DSpace/Manakin Repository

Manual do professor de língua portuguesa: da caracterização do gênero à leitura dos professores.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NÓBREGA, G. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 RAFAEL, Edmilson Luiz.
dc.contributor.advisor1ID RAFAEL, E. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2629616354978358 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Denise Lino de.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Socorro.
dc.description.resumo Ao discutirmos sobre formação docente, não podemos esquecer questões que envolvem o material escrito que se presta a auxiliar o professor com informações teórico-metodológicas relacionadas ao ensino de língua. Por isso, o nosso interesse em analisar o manual do professor que geralmente se encontra no final dos livros didáticos, a fim de verificar como se organiza esse gênero para cumprir as suas funções e identificar os tipos de referências que são ativadas na construção de sua textualidade e na leitura das professoras informantes. Para materializarmos esses objetivos, analisamos dois manuais do professor presentes nos livros didáticos destinados ao ensino médio, a saber, Português: linguagens, de Cereja & Magalhães (2003) e Português – de olho no mundo do trabalho de Terra & Nicola (2005), ambos volume único, bem como a leitura que duas professoras de ensino médio realizaram desses manuais. Essa análise nos permitiu caracterizar o manual do professor como um gênero textual que se presta mais à divulgação científica de conceitos teóricos ligadas à área da Lingüística, do que à orientação metodológica, de modo a construir duas referências de naturezas diferentes: a acadêmico-teórica e a escolar metodológica, presentes também na leitura das professoras. Para chegarmos a esses resultados, tomamos por base os estudos de Bakhtin (2003), que refletem sobre a constituição dos gêneros textuais em função da atitude responsiva do leitor, os estudos de Leibruder (2001), Zamboni (2001) e Zamponi (2005) que abordam questões relativas à formação do gênero de divulgação científica. Além desses, contemplamos, dentre outros, Mondada & Dubois (1995), sobre o processo de referenciação e Tardif (2002) no que se refere à formação docente. Vale ressaltar que ao longo da análise foi possível constatarmos que o modo como os divulgadores dispõem as informações a respeito do ensino da produção textual escrita parecem considerarem um professor-leitor, que se encontre inserido no processo de formação continuada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Manual do professor de língua portuguesa: da caracterização do gênero à leitura dos professores. pt_BR
dc.date.issued 2008-04
dc.description.abstract The discussion on teachers’ formation cannot omit the aspects concerning the written material produced for the teacher to serve as a source of theoretical and methodological information in language teaching. In this study we try to describe how the teacher’s manual is organized so that it can accomplish its aims. Moreover, it aims at identifying the types of theoretical sources which are activated both in the textuality construction and during the reading of the manual by the teachers who participated this study. To accomplish these aims, we analyzed two teacher’s manuals present in textbooks used in secondary grades in Brazil named ‘Português: linguagens’, by Cereja & Magalhães (2003) and ‘Português – de olho no mundo do trabalho’ by Terra & Nicola (2005). We also analyzed the reading that two secondary teachers did on the two manuals. The analysis permitted to categorize the teacher’s manual as a textual genre devoted primarily to the presentation of scientific concepts and only secondarily to present methodological support. This fact produces two distinct references: the theoretical-academic and the school-methodolocal ones, also present in the two teachers’ readings. The main theoretical base for these results is formed by Bakhtin (2003) on his idea about the constitution the textual genres in relation to the reader’s active response, by the studies of Leibruder (2001) and Zambony (2001, 2005) concerning the aspects involved in the construction of the scientific popularization genres. Also contributed to our analysis Mondada & Dubois (1995), with their studies about the reference construction process, and Tardif (2002)’s approach on the teacher’s formation. It is worth mentioning that during the analysis process it was possible to conclude that the way the manuals’ authors organize the information concerning the teaching of the written text production seems to be addressed to a reader/teacher which is included in a continuous formation process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1669
dc.date.accessioned 2018-09-10T17:23:34Z
dc.date.available 2018-09-10
dc.date.available 2018-09-10T17:23:34Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Manual do Professor de Língua Portuguesa pt_BR
dc.subject Língua Portuguesa - Manual do Professor pt_BR
dc.subject Formação Docente pt_BR
dc.subject Referência Acadêmico-Teórica pt_BR
dc.subject Referência Escolar-Metodológica pt_BR
dc.subject Caracterização do Gênero - Literatura pt_BR
dc.subject Livro Didático de Português pt_BR
dc.subject Portuguese Language Teacher's Manual pt_BR
dc.subject Representação da Língua Portuguesa - Manuais pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NÓBREGA, Geovana Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Manual of the portuguese language teacher: from the characterization of the gender to the reading of the teachers. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation NÓBREGA, Geovana Sousa. Manual do professor de língua portuguesa: da caracterização do gênero à leitura dos professores. 2008. 228f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1669 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta