dc.creator.ID |
ALBUQUERQUE, V. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
GUILHERME, Hipónio Fortes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
GUILHERME, H. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA, Alexandre Wállace Ramos. |
|
dc.contributor.referee1ID |
PEREIRA, A. W. R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
DELFINO, Islânia Andrade de Lira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
DELFINO, I. A. L. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Diante de um mercado tão competitivo, o ambiente empresarial está cada vez mais complexo e desafiador, e as empresas tiveram que definir novas estratégias para poder dar continuidade as suas atividades. Pois, os profissionais contábeis precisam atender as necessidades de seus clientes, auxiliando os gestores no desenvolvimento da empresa, dando suporte para a tomada de decisões o que exige uma constante atualização e qualificação profissional. Neste contexto, o objetivo proposto por esta pesquisa foi investigar a percepção dos gestores das micro e pequenas empresas do Município de Cajazeiras – PB sobre a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais contábeis. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico, de campo e descritivo, a partir de uma amostra não probabilística de 44 empresas, extraída de uma população de 1.312 micro e pequenas empresas que atuam no município de Cajazeiras, PB. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário estruturado com base em questões que atendessem aos objetivos propostos por essa pesquisa. Como resultado, conclui-se que poucos são os empresários que demonstram estar satisfeitos com a qualidade dos serviços contábeis e a maioria não têm consciência se os serviços têm qualidade ou não, pois demonstram indiferença em relação à qualidade aos serviços contábeis. Entretanto, os profissionais contábeis são vistos, como responsáveis por executar atividades voltadas apenas para as obrigações fiscais das empresas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Contabilidade |
pt_BR |
dc.title |
Qualidade dos serviços contábeis sob a ótica dos gestores das micro e pequenas empresas: um estudo no Município de Cajazeiras, PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-04-18 |
|
dc.description.abstract |
Faced with such a competitive market, the business environment is becoming increasingly complex and challenging, and companies had to define new strategies to be able to continue their activities. For accounting professionals need to meet the needs of its customers, assisting managers in enterprise development, providing support for decision making which requires a constant updating and qualification. In this context, the objective proposed by this research was to investigate the perception of managers of micro and small enterprises in the city of Cajazeiras - PB on the quality of services provided by accounting professionals. Therefore, we performed a bibliographic study, field and descriptive, from a non-probability sample of 44 companies, from a population of 1,312 micro and small enterprises operating in the municipality of Cajazeiras PB. To collect data, we used a structured questionnaire based on questions that met the objectives proposed by this research. As a result, it is concluded that there are few entrepreneurs who report being satisfied with the quality of accounting services and most are unaware that the services are quality or not, they show indifference to quality financial services. However, accounting professionals are seen as responsible for performing activities related only to tax liabilities of companies. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16659 |
|
dc.date.accessioned |
2020-12-11T18:43:58Z |
|
dc.date.available |
2020-12-11 |
|
dc.date.available |
2020-12-11T18:43:58Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Percepção dos Gestores |
pt_BR |
dc.subject |
Serviços Contábeis |
pt_BR |
dc.subject |
Micro e Pequenas Empresas |
pt_BR |
dc.subject |
Tomada de Decisões |
pt_BR |
dc.subject |
Qualidade dos Serviços Prestados |
pt_BR |
dc.subject |
Profissionais Contábeis |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema de Informação Contábil |
pt_BR |
dc.subject |
Perception of Managers |
pt_BR |
dc.subject |
Accounting Services |
pt_BR |
dc.subject |
Micro and Small Businesses |
pt_BR |
dc.subject |
Decision-Making |
pt_BR |
dc.subject |
Quality of Services Provided |
pt_BR |
dc.subject |
Accounting Professionals |
pt_BR |
dc.subject |
Accounting Information System |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALBUQUERQUE, Valkiria de Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Quality of accounting services from the perspective of managers of micro and small companies: a study in the Municipality of Cajazeiras, PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALBUQUERQUE, Valkiria de Souza. Qualidade dos serviços contábeis sob a ótica dos gestores das micro e pequenas empresas: um estudo no Município de Cajazeiras, PB. 2013. 77fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013. |
pt_BR |