DSpace/Manakin Repository

Perspectivas da responsabilidade civil das empresas de compras coletivas/e-commerce à luz do Código de Defesa do Consumidor.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID QUEIROGA, L. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9239780381112990 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Jailton Macena de.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, J. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7244831858426121 pt_BR
dc.description.resumo A compra coletiva, consolidada mundialmente em 2008, estabelecida no Brasil apenas dois anos após, com o site Peixe Urbano, corresponde a nova febre mundial de consumo. Caracterizada pela venda de cupons que auferem descontos de até 90% a um específico número de interessados em um mesmo produto ou serviço, cuja venda é intermediada por um site que utiliza seu próprio nome para promover e divulgar a referida oferta. A compra coletiva passou a ser alvo de grandes reclamações quando se buscou a analisar a responsabilidade civil daqueles que deram causa aos problemas advindos desta prática comercial. Em decorrência disto, o objetivo do trabalho é deixar claro que, mesmo não havendo uma legislação específica quanto às transações comerciais eletrônicas, é perfeitamente possível aplicar o Código de Defesa do Consumidor tendo em vista a Teoria do Diálogo das Fontes como respaldo para a integração normativa evidenciada no artigo 4° da Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro. Além do mais, utilizando como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, o trabalho tem o intuito de estudar o tema suscitando os Projetos de Lei, Decretos vigentes recém publicados regulamentando a proteção ao consumidor e alguns mecanismos como a Câmarae.net, que atua de forma independente, tendo como foco a melhoria do funcionamento das transações de consumo no que tange a compra coletiva. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Direito Civil pt_BR
dc.subject.cnpq Direito do Consumidor pt_BR
dc.title Perspectivas da responsabilidade civil das empresas de compras coletivas/e-commerce à luz do Código de Defesa do Consumidor. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract The collective shopping, consolidated worldwide in 2008, was established in Brazil after only two years, with the website Peixe Urbano, corresponding the new worldwide fever consumption. Characterized by selling coupons they receive discounts up to 90% to a specific number of people interested in the same product or service, whose sale is intermediated by a site that uses its name to promote and disseminate such offer. The collective buying has become the subject of major complaints when it sought to examine the liability of those who gave rise to the problems arising from this commercial practice. As a result, the goal of this study is to make clear that even tough there is no such a specific legislation regarding electronic commercial transactions, it is possible to apply the Consumer‟s Protection Code in the view of the theory of Dialogue sources as a support to the integrated rule showed in the article 4 of the Introductory Law to the Brazilian Standards Law. Furthermore, the report aims to study the issue raising the law projects, newly approved Decree, current public policies related to e-commerce and some independent mechanisms, all for the sake of improving consumer‟s operation transactions before the collective shopping. Furthermore, the methodological procedure being used in the literature, the report aims to study the issue raising the law projects, Decrees in force recently published regulating consumer protection and some mechanisms such as the Citye.net, which operates independently, with a focus on improving the functioning of consumer transactions before the collective buying. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16755
dc.date.accessioned 2020-12-18T12:37:53Z
dc.date.available 2020-12-18
dc.date.available 2020-12-18T12:37:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator QUEIROGA, Lívia Firmino de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Perspectives of civil liability of collective purchasing / e-commerce companies in the light of the Consumer Protection Code. pt_BR
dc.identifier.citation QUEIROGA, Lívia Firmino de. Perspectivas da responsabilidade civil das empresas de compras coletivas/e-commerce à luz do Código de Defesa do Consumidor. 2013. 84 p. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2013. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta