DSpace/Manakin Repository

Projeto político pedagógico e educação ambiental: da concepção tecnicista á prática crítico-reflexiva sustentável.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ABREU, I. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7967580792029663 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUTO, Jacob Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUTO, J. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9362236927970793 pt_BR
dc.contributor.referee1 KONIG, Annemarie.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Jogerson Gomes Pinto.
dc.contributor.referee3 SILVA, Marluce Pereira da.
dc.contributor.referee4 RIBEIRO, Silvana Eloisa da Silva.
dc.description.resumo Diversas instituições sociais brasileiras têm discutido a capacidade da Educação Ambiental (EA) no processo de mudanças nos comportamentos dos educandos em relação ao meio ambiente, contribuindo no enfrentamento dos problemas socioambientais. No entanto, as concepções e práticas ambientais desenvolvidas nas escolas podem impor limites à construção deste tipo de EA. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é analisar as concepções de meio ambiente, de EA e práticas ambientais, verificando em que sentido a inexistência do Projeto Político Pedagógico (PPP) tem influenciado nestas concepções desenvolvidas pelos educadores nas seguintes escolas: E. M. E. I. E. F. M. Santo Onofre, E. M. E. I. E. F. João Pereira da Silva, Grupo Escolar Castelo Branco e E. M. E. I. E. F. José Mariano da Nóbrega, localizadas no município de Junco do Seridó-PB. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se a metodologia qualitativa e quantitativa, por meio de análise bibliográfica e documental sobre a temática ambiental e se realizou observação in locus, entrevistas com 17 educadores. Os resultados apontam para a presença das visões tecnicistas e românticas de EA; prevalecendo a concepção de meio ambiente biorregionalista, que não é concretizada no cotidiano escolar. A inexistência do PPP nas escolas de Junco do Seridó tem influenciado nas concepções e práticas educativas ambientais, pois os problemas ambientais que afetam a comunidade não são trabalhados no processo de ensino e aprendizagem. Portanto, tais concepções distanciam a EA das dimensões sociais, culturais e políticas, dificultando a construção de uma Educação Ambiental crítico-reflexiva sustentável. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Recursos Naturais. pt_BR
dc.title Projeto político pedagógico e educação ambiental: da concepção tecnicista á prática crítico-reflexiva sustentável. pt_BR
dc.date.issued 2013-08
dc.description.abstract Several Brazilian social institutions have discussed the capability of the Environmental Education (EE) of changing learners´ attitudes towards the environment and fighting socio-environmental problems. But, the environmental conceptions and practices carried out in schools can restrict such education. Thus, the primary objective of this work is to analyze the environment conceptions of the environment, Environmental Education, and environmental practices by verifying how the inexistence of the political and pedagogical project (PPP) has affected these conceptions developed by education professionals at the E. M. E. I. E. F. M Santo Onofre, E. M. E. I. E. F. João Pereira da Silva, Grupo Escolar Castelo Branco, and E. M. E. I. E. F. José Mariano da Nóbrega in the municipality of Junco do Seridó-PB. The study used a qualitative-quantitative research methodology through a bibliographic and documental analysis on environmental issues besides observations in locus and interviews with 17 education professionals. The results showed the existence of romantic and technicist views on EE with a bio-regionalist environmental conception not concretely developed in the schools. The inexistence of PPP in Junco do Seridó schools has affected environmental conceptions and practices in education because the environmental problems affecting the community have not been approached in learning-teaching process. Hence, this fact has kept EE away from social, cultural and political dimensions, impairing the building of critical reflexive sustainable Environmental Education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16828
dc.date.accessioned 2020-12-29T15:54:40Z
dc.date.available 2020-12-29
dc.date.available 2020-12-29T15:54:40Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Projeto político pedagógico pt_BR
dc.subject Semiárido Paraibano pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental – educação ambiental pt_BR
dc.subject Práticas ambientais – escola pt_BR
dc.subject Concepções de meio ambiente – Educação pt_BR
dc.subject Educação crítico-reflexiva pt_BR
dc.subject environmental education pt_BR
dc.subject Pedagogical political project pt_BR
dc.subject Paraiba Semiarid pt_BR
dc.subject Elementary Education - Environmental Education pt_BR
dc.subject Environmental practices - school pt_BR
dc.subject Conceptions of the environment - Education pt_BR
dc.subject Critical-reflective education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ABREU, Ireneide Gomes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Pedagogical political project and environmental education: from technicist conception to critical and reflexive sustainable practice. pt_BR
dc.identifier.citation ABREU, Ireneide Gomes de. Projeto político pedagógico e educação ambiental: da concepção tecnicista á prática crítico-reflexiva sustentável. 110f. 2013. (Tese de Doutorado em Recursos Naturais), Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais, Centro de Tecnologias e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16828 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta