DSpace/Manakin Repository

Sociedade e teatro: a linguagem dramática como recurso didático no ensino de Sociologia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID TEIXEIRA, L. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1813630060756536 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Rozenval de Almeida e.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, R. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2836968575468803 pt_BR
dc.contributor.advisor2 CORREIA, Cristiane Agnes Stolet.
dc.contributor.advisor2ID CORREIA, C. A. S.
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/7412628507443573
dc.contributor.referee1 LIMA, Júnia Marúsia Trigueiro de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2020.tccmon.teixeira
dc.description.resumo Este trabalho apresenta sugestões didáticas e abrange mudanças para o cenário da Sociologia na educação atual. Problematiza e reflete, antes de tudo, algumas singularidades e aspectos da função social da Escola como instituição e sua transformação em objeto de pesquisa da Sociologia. Nesse viés, social e transformativo, acresce dialogar o caráter do teatro unido as engrenagens sociológicas. A raiz da proposta é fincada na oferta de um guia pedagógico com a finalidade de experimentar diálogos iniciais da Sociologia e Teatro, a partir de recortes textuais adaptados que norteiam problematizações de eventos sociais. Desse modo, a partir do delineamento metodológico da OCEM-Sociologia, nossa pesquisa problematiza o uso do recurso teatral, sendo agregador ao conceito de conhecimento poderoso, desenvolvido por Michael Young (1915-2002). Dessa forma, exploramos o Portal Teatro na Escola, um website totalmente gratuito, que se configura como um espaço criado e destinado para partilhar informações e reflexões sobre o ensino de teatro na escola e na utilização em sala de aula. Assim, nesta investigação, a lupa metodológica é de cunho exploratório e bibliográfico, de natureza qualitativa, baseado em livros e alguns periódicos, sites e revistas eletrônicas com entrevistas, entre outras fontes. Por fim, essa junção, ademais, possibilitaria outras formas de as/os estudantes terem contato com diferentes propostas de apreensão, vivência e discussão do conteúdo, para então responderem, de forma eficiente, às demandas e avaliações exigidas pelo currículo. Esta evidência caracteriza, dessa forma, o teatro como uma opção pedagógica atenta para formação de experiências com uso de diferentes linguagens. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Sociedade e teatro: a linguagem dramática como recurso didático no ensino de Sociologia. pt_BR
dc.date.issued 2020
dc.description.abstract This paper presents suggestions for changes to the current education scenario. It questions and reflects, above all, some singularities and aspects of the School's social function as an institu-tion and its transformation into a research object in Sociology. In this bias, social and trans-formative, the character of the theater is added together with the sociological gears. The root of the proposal is based on the offer of a pedagogical guide with a pattern of experimenting with initial dialogues of Sociology and Theater, based on adapted textual cuts that guide the problematization of social events. Thus, from the methodological design of OCEM-Sociology, our research problematizes the use of the theatrical resource, being an aggregator to the concept of powerful knowledge, developed by Michael Young (1915-2002). In this way, we explored the Teatro na Escola Portal, a totally free website, which is configured as a space created and destined to share information and reflections on the teaching of theater in school and in the classroom. Thus, in this investigation, the methodological magnifying glass is of an exploratory and bibliographic nature, of a qualitative nature, based on books and some periodicals, websites and electronic journals with choice, among other sources. Finally, this junction, in addition, would allow other ways for students to have contact with different pro-posals for apprehension, experience and discussion of the content, so that they could respond efficiently to the demands and tests required by the curriculum. This evidence shows, in this way, the theater as a pedagogical option attentive to the formation of experiences with the use of different languages. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16708
dc.date.accessioned 2020-12-16T17:50:23Z
dc.date.available 2020-12-16
dc.date.available 2020-12-16T17:50:23Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Teatro e sociedade pt_BR
dc.subject Linguagem dramática pt_BR
dc.subject Recurso didático – teatro pt_BR
dc.subject Teatro e educação pt_BR
dc.subject Sociologia e teatro pt_BR
dc.subject Guia pedagógico – Sociologia pt_BR
dc.subject Sociology Teaching pt_BR
dc.subject Theater and society pt_BR
dc.subject Dramatic language pt_BR
dc.subject Didactic resource - theater pt_BR
dc.subject Theater and education pt_BR
dc.subject Sociology and theater pt_BR
dc.subject Pedagogical Guide - Sociology pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TEIXEIRA, Leonardo Batista.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Society and theater: the dramatic language as a didactic resource in the teaching of Sociology. pt_BR
dc.identifier.citation TEIXEIRA, Leonardo Batista. Sociedade e teatro: a linguagem dramática como recurso didático no ensino de sociologia. 68f. 2020. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16708 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta