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Educação ambiental como instrumento para mitigar os riscos inerentes à profissão de catadores e catadoras de materiais recicláveis em Campina Grande-PB.

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dc.creator.ID CAVALCANTE, L. P. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2352774674727795 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Monica Maria Pereira da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, M. M P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8972860324282858 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Vera Lúcia Antunes de.
dc.contributor.referee2 PEQUENO, Maria Gorete Cavalcante.
dc.description.resumo Os catadores e catadoras de materiais recicláveis tornam-se profissionais expostos aos riscos ocupacionais em decorrência da atividade insalubre que exercem. Nesse sentido, dentre as medidas mitigadoras, o trabalho de Educação Ambiental é parte do referencial para reconstrução da dignidade humana, mobilizando e formando esses profissionais, contribuindo assim para melhores condições de trabalho e saúde, servindo de suporte para que possam desempenhar suas funções com mais segurança e qualidade. Nesse viés, esse trabalho teve como objetivo principal avaliar o processo de Educação Ambiental enquanto instrumento para mitigar os riscos inerentes à profissão catador e catadora de material reciclável em Campina Grande – PB. A pesquisa participante foi realizada no período de março/2012 a dezembro/2013 com 11 catadores e catadoras de materiais recicláveis que atuam e residem na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, sendo que sete desses profissionais estão organizados em Associação, constituindo o total de associados (Associação de Catadores e catadoras de Materiais Recicláveis Nossa Senhora Aparecida - ARENSA) e quatro estão na informalidade, atuando nas ruas de Campina Grande. A comparação entre esses dois grupos foi de imensa importância para avaliar a minimização dos riscos ocupacionais entre os associados após a aplicação de estratégias em Educação Ambiental. O processo de sensibilização, formação e mobilização pautado nos princípios da Educação Ambiental aconteceu por meio de encontros quinzenais, cursos, oficinas, seminários, visita técnica à experiência exitosa de organização de catadores de materiais recicláveis. Os riscos ocupacionais analisados foram os químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Verificamos que os catadores e catadoras de materiais recicláveis estão submetidos diariamente, em suas rotinas de trabalho, a diferentes riscos ocupacionais, visto as condições precárias e insalubres que estão expostos. Constatamos que, além do uso imprescindível de EPIs, é necessário desenvolver tecnologias eficientes capazes de atender as necessidades do catador e catadora de material reciclável, a fim de evitar os acidentes do trabalho, como também sensibiliza-los com o intuito de não utilizarem ferramentas inadequadas durante o desenvolvimento de suas atividades laborais, dentre os apontados nesse trabalho como facas, facões, martelos, carros de geladeiras. Logo, é imprescindível parcerias entre a universidade, poderes públicos e catadores e catadoras de materiais recicláveis. Concluímos que o processo de Educação Ambiental é imprescindível para mudanças de hábitos e percepção de catadores e catadoras de materiais recicláveis e, portanto, mitigar os riscos inerentes à profissão. Sendo assim, constatamos que a organização de catadores e catadoras de materiais recicláveis em associação somada ao processo de Educação Ambiental, por meio de diferentes estratégias aplicadas ao longo do desenvolvimento deste trabalho contribuiu significativamente, para mitigar os riscos aos quais estão expostos esses profissionais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Recursos Naturais. pt_BR
dc.title Educação ambiental como instrumento para mitigar os riscos inerentes à profissão de catadores e catadoras de materiais recicláveis em Campina Grande-PB. pt_BR
dc.date.issued 2014-02
dc.description.abstract The collectors of recyclable materials become professionals exposed to occupational risks due to unhealthy activities they work. In this sense, among the mitigating measures, the work of environmental education is part of the framework for reconstruction of human dignity by mobilizing and training these professionals, thus contributing to better working conditions and health, serving as support to enable them to perform their duties more safety and quality. This bias, this work aimed to evaluate the process of environmental education as a tool to mitigate the risks inherent to the profession groomer grooming and recyclable material in Campina Grande - PB. Participant observation was conducted from March/2012 to novembro/2013 with 11 collectors of recyclable materials that work and reside in the Community Nossa Senhora Aparecida , with seven of these professionals are organized in association (Association of collectors of Materials recyclable Nossa Senhora Aparecida - ARENSA) and four are in the informal sector , working in the streets of Campina Grande. The comparison between these two groups was of immense importance to assess the occupational risk minimization among members after applying strategies in Environmental Education. The process of sensitization , training and mobilization guided by the principles of environmental education happened through fortnightly meetings, courses, workshops, seminars, technical visits to the successful experience of organizing waste pickers. Occupational risks were analyzed chemical, physical, biological, ergonomic and accidents. We verified that the collectors of recyclable materials are submitted daily in their work routines, the different occupational risks, because the poor and unhealthy conditions they are exposed. We note that apart from the essential use of EPIs, it is necessary to develop efficient technologies to meet the needs of the collector and picker of recyclable material, to prevent workplace accidents, but also sensitizes them in order not to use inappropriate tools during the development of their work activities, among named in this work as knives, machetes, hammers, cars refrigerators. Therefore, it is essential partnerships between universities, public authorities and collectors of recyclable materials. We conclude that the process of Environmental Education is essential to change habits and perceptions of collectors of recyclable materials and therefore mitigate the risks inherent to the profession. Thus, we find that the organization of collectors of recyclables plus the association of environmental education process through different strategies applied during the development of this work has contributed significantly to mitigate the risks they are exposed to these professional materials. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16951
dc.date.accessioned 2021-01-06T17:39:15Z
dc.date.available 2021-01-06
dc.date.available 2021-01-06T17:39:15Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Collectors of recyclable materials
dc.subject Environmental education
dc.subject Occupational risks
dc.subject Catadores e catadoras de materiais recicláveis
dc.subject Recicladores y recicladores
dc.subject Educação ambiental
dc.subject Educación ambiental
dc.subject Riscos ocupacionais
dc.subject Riesgos laborales
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTE, Lívia Poliana Santana.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental education as an instrument to mitigate the risks inherent to the profession of waste pickers in Campina Grande-PB. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTE, Lívia Poliana Santana. Educação ambiental como instrumento para mitigar os riscos inerentes à profissão de catadores e catadoras de materiais recicláveis em Campina Grande-PB. 2014. 139f. (Dissertação de Mestrado em Recursos Naturais), Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais, Centro de Tecnologias e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16951 pt_BR


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