dc.creator.ID |
NUNES, M. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8141362331388328 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NÓBREGA, M. M. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2123326909056011 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NÓBREGA, Geralda Medeiros. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Márcia Tavares. |
|
dc.description.resumo |
Este estudo sobre o ensino de literatura no nível médio de escolaridade possibilitou
verificar que os alunos apresentam dificuldades na aprendizagem da literatura devido a
um distanciamento entre as formas de abordagem do texto literário em sala de aula e o
que se espera deles, enquanto candidatos a uma vaga na universidade através da
avaliação que é feita pelos exames vestibulares. Assim, julgou-se viável e pertinente a
utilização de um método de ensino de literatura que privilegiasse o estudo e a análise de
textos literários considerando o papel do leitor e o contexto social de produção e uso da
literatura, ou seja, o método recepcional, buscando atender às expectativas dos alunos
da 3ª série do ensino médio que pretendem concorrer a uma vaga na universidade. Além
de analisar algumas questões das provas de literatura dos exames vestibulares das três
universidades públicas da Paraíba, este trabalho inclui também uma descrição das
atividades referentes ao romance São Bernardo de Graciliano Ramos que constam em
cinco manuais de literatura do ensino médio e uma proposta de leitura do referido
romance numa perspectiva de leitura comparada com o romance inglês O Morro dos
Ventos Uivantes de Emily Brontë. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Literatura e vestibular: a leitura literária pelo método recepcional na 3ª série do ensino médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007-01 |
|
dc.description.abstract |
This study on the literature teaching in the medium level of education made possible to
verify that the students present difficulties in the learning of the literature due to an
estrangement among the forms of approach of the literary text in classroom and what it is
waited of them, while candidates to a vacancy in the university through the evaluation that
is done by the selective examinations. Like this, it was considerated viable and pertinent
the utilization of a method of literature teaching that privileged the study and the analysis
of literary texts considering the reader's role and the social context of production and use
of the literature, in other words, the method recepcional, looking for to assist to the
students' of the 3rd series of the medium teaching expectations who intend to compete a
vacancy in the university. Besides analyzing some questions of the proofs of literature of
the selective examinations of the three public universities of Paraíba, this work also
includes a description of the activities reffering to Graciliano Ramos’ novel São Bernardo
that consist in five manuals of literature of the medium teaching and a proposal of reading
of the referred novel in a perspective of compared reading with the English novel Emily
Brontë's Wuthering Heights. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1666 |
|
dc.date.accessioned |
2018-09-10T16:07:16Z |
|
dc.date.available |
2018-09-10 |
|
dc.date.available |
2018-09-10T16:07:16Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Método Recepcional - Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura Literária |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura e Vvestibular |
pt_BR |
dc.subject |
Estética da Recepção - Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Literatura - Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem da Literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Literature Teaching - High School |
pt_BR |
dc.subject |
Literature and College Entrance Exams |
pt_BR |
dc.subject |
Receptive Method - Reading |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NUNES, Marta Lúcia. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Literature and vestibular: the literary reading by the receptional method in the 3 rd high school series. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NUNES, Marta Lúcia. Literatura e vestibular: a leitura literária pelo método recepcional na 3ª série do ensino médio. 2007. 19f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1666 |
pt_BR |