor de laticínio na cidade de Sousa – PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID VIANA, R. A. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6468490139400840 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MELO, Janaina Ferreira Marques de.
dc.contributor.advisor1ID MELO, J. F. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3911525923489278 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 CIRNE, Gianinni Martins Pereira.
dc.contributor.advisor-co1ID CIRNE, G. M. P. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/3631912160699084 pt_BR
dc.contributor.referee1 SAMPAIO, Francisco Jean Carlos de Sousa.
dc.contributor.referee1ID SAMPAIO, F. J. C. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 LEMENHE, Flávio.
dc.contributor.referee2ID LEMENHE, F. pt_BR
dc.description.resumo Nas últimas décadas ocorreram várias mudanças nas estratégias e práticas gerenciais das empresas brasileiras, ocasionadas pela concorrência de um mercado globalizado e, direcionadas pela gestão da contabilidade de custos. Nesse sentido, entende-se que os custos possuem importância fundamental na geração dos Preços de Venda, tornando possível verificar a obtenção de lucro. Assim, o objetivo geral desse estudo é o de verificar a relação dos custos com a metodologia para a formação do preço de venda nas indústrias alimentícias do setor de lacticínio da cidade de Sousa – PB. Classificando o estudo como bibliográfico, descritivo e pesquisa de campo, realizou-se uma entrevista com os gestores das empresas. Conforme a análise, a maioria das empresas respondeu que formam seus preços de vendas baseados nos seus custos (fixos e variáveis), considerando ainda a criação desse valor em cima do seu lucro desejado (margem de 45%). Todavia, se o preço do mercado estiver inferior ao da empresa, os gestores buscam alternativas para equiparar os mesmos, reduzindo sua margem de lucro. Destarte, entende-se que essas organizações utilizam-se do método custo-meta na formação do preço de venda. As informações geradas pela contabilidade são incompletas no que se trata da apuração e metodologia dos custos apropriados. Foi verificada pouca participação do contador em gerar informações gerenciais. Neste sentido, os gestores não estão buscando profissionalização para obtenção de novas práticas gerenciais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Contabilidade Financeira pt_BR
dc.title Formação dos preços de venda: uma investigação da influência dos custos nas indústrias alimentícias do setor de laticínio na cidade de Sousa – PB. pt_BR
dc.date.issued 2013-04-19
dc.description.abstract In recent decades there were several changes in the strategies and management practices of Brazilian firms, occasioned by the competition of a globalised market and, directed by the management of cost accounting. In this sense, it is considered that the costs have fundamental importance in the generation of sales prices, making it possible to check the profit. Thus, the aim of this study is to identify the methodology adopted by the food industry, the dairy product sector of the city of Sousa – PB, is formed the selling price of the products and their relationship with the costs defendants by their activities. Sorting the study as bibliographic descriptive and field research, held an interview with the managers of the companies. The majority of companies in analysis, replied that form its sales prices based on their costs (fixed and variable), whereas even the creation of this value on top of your desired profit (margin of 45%). However, if the market price is lower than the company's managers seek alternatives to equate them, reducing their profit margin, it means that these organizations are used the cost method in the target price formation sale. It is believed that the information generated by the accounts department are incomplete in that it is the determination of the costs and an appropriate method of accounting, as well as due to the low participation of the meter to generate more information that can help managers in their decision-making processes. It was also identified in the analysis that the companies are not looking for professionalism on the part of their managers in order to obtain an adoption of management practices more efficient, and the use of costing methods, and consider the market in which the company operates, because only then, It is impossible to form a fair and reasonable price for the product. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16657
dc.date.accessioned 2020-12-11T17:30:08Z
dc.date.available 2020-12-11
dc.date.available 2020-12-11T17:30:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Métodos de custeio pt_BR
dc.subject Tomada de decisão pt_BR
dc.subject Gestão empresarial pt_BR
dc.subject Informações gerenciais pt_BR
dc.subject Análise custo-volume-lucro pt_BR
dc.subject Preço de venda pt_BR
dc.subject Costing methods pt_BR
dc.subject Decision-making pt_BR
dc.subject Business management pt_BR
dc.subject Management information pt_BR
dc.subject Cost-volume-profit analysis pt_BR
dc.subject Sale price pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIANA, Renato Alex Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Formation of sales prices: an investigation of the influence of costs in the food industries of the dairy sector in the city of Sousa - PB. pt_BR
dc.identifier.citation VIANA, Renato Alex Lima. Formação dos preços de venda: uma investigação da influência dos custos nas indústrias alimentícias do setor de laticínio na cidade de Sousa – PB. 2013. 63fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta