dc.creator.ID |
SANTOS, F. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0436586138529923 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PASCOAL, Francilene Figuêiredo da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PASCOAL, F. F. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5199220432380152 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Gigliola Marcos Bernardo de. |
|
dc.contributor.referee2 |
NUNES, Waleska de Brito. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir o papel da Atenção
Básica na prevenção e controle do câncer sob a ótica dos profissionais da ESF, por
meio da educação permanente em saúde. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisaação com enfoque qualitativo, que foi realizada por meio da técnica de oficina de
trabalho, em que os dados foram gravados e transcritos na íntegra para posterior
análise de conteúdo, segundo proposto por Bardin. A pesquisa foi realizada em uma
Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), localizada em município do Estado da
Paraíba, Brasil. Participaram da pesquisa nove profissionais de saúde da UBSF.
RESULTADOS: identificaram-se e emergiram duas categorias: a primeira categoria
denominada “Desafios para realização da Educação Permanente”, dividida em duas
subcategorias: Sobrecarga de trabalho e Desconhecimento sobre EPS e carência
nas ações de prevenção do câncer. Já a segunda categoria, foi denominada de
“Trabalho em equipe para o desenvolvimento da EPS”. CONSIDERAÇÕES FINAIS:
compreende-se a necessidade de fortalecer e ampliar a EPS na Atenção Básica de
Saúde, tendo em vista que é uma estratégia importante na concretização das
mudanças nas práticas de saúde, orientada para a melhoria da qualidade dos
serviços, possibilitando a valorização e estímulo profissional e demais benefícios
que sua prática propicia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Farmácia |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Cancerologia |
pt_BR |
dc.title |
A percepção dos trabalhadores da atenção básica na prevenção e controle do câncer por meio da educação permanente em saúde. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020-11-17 |
|
dc.description.abstract |
This work has as aim to analyze and discuss the role of the Primary Health
Care in the prevention and control of cancer under the perspective of the workers of
the ESF, through a permanent education in health. Method: It is an action research
with a qualitative approach, it was performed through the technique of workshop, in
which the data were recorded and transcribed in its entirety to a posterior analysis of
its content, as was proposed by Bardin. The research was performed in an "Unidade
Básica de Saúde da Família (UBSF)" (Basic Unit of Family Health), located in a city
of the state of Paraíba, Brazil. Ten health workers of the UBSF participated in the
research. Results: It was identified and emerged two categories: The first one
denominated "Desafios para realização da Educação Permanente" (Challenges to
the fulfillment of the Permanent Education), divided into two subcategories: Work
overload and ignorance about EPS. About the second category, it was denominated
"Trabalho em equipe para o desenvolvimento da EPS" (Teamwork to the
development of the EPS). FINAL CONSIDERATIONS: It is understood the necessity
of strengthening and broadening the EPS in the Primary Health Care, given that it is
an important strategy in the concretization of the changes in health practices,
oriented to an improvement of the quality of services, allowing the professional
development and stimulus and further advantages that its practice provides. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16706 |
|
dc.date.accessioned |
2020-12-16T14:58:47Z |
|
dc.date.available |
2020-12-16 |
|
dc.date.available |
2020-12-16T14:58:47Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Atenção básica |
pt_BR |
dc.subject |
Câncer |
pt_BR |
dc.subject |
Educação permanente |
pt_BR |
dc.subject |
Oncologia |
pt_BR |
dc.subject |
Câncer - prevenção e controle |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalhadores da atenção básica - educação permanente |
pt_BR |
dc.subject |
Basic attention |
pt_BR |
dc.subject |
Cancer |
pt_BR |
dc.subject |
Permanent Education |
pt_BR |
dc.subject |
Oncology |
pt_BR |
dc.subject |
Cancer - prevention and control |
pt_BR |
dc.subject |
Primary care workers - permanent education |
pt_BR |
dc.subject |
Atención básica |
|
dc.subject |
Educación permanente |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Fabyola Souto. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The perception of primary care workers in prevention and cancer control through permanent health education. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La percepción de los trabajadores de atención primaria en la prevención y control del cáncer a través de la educación permanente en salud. |
|
dc.identifier.citation |
SANTOS, Fabyola Souto. A percepção dos trabalhadores da atenção básica na prevenção
e controle do câncer por meio da educação permanente em saúde. 2020. 33 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2020. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo tiene como objetivo analizar y discutir el papel de la atención
Básico en la prevención y control del cáncer desde la perspectiva de los profesionales de la ESF, por
a través de la educación continua en salud. MÉTODO: Esta es una investigación-
acción con un enfoque cualitativo, que se llevó a cabo a través de la técnica de taller de
obra, en la que los datos fueron registrados y transcritos íntegramente para su posterior
análisis de contenido propuesto por Bardin. La encuesta se llevó a cabo en un
Unidad Básica de Salud de la Familia (UBSF), ubicada en un municipio del Estado de
Paraíba, Brasil. Nueve profesionales de la salud de la UBSF participaron en la investigación.
RESULTADOS: se identificaron y emergieron dos categorías: la primera categoría
denominados "Desafíos para el logro de la Educación Continuada", divididos en dos
subcategorías: sobrecarga de trabajo y falta de conocimiento sobre EPS y escasez
en acciones de prevención del cáncer. La segunda categoría se llamó
“Trabajo en equipo para el desarrollo de EPS”. CONSIDERACIONES FINALES:
se entiende la necesidad de fortalecer y expandir la EPS en Atención Primaria
Salud, considerando que es una estrategia importante en la implementación de
cambios en las prácticas de salud, encaminados a mejorar la calidad de
servicios, permitiendo la apreciación y el estímulo profesional y otros beneficios
que proporciona su práctica. |
|