DSpace/Manakin Repository

Formação de professores de sociologia na UFCG- Campus Sumé: o lugar da teoria e da prática.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, A. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Rozenval de Almeida e.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, R. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2836968575468803 pt_BR
dc.description.resumo A formação de professores é uma questão que deve ser sempre alvo de novas pesquisas, levando os cursos a repensarem seus modelos formativos, bem como as demandas que devem ser atendidas. O presente trabalho aborda o tema formação de professores, tendo como título: Formação de Professores de Sociologia na UFCG – Campus Sumé: O Lugar da Teoria e da Prática. Este estudo tem por objetivo analisar nos relatos dos alunos do CDSA/UFCG Campus Sumé-PB que fizeram parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, o PIBID, o lugar da teoria e da prática na formação docente. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa qualitativa, técnica documental e bibliográfica, através de teóricos que estudam e abordam o tema. A leitura da obra PIBID: Memórias de iniciação à docência faz ponte para a pesquisa com a teoria de Michael Young, na qual o autor refere-se a dois tipos de conhecimento: “o conhecimento dos poderosos” e o “conhecimento poderoso”. Neste sentido, podemos refletir que, os docentes em formação podem ter acesso a práticas que melhorem o seu desempenho e atuação profissional, e com a viabilidade de exercer a prática em sala de aula desde o início da formação, serão capazes de atingir resultados positivos, podendo-se reconhecer isto como conhecimento poderoso. A partir da análise dos dados e dos resultados alcançados nesse trabalho, ficou evidente nas memórias relatadas que é possível comprovar o lugar da teoria com ênfase da prática trazidas no Programa de Bolsa de Iniciação à Docência. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Formação de professores de sociologia na UFCG- Campus Sumé: o lugar da teoria e da prática. pt_BR
dc.date.issued 2020
dc.description.abstract Teacher training is an issue that should always be the subject of new research, leading courses to rethink their training models, as well as the demands that must be met. This work addresses the theme of teacher training with the title: Teacher Training of Sociology at UFCG Campus Sumé - The Theory and Practice Place. This study aims to analyze in students’ reports from the CDSA / UFCG Campus Sumé-PB who were part of the Scholarships Institutional Program for Teaching Initiation, PIBID (in Portuguese), the place of theory and practice in teacher education. The methodology used is a qualitative, documentary and bibliographic technique research, through theorists who study and approach the theme. The reading of the work PIBID: Memories of initiation to teaching is a bridge to the research of Michael Young's theory, in which the author refers to two types of knowledge: "the knowledge of the powerful" and "powerful knowledge". In this sense, it is possible reflect that the teachers in training may have access to practices that improve their professional label and performance, and with the feasibility of exercising the teaching practice in the classroom since the beginning of the training, they will be able to achieve positive results, being able to if you recognize this as powerful knowledge. From the analysis of the data and results achieved in this work, it was evident in the reported memories that it is possible to prove the place of theory with an emphasis on practice brought up in the Teaching Initiation Scholarship Program. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16710
dc.date.accessioned 2020-12-16T18:09:14Z
dc.date.available 2020-12-16
dc.date.available 2020-12-16T18:09:14Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de professores - Sociologia pt_BR
dc.subject Prática docente - Sociologia pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Professores de Sociologia pt_BR
dc.subject Conhecimento poderoso – Michel Young pt_BR
dc.subject Iniciação à docência – PIBID Sociologia pt_BR
dc.subject Memórias da docência – PIBID pt_BR
dc.subject Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID Sociologia pt_BR
dc.subject Teacher training - Sociology pt_BR
dc.subject Teaching practice - Sociology pt_BR
dc.subject Sociology Teaching pt_BR
dc.subject Sociology Professors pt_BR
dc.subject Powerful knowledge - Michel Young pt_BR
dc.subject Initiation to teaching - PIBID Sociology pt_BR
dc.subject Teaching memories - PIBID pt_BR
dc.subject Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID Sociology pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Andressa da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Sociology teacher training at UFCG- Campus Sumé: the place of theory and practice. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Andressa da Silva. Formação de professores de sociologia na UFCG- Campus Sumé: o lugar da teoria e da prática. 73f. 2020. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16710 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta