DSpace/Manakin Repository

Formação de preço de venda: um estudo acerca dos métodos e estratégias utilizadas pelas concessionárias de veículos automotores nas cidades de Sousa/PB e Cajazeiras/PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, J. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2263216001299126 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BATISTA, Fabiano Ferreira.
dc.contributor.advisor1ID BATISTA, F. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6704870624223908 pt_BR
dc.contributor.referee1 MELO, Janaína Ferreira Marques de.
dc.contributor.referee1ID MELO, J. F. M. pt_BR
dc.description.resumo Com o progressivo desenvolvimento do mercado, a facilidade no acesso, e o gradativo aumento no consumo, os gestores buscam um diferencial para maximizar os seus lucros, logo, a formação de preço de venda entra como fator determinante na busca pela lucratividade, principalmente no que se refere à correta escolha da estratégia e métodos. Para que isso aconteça é necessário observar diversos fatores: informações sobre o mercado, fatores internos e externos. Atendendo assim as necessidades da empresa. Este trabalho tem como objetivo descrever os métodos de apropriação dos custos e estratégias de formação de preço utilizadas pelas concessionárias das cidades de Sousa/PB e Cajazeiras/PB, frente à relação de dependência com as montadoras, utilizando-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. Este objetivo foi obtido por meio da aplicação de questionário elaborado a partir da pesquisa bibliográfica que compõe este trabalho. A presente pesquisa contou com a colaboração de quatro concessionárias. Como resultado, constatou-se, que o método mais utilizado na formação de preços nas concessionárias é o Mark-up, e a apropriação dos custos é realizada pelo custeio por absorção na maioria. O critério ABC também foi citado, as estratégias mais utilizadas de preços competitivos são a de igualar os preços ao dos concorrentes e a de cotar por baixo do preço da competição. Diante de autos custos e forte tributação incidente o preço dos veículos são influenciados ainda por fatores internos: custos e externos: características do mercado e nas decisões das empresas concorrentes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Contabilidade pt_BR
dc.title Formação de preço de venda: um estudo acerca dos métodos e estratégias utilizadas pelas concessionárias de veículos automotores nas cidades de Sousa/PB e Cajazeiras/PB. pt_BR
dc.date.issued 2012-11-07
dc.description.abstract With the progressive development of the market, ease of access, and the gradual increase in consumption, managers seek a differential to maximize their profits, so the formation of the selling price enters as a determining factor in the quest for profitability, especially in refers to the correct choice of strategy and methods. For this to happen it is necessary to observe several factors: market information, internal and external factors. Thus meeting the needs of the company. This paper aims to describe the methods of appropriation of costs and pricing strategies used by utilities in the cities of Sousa / PB and Cajazeiras / PB, opposite the dependency relationship with automakers, using a qualitative and descriptive . This goal was achieved by using a questionnaire developed from the literature that makes this work. This study had the collaboration of four dealerships. As a result, it was found that the most common method in pricing in dealerships is the Mark-up and costs ownership is held by the absorption costing the most. The criterion was also named ABC, the most used strategies are competitively priced to match the prices of competitors and the quote below the price of the competition. Before cars and heavy taxation incident costs the price of the vehicles are still influenced by internal factors: costs and externalities: market characteristics and decisions of competitors. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16744
dc.date.accessioned 2020-12-17T19:40:57Z
dc.date.available 2020-12-17
dc.date.available 2020-12-17T19:40:57Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de Preço pt_BR
dc.subject Concessionárias pt_BR
dc.subject Informações do Mercado pt_BR
dc.subject Fatores Internos e Externos pt_BR
dc.subject Métodos de Custeio pt_BR
dc.subject Influência dos Tributos pt_BR
dc.subject Pricing pt_BR
dc.subject Concessionaires pt_BR
dc.subject Market Information pt_BR
dc.subject Internal and External fFctors pt_BR
dc.subject Costing Methods pt_BR
dc.subject Influence of Taxes pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Joelha Pereira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Sales price formation: a study about the methods and strategies used by car dealers in the cities of Sousa/PB and Cajazeiras/PB. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Joelha Pereira da. Formação de preço de venda: um estudo acerca dos métodos e estratégias utilizadas pelas concessionárias de veículos automotores nas cidades de Sousa/PB e Cajazeiras/PB. 2012. 59fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2012. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta