DSpace/Manakin Repository

Habilidades e competências do profissional contábil: um estudo comparativo entre discentes, docentes e empresários.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SARMENTO, F. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1 REIS, Cristiane Queiroz.
dc.contributor.advisor1ID REIS, C. Q. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6241598243059789 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTI, Janeide Albuquerque.
dc.contributor.referee1ID CAVALCANTE, J. A. pt_BR
dc.contributor.referee2 RODRIGUES, Marconi Araújo.
dc.contributor.referee2ID RODRIGUES, M. A. pt_BR
dc.description.resumo Esse estudo teve como objetivo apresentar a percepção dos discentes, docentes e empresários no que concernem as habilidades e competências do profissional contábil. Através da aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas, aplicado aos docentes da UFCG, campus Sousa-PB, como também aos seus discentes prováveis concluintes em 2012.1 e, aos empresários atuantes na respectiva Cidade. A pesquisa usou como metodologia um estudo bibliográfico, descritivo, exploratório e de campo, com uma abordagem quantitativa. De forma que, um dos objetivos alcançados foi o de realizar uma auto-avaliação dos discentes com relação às habilidades e competências adquiridas no decorrer do curso. Verificando na analise dos resultados que foram adquiridas, pela maioria dos respondentes (60%), habilidades como a comunicação eficaz, e a criatividade e inovação e, competências como o desenvolvimento do raciocínio lógico e critico sobre a organização (acima de 70%). Com relação aos docentes, foi possível identificar as competências, entre elas: formular e interpretar projetos, além de ser usuário de dados, produzindo informações e conhecimentos (80%). Quanto às habilidades, as mais citadas pelos mesmos foram: Comunicação eficaz, motivação, dinamismo e capacidade de gestão (80%). Quanto as expectativas dos empresários, as competências estão relacionadas com a capacidade de identificar problemas, formular e implantar soluções (100%) Quanto as habilidades, as mais citadas foram: Relacionamento Interpessoal, a Criatividade e inovação, a Capacidade de gestão (50%). Nesse contexto, entende-se na visão dos respondentes, de um modo geral, e que o profissional contábil precisa ter iniciativas, ser criativo e ágil, já que ele é responsável pela organização dos serviços da Contabilidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Contabilidade pt_BR
dc.title Habilidades e competências do profissional contábil: um estudo comparativo entre discentes, docentes e empresários. pt_BR
dc.date.issued 2012-11-08
dc.description.abstract This study aimed to present the perceptions of students, teachers and contractor in that regard the skills and competencies of Accounting Professional. Through a questionnaire with open and closed questions, applied to the Faculty of Federal University of Campina Grande (UFCG), campus Sousa-PB, but also to their graduating students likely 2012.1 and entrepreneurs working in their city. The research methodology used as a bibliographic and descriptive with a quantitative and qualitative approach. So that, one of the goals achieved was to carry out a self-evaluation of the learners with the skills and competences acquired in the course. Noting in the analysis of the results that were acquired by the majority of respondents (60 %), skills such as effective communication, and creativity and innovation, and expertise as the development of logical reasoning and critical about the organization (above 70 %). As for skills, the most cited were the same: effective communication, motivation, and dynamism and capacity management (80%). As the expectations of entrepreneurs, skills relate to the ability to identify problems, formulate and implement solutions (100%). As for the skills, the most cited were: Interpersonal Relationship, creativity and innovation, the capacity of management (50 %). In this context, it is understood in the vision of the respondents, in general, that the professional accounting needs have initiatives, be creative and agile, since he is responsible for organizing the services of Accounting. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16663
dc.date.accessioned 2020-12-11T23:32:52Z
dc.date.available 2020-12-11
dc.date.available 2020-12-11T23:32:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Habilidades e Competências pt_BR
dc.subject Profissional Contábil pt_BR
dc.subject Ensino de Contabilidade pt_BR
dc.subject Novas Práticas de Gerenciamento pt_BR
dc.subject Tomada de Decisão pt_BR
dc.subject Informações Contábeis pt_BR
dc.subject Skills and Competences pt_BR
dc.subject Accounting Professional pt_BR
dc.subject Accounting Teaching pt_BR
dc.subject New Management Practices pt_BR
dc.subject Decision-Making pt_BR
dc.subject Accounting Information pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SARMENTO, Fabricio Bezerra.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Skills and competencies of the accounting professional: a comparative study among students, teachers and entrepreneurs. pt_BR
dc.identifier.citation SARMENTO, Fabricio Bezerra. Habilidades e competências do profissional contábil: um estudo comparativo entre discentes, docentes e empresários. 2012. 65fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2012. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta