Dépôt DSpace/Manakin

Pops e famosinhos: identidade e performance de jovens na internet.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID SALLES, T. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2260715517859976 pt_BR
dc.contributor.advisor1 VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo.
dc.contributor.advisor1ID VILLOTA, J. M. J. I. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2127724493136540 pt_BR
dc.contributor.referee1 QUEIROZ, Tereza Correia.
dc.contributor.referee2 PAULO, Maria de Assunção Lima de.
dc.contributor.referee3 GRÜNEWARD, Rodrigo de Azeredo.
dc.description.resumo Esse trabalho é resultado de uma ampla pesquisa em torno de indivíduos populares na internet, cujas atuações conseguem reunir milhares de jovens que passam a segui-los em suas mídias sociais e fora delas. Fazendo uso das contribuições teóricas das Ciências Sociais contemporâneas e do instrumental da metodologia qualitativa, é feita uma análise do processo de construção das identidades e performances de pops e de famosinhos, termo criado por esses jovens para identificá-los nas mídias sociais, nas cidades de João Pessoa e de São Paulo. Em um processo reflexivo, pops e famosinhos procuram se diferenciar dos seus seguidores e de outros jovens famosos na internet através das suas ações expressas em fotos e posts publicados no facebook. Para esses jovens, as fotos são as grandes responsáveis pelas suas popularidades na rede e eles manipulamnas a fim de causar a impressão necessária. Nesse sentido, os perfis pessoais de pops e de famosinhos na internet são mídias, veículos nos quais eles fazem circular cotidianamente os seus “estilos” e as suas atitudes “diferentes”. Para os garotos e garotas informantes da pesquisa, o “jovem” de hoje em dia é mais “livre”, pois a internet permite a comunicação deles com jovens de outras cidades, Estados e até países, sem intermediários. Eles próprios regulam as suas mídias sociais e nessa perspectiva a rede se configura como um espaço propício para a concepção de suas identidades de jovem. Assim, ser jovem para esses agentes é zoar e curtir, uma vez que eles encaram essa identidade de pops e de famosinhos como uma fase das suas vidas que logo irá passar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências sociais pt_BR
dc.title Pops e famosinhos: identidade e performance de jovens na internet. pt_BR
dc.date.issued 2016-02
dc.description.abstract This work is the result of a broad research about highly popular young internet individuals whose actions can gather thousands of fans in their social media profiles and outside the internet as well. Through the use of theoretical contributions from social sciences, we made an analysis of the identity construction process and performance of pops and famosinhos, terms created by these young people to allow their identification on the social media in the cities of João Pessoa and São Paulo. As part of a reflexive process, pops and famosinhos aim to be different from their own followers and from other popular teenagers on the internet through their actions expressed by pictures of themselves and posts on facebook. To them, the pictures are the main reason of their popularity in the web and they manipulate the photography in order to achieve a desirable effect. In this sense, their personal profiles are Medias, communication vehicles which they feed with information about their style and their unusual attitude. To these boys and girls who were informants of this research, the youth of nowadays is freer than ever, as the internet allows faceto-face communication with people from other cities, states and even countries. They regulate their own media by themselves and, in such perspective, the network becomes a suitable space for the conception of their identities as young people. Therefore, to be young for these agents is to have fun and enjoy life, once they acknowledge that the identity of being a pop or famosinho is a phase of their lives that will soon be over. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/166
dc.date.accessioned 2017-11-30T15:19:11Z
dc.date.available 2017-11-30
dc.date.available 2017-11-30T15:19:11Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Jovens e internet pt_BR
dc.subject Redes sociais e jovens pt_BR
dc.subject famosinhos pt_BR
dc.subject Jovens pops pt_BR
dc.subject Construção de identidade pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator Salles, Tatiana Rocha de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation VENÂNCIO, Tatiana Rocha de Salles. Pops e famosinhos: identidade e performance de jovens na internet. 2016. 157f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais). Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/166 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte