DSpace/Manakin Repository

Programa de educação tutorial (pet-nutrição): impactos e contribuições na construção e consolidação de habilidades e competências do Nutricionista.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, R. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7686470135248685 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PALMEIRA, Poliana de Araújo.
dc.contributor.advisor1ID PALMEIRA, P. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8298424599274496 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Gracielle Malheiro dos.
dc.contributor.referee2 CARDOSO, Vanille Valério Barbosa Pessoa.
dc.description.resumo A nutrição, enquanto campo científico, vem se desenvolvendo enquanto área das ciências a fim de fortalecer e ampliar suas possibilidades de intervenção, concepção, formação e locus de trabalho. Esse processo significa, entre várias dimensões, uma preocupação e crítica na e sobre a formação em saúde conforme avança-se, em 2001, a partir das competências das Diretrizes Curriculares Nacionais. Uma proposta que reforça essa discussão e implementa estratégias indutoras de mudanças curriculares que coadunam com esse propósito é Programa de Educação Tutorial – PET. Este trabalho objetivou analisar as contribuições para o desenvolvimento das habilidades e competências do nutricionista, sob à ótica de egressos do curso de Nutrição da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB. Trata-se de um estudo de avaliação qualitativa do Programa de Educação Tutorial (PETNutrição) realizado no curso de Nutrição, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité, no período de 2012 a 2019. A coleta de dado deu-se em duas etapas: aplicação de um questionário semiestruturado via Google Forms e uma entrevista on line com os egressos. A sistematização dos dados e das entrevistas se deu por meio do software Atlas T.I. seguindo a metodologia de Bardin. Os resultados mostraram que o PET se mostra como um espaço de desenvolvimento das habilidades e competências trazidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, principalmente nos projetos de extensão e pesquisa, com o contato com a comunidade e com outros profissionais de saúde, além de contribuir para o crescimento profissional, pessoal e acadêmico. O estudo mostrou que os egressos construíram pontes entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo a indissociabilidade entre os três pilares. O estudo evidenciou, também, que o PET é capaz de promover uma formação téorico-prática complementar aos conteúdos vistos em sala de aula no processo de formação do discente de Nutrição, proporcionando melhor diálogo e compreensão sobre a prática profissional. Embora o PET seja um espaço de crescimento para o discente, este estudo evidenciou que há algumas fragilidades na estrutura do programa, como e que há necessidade de mais estudos que possam orientar futuras avaliações do programa. A partir disso, fica evidente a importância da instituição de ensino superior no reconhecimento do papel do PET na formação do aluno de graduação, e que esta esteja comprometida na construção de parcerias com o serviço público que garantam espaços para que o PET proporcione uma formação acadêmica, profissional e pessoal, de habilidades e competências necessárias à prática profissional. Ainda, são necessários mais estudos na área que orientem processos de avaliação no programa, levando em consideração as características individuais e a dinâmica de cada grupo PET. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Nutrição pt_BR
dc.title Programa de educação tutorial (pet-nutrição): impactos e contribuições na construção e consolidação de habilidades e competências do Nutricionista. pt_BR
dc.date.issued 2020-11-30
dc.description.abstract Nutrition, as a scientific field, has been developing as an area of sciences in order to expand and expand the possibilities of intervention, training, training and locus of work. This process means, among several dimensions, a concern and criticism in health education as it progresses, in 2001, from the competences of the National Curriculum Guidelines. A proposal that reinforces this discussion and implements strategies that induce curricular changes that are consistent with this purpose is the Tutorial Education Program - PET. This study aimed to analyze the contributions to the development of the skills and competences of the nutritionist, from the perspective of graduates of the Nutrition course at the Federal University of Campina Grande, campus CuitéPB. This is a qualitative assessment study of the Tutorial Education Program (PET-Nutrição) carried out in the Nutrition course, at the Federal University of Campina Grande, campus Cuité, in the period from 2012 to 2019. Data collection took place in two stages: application of a semi-structured questionnaire via Google Forms and an online interview with graduates. The systematization of data and identification took place using the Atlas T.I. software following Bardin's methodology. The results showed that PET shows itself as a space for the development of skills and competencies brought by the National Curriculum Guidelines, mainly in extension and research projects, with contact with the community and with other health professionals, in addition to contributing to growth professional, personal and academic. The study showed that graduates built bridges between teaching, research and extension activities, strengthening the inseparability between the three pillars. The study also showed that PET is capable of promoting theoretical-practical training that is complementary to the contents seen in the classroom in the process of training the Nutrition student, providing better dialogue and understanding about professional practice. Although PET is a space for growth for the student, this study showed that there are some weaknesses in the program structure, as well as that there is a need for more studies that can guide future evaluations of the program. From this, it is evident the importance of the higher education institution in recognizing the role of PET in the training of undergraduate students, and that it is committed to building partnerships with the public service that guarantee spaces for PET to provide academic training. , professional and personal, of skills and competencies necessary for professional practice. Still, more studies are needed in the area to guide the evaluation processes in the program, taking into account the individual characteristics and dynamics of each PET group pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16688
dc.date.accessioned 2020-12-15T15:45:33Z
dc.date.available 2020-12-15
dc.date.available 2020-12-15T15:45:33Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Mercado de Trabalho pt_BR
dc.subject Programa social pt_BR
dc.subject Nutricionista pt_BR
dc.subject Nutrição humana pt_BR
dc.subject Pet-nutrição pt_BR
dc.subject Nutricionista formação pt_BR
dc.subject University education pt_BR
dc.subject Job market pt_BR
dc.subject Social program pt_BR
dc.subject Nutritionist pt_BR
dc.subject Human nutrition pt_BR
dc.subject Pet-nutrition pt_BR
dc.subject Nutritionist training pt_BR
dc.subject Enseñanza superior
dc.subject Mercado de trabajo
dc.subject Nutrición humana
dc.subject Nutrición de mascotas
dc.subject Formación de nutricionistas
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Raymme Ramos de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Tutorial education program (pet-nutrition): impacts and contributions in the construction and consolidation of skills and competences of the Nutritionist. pt_BR
dc.title.alternative Programa de educación tutorial (pet-nutrition): impactos y aportes en la construcción y consolidación de habilidades y competencias del Nutricionista.
dc.identifier.citation ARAÚJO, Raymme Ramos de. Programa de educação tutorial (pet-nutrição) :impactos e contribuições na construção e consolidação de habilidades e competências do Nutricionista. 2020. 82 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2020. pt_BR
dc.description.resumen La nutrición, como campo científico, se viene desarrollando como área de la ciencia con el fin de fortalecer y ampliar sus posibilidades de intervención, concepción, formación y locus de trabajo. Este proceso significa, entre varias dimensiones, una preocupación y crítica en y sobre la educación en salud, tal como se avanzó en 2001, a partir de las competencias de las Directrices Curriculares Nacionales. Una propuesta que refuerza esta discusión e implementa estrategias para inducir cambios curriculares acordes con este propósito es el Programa de Educación Tutorial – PET. Este estudio tuvo como objetivo analizar las contribuciones para el desarrollo de habilidades y competencias del nutricionista, en la perspectiva de los egresados ​​de la carrera de Nutrición de la Universidad Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB. Se trata de un estudio de evaluación cualitativa del Programa de Educación Tutorial (PETNutrição) realizado en la carrera de Nutrición de la Universidad Federal de Campina Grande, campus Cuité, de 2012 a 2019. La recolección de datos ocurrió en dos etapas: aplicación de un cuestionario semiestructurado cuestionario a través de Google Forms y una entrevista en línea con los graduados. La sistematización de datos y entrevistas se realizó utilizando el Atlas T.I. siguiendo la metodología de Bardin. Los resultados mostraron que el PET se muestra como un espacio para el desarrollo de habilidades y competencias que traen las Directrices Curriculares Nacionales, principalmente en proyectos de extensión e investigación, con contacto con la comunidad y con otros profesionales de la salud, además de contribuir al crecimiento profesional, personal y académico. El estudio mostró que los egresados ​​construyeron puentes entre las actividades de docencia, investigación y extensión, fortaleciendo la inseparabilidad entre los tres pilares. El estudio también mostró que el PET es capaz de promover una formación teórico-práctica que complemente los contenidos vistos en el aula en el proceso de formación de los estudiantes de Nutrición, proporcionando un mejor diálogo y comprensión de la práctica profesional. Si bien el PET es un espacio de crecimiento para el estudiante, este estudio mostró que existen algunas debilidades en la estructura del programa, tales como y que existe la necesidad de más estudios que puedan orientar futuras evaluaciones del programa. A partir de ello, se evidencia la importancia de la institución de educación superior en reconocer el papel del PET en la formación de los estudiantes de pregrado, y que se comprometa a construir alianzas con el servicio público que garanticen espacios para que el PET brinde formación académica, profesional y personales, de habilidades y competencias necesarias para el ejercicio profesional. Aún así, se necesitan más estudios en el área que orienten los procesos de evaluación en el programa, teniendo en cuenta las características y dinámicas individuales de cada grupo PET.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta