DSpace/Manakin Repository

Literatura e vestibular: a leitura literária pelo método recepcional na 3ª série do ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NUNES, M. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8141362331388328 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
dc.contributor.advisor1ID NÓBREGA, M. M. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2123326909056011 pt_BR
dc.contributor.referee1 NÓBREGA, Geralda Medeiros.
dc.contributor.referee2 SILVA, Márcia Tavares.
dc.description.resumo Este estudo sobre o ensino de literatura no nível médio de escolaridade possibilitou verificar que os alunos apresentam dificuldades na aprendizagem da literatura devido a um distanciamento entre as formas de abordagem do texto literário em sala de aula e o que se espera deles, enquanto candidatos a uma vaga na universidade através da avaliação que é feita pelos exames vestibulares. Assim, julgou-se viável e pertinente a utilização de um método de ensino de literatura que privilegiasse o estudo e a análise de textos literários considerando o papel do leitor e o contexto social de produção e uso da literatura, ou seja, o método recepcional, buscando atender às expectativas dos alunos da 3ª série do ensino médio que pretendem concorrer a uma vaga na universidade. Além de analisar algumas questões das provas de literatura dos exames vestibulares das três universidades públicas da Paraíba, este trabalho inclui também uma descrição das atividades referentes ao romance São Bernardo de Graciliano Ramos que constam em cinco manuais de literatura do ensino médio e uma proposta de leitura do referido romance numa perspectiva de leitura comparada com o romance inglês O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Brontë. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Literatura e vestibular: a leitura literária pelo método recepcional na 3ª série do ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2007-01
dc.description.abstract This study on the literature teaching in the medium level of education made possible to verify that the students present difficulties in the learning of the literature due to an estrangement among the forms of approach of the literary text in classroom and what it is waited of them, while candidates to a vacancy in the university through the evaluation that is done by the selective examinations. Like this, it was considerated viable and pertinent the utilization of a method of literature teaching that privileged the study and the analysis of literary texts considering the reader's role and the social context of production and use of the literature, in other words, the method recepcional, looking for to assist to the students' of the 3rd series of the medium teaching expectations who intend to compete a vacancy in the university. Besides analyzing some questions of the proofs of literature of the selective examinations of the three public universities of Paraíba, this work also includes a description of the activities reffering to Graciliano Ramos’ novel São Bernardo that consist in five manuals of literature of the medium teaching and a proposal of reading of the referred novel in a perspective of compared reading with the English novel Emily Brontë's Wuthering Heights. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1666
dc.date.accessioned 2018-09-10T16:07:16Z
dc.date.available 2018-09-10
dc.date.available 2018-09-10T16:07:16Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Método Recepcional - Leitura pt_BR
dc.subject Leitura Literária pt_BR
dc.subject Literatura e Vvestibular pt_BR
dc.subject Estética da Recepção - Leitura pt_BR
dc.subject Ensino de Literatura - Ensino Médio pt_BR
dc.subject Aprendizagem da Literatura pt_BR
dc.subject Literature Teaching - High School pt_BR
dc.subject Literature and College Entrance Exams pt_BR
dc.subject Receptive Method - Reading pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NUNES, Marta Lúcia.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literature and vestibular: the literary reading by the receptional method in the 3 rd high school series. pt_BR
dc.identifier.citation NUNES, Marta Lúcia. Literatura e vestibular: a leitura literária pelo método recepcional na 3ª série do ensino médio. 2007. 19f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1666 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta