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A questão agrária e a formação do campesinato negro no município de Sumé – PB: uma discussão com o ensino de Sociologia.

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dc.creator.ID NASCIMENTO, T. C. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9816430687565695 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTE NETO, F. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4641855432861816 pt_BR
dc.contributor.referee1 FRANÇA, José Nascimento.
dc.contributor.referee2 SILVA, Isaac Alexandre da.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2021.dissertacao.nascimento
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.nascimento
dc.description.resumo A pesquisa foi desenvolvida a partir da percepção de um número considerável de estudantes negros camponeses, moradores, arrendatários, meeiros de minifúndios no município de Sumé, Cariri paraibano. A presença da questão agrária no Brasil dentro do ensino das escolas, é de fundamental importância para a formação reflexiva dos estudantes. Assim, o presente estudo realizou a pesquisa sobre a formação camponesa negra no município de Sumé a partir do século XIX, utilizando-se de fontes eclesiásticas, assim como cartorárias, inventários, censos, legislações, além de um aparato bibliográfico. Foi utilizado o materialismo histórico-dialético marxista para analisar as contradições existentes no campo agrário e através da luta de classes entre os latifundiários e o povo negro escravizado, formadores de uma classe campesina negra na região sumeense. Essa estratificação do povo negro camponês vem se perpetuando nos dias atuais através do sistema capitalista que se reorganiza buscando novas formas de exclusão desse povo trabalhador. Dessa forma, buscamos observar se o ensino de Sociologia no município de Sumé, problematizava as contradições que permeiam as relações sociais dos estudantes do ensino médio, enquanto camponeses negros descendentes do povo marginalizado e excluído do direito à propriedade da terra. Concluímos, ao término da pesquisa, que nos conteúdos e temas existentes no conjunto de documentos escolares e nos livros didáticos de Sociologia utilizados na rede pública e privada sumeenses, não existe relação com o povo camponês negro. Conteúdo este, imprescindível para ser incluído no componente curricular, tendo em vista, a possibilidade de uma abordagem para o conhecimento revolucionário sobre a realidade dos estudantes da região sumeense. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A questão agrária e a formação do campesinato negro no município de Sumé – PB: uma discussão com o ensino de Sociologia. pt_BR
dc.date.issued 2020-11-13
dc.description.abstract The research was developed based on the perception of a good number of black peasant students, that live as residents, tenants or sharecroppers in Sumé, Cariri paraibano. The agrarian theme in the study guide at the schools in Brazil is very important in order to have reflective formation of students. Thus, this capstone carried out a research on the black rural students’ graduation in Sumé starting on XIX century, using ecclesiastics sources, and also using notary publics, inventories, censuses, legislation besides a structured bibliographic reference. Marxist historic-dialectical materialism was used to analyze the contradictions in the agrarian field and, throughout the class struggle between the landowners and the slave black community, who formed a black peasant community in Sumé area. This part of black peasant community has been keeping themselves nowadays through the capitalist system that reorganizes themselves seeking for new ways to keep this hard work community apart. Based on that, it was observed if the Sociology’s teaching in Sumé was bringing up the problem of the contradiction that affects the social relationship among the High School students as black descendants of an excluded and marginalized people from their rights to land. At the end of this research, it was concluded that in the content and themes in the number of school documents and the Sociology books used either on a public or private school in Sumé, there is no relation with the black peasen. It is very important to add this kind of content to the curriculum, seeking a possibility to bring up the revolutionary knowledge about Sumé students' reality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16728
dc.date.accessioned 2020-12-17T02:32:36Z
dc.date.available 2020-12-17
dc.date.available 2020-12-17T02:32:36Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Campesinato negro pt_BR
dc.subject Negros camponeses pt_BR
dc.subject Sumé - PB - campesinato pt_BR
dc.subject História de Sumé - PB pt_BR
dc.subject Cariri Paraibano - campesinato pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia - campesinato pt_BR
dc.subject Camponeses pt_BR
dc.subject Questão agrária - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Povos originários - Cariri Paraibano pt_BR
dc.subject Etnocídio pt_BR
dc.subject História da Paraíba - Sesmarias pt_BR
dc.subject Sesmarias - Paraíba pt_BR
dc.subject Formação camponesa - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Materialismo histórico-dialético - Karl Marx pt_BR
dc.subject Luta de classes pt_BR
dc.subject Latifundiários - PB pt_BR
dc.subject Classe campesina negra pt_BR
dc.subject Livros didáticos - Sociologia pt_BR
dc.subject Escravidão africana - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Protocampesinato pt_BR
dc.subject São Thomé - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Censos demográficos - Paraíba pt_BR
dc.subject Capitanias hereditárias pt_BR
dc.subject Black peasantry pt_BR
dc.subject Black peasants pt_BR
dc.subject Sociology teaching - peasantry pt_BR
dc.subject Enseñanza de la sociología - campesinado pt_BR
dc.subject Campesinos negros pt_BR
dc.subject Clase campesina negra pt_BR
dc.subject Black peasant class pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Tomires da Costa e Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The agrarian issue and the formation of the black peasantry in the municipality of Sumé - PB: a discussion with the teaching of sociology. pt_BR
dc.title.alternative El tema agrario y la formación del campesinado negro en el municipio de Sumé - PB: una discusión con la docencia de la sociología. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Tomires Costa e Silva. A questão agrária e a formação do campesinato negro no município de Sumé – PB: uma discussão com o ensino de Sociologia. 2020. 308f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16728 pt_BR
dc.description.resumen La investigación fue desarrollada a partir de la percepción de un número considerable de estudiantes campesinos negros, residentes, arrendatarios y granjeros de minifundio en el municipio de Sumé, Cariri paraibano. La presencia de la cuestión agraria en Brasil dentro del plan de enseñanza en las escuelas, es de fundamental importancia para la formación reflexiva de los estudiantes. Así, el presente estudio realizo la investigación sobre la formación campesina negra en el municipio de Sumé a partir del siglo XIX, utilizando fuentes eclesiásticas, así como registros, inventarios, censos, legislaciones, además de un aparato bibliográfico. Fue utilizado el materialismo histórico dialectico marxista para analizar las contradicciones existentes en el campo agrario y a través de la lucha de clases entre latifundistas y el pueblo negro esclavizado, formadores de una clase campesina negra en la región sumeense. Esa estratificación del pueblo negro campesino se viene perpetuando en los días actuales a través del sistema capitalista que se reorganiza buscando nuevas formas de exclusión de este pueblo trabajador. De esta forma, buscamos observar si la enseñanza de Sociología en el municipio de Sumé, problematizaba las contradicciones impregnadas en las relaciones sociales de los estudiantes de enseñanza media, en cuanto a campesinos negros descendientes del pueblo marginalizado y excluido del derecho de propiedad de las tierras. Concluimos, al término de la investigación, que los contenidos y temas existentes en el conjunto de documentos escolares y en los libros didácticos de Sociología utilizados en la red pública y privada sumeenses, no tienen relación con el pueblo campesino negro. Este contenido, es imprescindible para ser incluido en el componente curricular, teniendo en vista, la posibilidad de ahondar para el conocimiento revolucionario sobre la realidad de los estudiantes de la región sumeense. pt_BR


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