DSpace/Manakin Repository

Alienação em relação à disciplina de sociologia no ensino médio: um estudo a partir da escola de referência em ensino médio Gil Rodrigues na cidade de Vertentes-PE.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MENEZES, M. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6545587160382370 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Luciano da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, Luciano da pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5841281179857631 pt_BR
dc.contributor.referee1 PAULO , Maria de Assunção Lima de.
dc.contributor.referee2 BELTRAME, Matheus Maria.
dc.description.resumo A presente pesquisa desenvolve um estudo de caso sobre a situação da disciplina de Sociologia na Escola de Referência em Ensino Médio Gil Rodrigues, localizada na cidade de Vertentes-PE. Objetiva refletir sobre os elementos que contribuem para que os/as alunos/as se mostrem alienados dos conteúdos desta disciplina. Nesse sentido, o referencial teórico articula a concepção de alienação de Marx (1982, 2004, 2011, 2013), Marx e Engels (2010, 2011a, 2011b) e sua recepção no contexto brasileiro (RANIERI; FREIRE, 2000, 2017). Busca-se, dessa forma, uma apropriação reflexiva do conceito de alienação para realizar uma interpretação da dinâmica do funcionamento do ensino de sociologia nas escolas públicas a partir das perspectivas do/a professor/a e dos/as alunos/as (HANDFAS, MAIÇARA e FRAGA; LEAL e YOUNG; CARNIEL e BUENO, 2015, 2015, 2018). A pesquisa tem um caráter qualitativo, utilizando a entrevista como instrumento de coleta de dados e a observação simples como técnica complementar do processo, no qual os sujeitos pesquisados são alunos/as e professores/as da escola campo. Todos os dados levantados na coleta passaram por um processo de análise onde a realidade encontrada foi ancorada pelas teorias discutidas neste trabalho. Como resultado, a pesquisa demonstra que a alienação em relação à sociologia pode ser compreendida a partir de vários fatores, dentre eles: a falta de interesse por parte dos/as discentes, a quantidade de aulas durante a semana, a carência de profissionais formados na área de sociologia e o próprio sistema educacional, que através de questões burocráticas inviabilizam um avanço dessa área de conhecimento. Assim, percebe-se que a alienação está presente de maneira sutil na medida em que os/as alunos/as se mostram alheios às próprias produções, refletindo diretamente na maneira como tomam decisões na vida social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDE pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais pt_BR
dc.title Alienação em relação à disciplina de sociologia no ensino médio: um estudo a partir da escola de referência em ensino médio Gil Rodrigues na cidade de Vertentes-PE. pt_BR
dc.date.issued 2020-09
dc.description.abstract This research develops a case study on the situation of the discipline of Sociology at Gil Rodrigues Reference School, located in the city of Vertentes - PE. It aims to reflect on the elements that contribute for the students to show themselves alienated from the contents of this discipline. Along this line, the theoretical framework articulates the concept of alienation by Marx (1982, 2004, 2011, 2013), Marx and Engels (2010, 2011a, 2011b) and their reception in the Brazilian context (RANIERI; FREIRE, 2000, 2017). In this way, a reflexive appropriation of the concept of alienation is sought to carry out an interpretation of the dynamics of the functioning of sociology teaching in public schools from the teachers’ and students’ perspectives (HANDFAS, MAIÇARA and FRAGA; LEAL and YOUNG; CARNIEL and BUENO, 2015, 2015, 2018). The research has a qualitative character, using the interview as an instrument of data collection and simple observation as a complementary technique of the process, in which the researched subjects are students and teachers from the field school. All data gathered in the collection went through an analysis process where the reality found was anchored in the theories discussed in this work. As a result, the research shows that alienation concerning sociology can be understood from several factors, including: the students' lack of interest, the number of weekly classes, the scarcity of professionals trained in the field of sociology and the teaching system itself, which, due to bureaucratic issues, make it impossible to advance in this area of knowledge. Thus, it is clear that alienation is present in a subtle way, as students are alien to their own productions, directly reflecting on the way they make decisions in social life. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16787
dc.date.accessioned 2020-12-21T19:10:37Z
dc.date.available 2020-12-21
dc.date.available 2020-12-21T19:10:37Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Sociologia pt_BR
dc.subject Marx pt_BR
dc.subject Alienação pt_BR
dc.subject High School pt_BR
dc.subject Sociology pt_BR
dc.subject Alienation pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MENEZES, Manoel Brito.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Alienation in relation to the discipline of sociology in high school: a study from the reference school in high school Gil Rodrigues in the city of Vertentes-PE. pt_BR
dc.identifier.citation MENEZES, M. B. Alienação em relação à disciplina de sociologia no ensino médio: um estudo a partir da escola de referência em ensino médio Gil Rodrigues na cidade de Vertentes-PE. 2020. 137 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta