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A percepção dos docentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) do campus de Sousa frente ás mudanças na contabilidade provocadas pelo processo de convergência ás normas internacionais.

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dc.creator.ID LIRA, V. P. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8389759452828648 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, R. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7255410765448943 pt_BR
dc.contributor.referee1 REIS, Cristiane Queiroz.
dc.contributor.referee1ID REIS, C. Q. pt_BR
dc.contributor.referee2 RODRIGUES, Marconi.
dc.contributor.referee2ID RODRIGUES, M. pt_BR
dc.description.resumo Com a promulgação da Lei 11638/07 e posteriormente a 11941/09 foi aberto um espaço significativo na contabilidade brasileira para novas praticas contábeis, trazendo inovações e se iniciando o processo de Convergência das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) através dos Pronunciamentos, orientações técnicas e Interpretações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).O atual cenário da contabilidade no Brasil estar diretamente ligado ao processo de convergência às normas internacionais de contabilidade através da Lei 11.638/07 que tornou a contabilidade mais voltada para princípios do que para normas, levando-se em consideração a essência sob a forma dos procedimentos contábeis.Dentro deste cenário a pesquisa foi delineada em torno do objetivo de verificar como os docentes do Curso de Ciências Contábeis da UFCG do Campus de Sousa-PB percebem as mudanças na Contabilidade trazidas pelo Processo de convergência ás Normas Internacionais de Contabilidade.A metodologia utilizada quanto aos objetivos é descritiva e exploratória; quanto aos procedimentos é bibliográfica e de levantamento ou Survey, onde foi aplicado um questionário com os docentes da área contábil da UFCG do Campus de Sousa-PB e quanto à abordagem do problema é qualitativa. A análise é feita através de tabelas com percentuais representando a amostra da pesquisa e as respostas em questão.A pesquisa em foco é voltada para os docentes da área contábil, ou seja, a visão que eles têm a respeito do impacto que as normas internacionais de contabilidade causaram a contabilidade brasileira sob o aspecto do processo de convergência. O estudo é direcionado para os docentes tendo em vista que estes são os transmissores diretos de conhecimento aos seus discentes, e são esses alunos que futuramente poderão estar atuando no mercado de trabalho. A mesma conseguiu alcançar seu objetivo, verificando que os docentes estão vendo o processo de convergência como um processo relevante para os discentes, acreditam que é importante que eles tenham conhecimento dessas novas praticas contábeis, já que estes são os futuros profissionais do mercado e estão trazendo para sala de aula esses novos conhecimentos de maneira bastante satisfatória. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Contabilidade pt_BR
dc.title A percepção dos docentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) do campus de Sousa frente ás mudanças na contabilidade provocadas pelo processo de convergência ás normas internacionais. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract With the enactment of Law 11638/07 and later to 11 941/09 was open significant space in accounting for new Brazilian accounting practices, bringing innovations and starting the process of convergence of International Financial Reporting Standards (IFRS) through pronouncements, technical guidance, and interpretations of the Accounting Pronouncements Committee (CPC).The current scenario of accounting in Brazil is directly connected to the process of convergence with international accounting standards by Law 11.638/07 which made accounting more focused on principles than on rules, taking into consideration the essence in the form of accounting procedures.Within this scenario the research aims to check how teachers of the Accounting Course, at UFCG (Sousa – Paraíba) face these changes in accounting brought by the convergence process to International Accounting Standards.The methodology regarding the goals is descriptive and exploratory, as to the procedures, it is bibliographic or Survey, where it is going to be used as a questionnaire with teachers in the field of accounting at UFCG (Sousa-PB), and as regards to the approach of the problem, it is qualitative. The analysis is done through tables with percentages representing the research sample and the response at issue.The research has target teachers of the accounting field, that is, their perspective about the impact that international accounting standards caused Brazilian accounting under the aspect of the convergence process. The study is directed to teachers considering that they are the direct transmitters of knowledge to their students, and these students in the future may be acting in the business market. The same could achieve his goal, noting that teachers are seeing the convergence process as a process relevant to the students, believe that it is important that they are aware of these new accounting practices, as they are the future professionals of the market and are bringing for the classroom that foreground fairly well. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16660
dc.date.accessioned 2020-12-11T22:13:54Z
dc.date.available 2020-12-11
dc.date.available 2020-12-11T22:13:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Normas Internacionais de Contabilidade pt_BR
dc.subject Comitê de Pronunciamentos Contábeis pt_BR
dc.subject Processo de convergência pt_BR
dc.subject Mudanças na Contabilidade pt_BR
dc.subject Atualização profissional acadêmica pt_BR
dc.subject Procedimentos contábeis pt_BR
dc.subject International Accounting Standards pt_BR
dc.subject Accounting Pronouncements Committee pt_BR
dc.subject Convergence process pt_BR
dc.subject Changes in Accounting pt_BR
dc.subject Academic Professional Update pt_BR
dc.subject Accounting procedures pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIRA, Vanailma Barbosa Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The perception of professors in the Accounting Sciences course at the Federal University of Campina Grande (UFCG) on the Sousa campus in the face of changes in accounting caused by the process of convergence to international standards. pt_BR
dc.identifier.citation LIRA, Vanailma Barbosa Pereira. A percepção dos docentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) do campus de Sousa frente ás mudanças na contabilidade provocadas pelo processo de convergência ás normas internacionais. 2013. 48fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013. pt_BR


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