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Política de Educação: desafios para sua efetivação no âmbito das instituições federais de ensino superior nos marcos do capitalismo contemporâneo.

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dc.contributor.advisor1 MAMEDE, Eliane Leite.
dc.contributor.advisor1ID MAMEDE, E. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5133551430753483 pt_BR
dc.contributor.referee1 FELIX, Maria da Conceição Silva.
dc.contributor.referee1ID FELIX, M. C. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 MELO, Consuelo Barreto Martins de.
dc.contributor.referee2ID MELO, C. B. M. pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho versa sobre a Política de Educação e os desafios para sua efetivação no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior. Também foram analisadas as implicações sofridas pela formação profissional do Serviço Social e suas exigências nos marcos do capitalismo contemporâneo. Tal política é perpassada, historicamente, por profundas mudanças que está intrinsecamente ligado ao sistema de produção capitalista que, por sua vez, visa à formação de mãode-obra qualificada em curto prazo. O projeto neoliberal e o processo de contrarreforma do Estado incidem inúmeros rebatimentos na Política de Educação, expressos pelo processo de adequação do seu sistema educacional às necessidades de respostas do capital à sua crise contemporânea. Diante do exposto, esse estudo buscou realizar uma investigação crítica da relação de efetivação dos objetivos conduzidos pela Política de Educação no âmbito acadêmico federal. Em termos metodológicos, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, apoiada na perspectiva crítica-dialética, centrada na teoria marxista, enquanto procedimento de análise do objeto. O estudo constatou que, mediante a imperativa refuncionalização do sistema educacional, o Estado impulsiona inúmeros projetos reformistas e medidas legislativas que têm ampliado o processo regressivo da Política de Educação. Redefiniram-se as funções do Estado, retirando as políticas sociais públicas da sua esfera para serem entregues aos negócios privados. No âmbito do Serviço Social, em meio à expansão do privatismo na Política da Educação, da liquidação da relação ensino/pesquisa e extensão na academia, da supressão do caráter universalista da universidade e da subordinação dos objetivos universitários às demandas do mercado, tem-se a resistente defesa do Projeto Ético-Político ante essa crise contemporânea. Entretanto, as atuais configurações da Educação Superior trazem implicações na órbita da formação e consequentes refrações no exercício profissional do Serviço Social, principalmente em torno da defesa do ideário da educação enquanto política pública e do rigoroso acompanhamento da qualidade acadêmica da formação universitária ante a vertiginosa expansão do ensino superior privado e da graduação a distância no Brasil. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Serviço Social da Educação pt_BR
dc.title Política de Educação: desafios para sua efetivação no âmbito das instituições federais de ensino superior nos marcos do capitalismo contemporâneo. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The present work deals with the Education Policy and the challenges to its implementation within the Federal Institutions of Higher Education. We also analyzed the implications incurred by the training of social work and its demands within the framework of contemporary capitalism. This policy is permeated historically profound changes that are intrinsically linked to the capitalist production system which, in turn, aims to train skilled labor in the short term. The neoliberal project and the process of state concern contrarreforma numerous repercussions on Education Policy, expressed by the adequacy of their educational system to the needs of capital to its contemporary crisis response process. Given the above, this study sought to conduct a critical investigation of the relationship of evolving objectives conducted by the Federal Education Policy in the academic realm. In methodological terms, we used the literature, based on the critical - dialectical perspective, centered on Marxist theory, while the object of analysis procedure. The study found that by overriding refunctionalisation the educational system, the state boosts numerous reform projects and legislation which extended the regressive process Education Policy. Redefined the roles of the State, removing public social policies of the ball to be handed over to private business. Under the Social Services, through the expansion of privatism in Education Policy, the liquidation of teaching / research relationship and extent in academia, deleting the universalistic character of the university and the subordination of university goals to market demands, we have the tough defense of the Ethical - Political Project before this recent crisis. However, the current settings of higher education have implications in the orbit of the formation and subsequent refractions professional practice of social work, especially in defense of the ideals of education as public policy and closely monitor the academic quality of university education in the face of rapid expansion of private higher education and distance graduation in Brazil. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17040
dc.date.accessioned 2021-01-15T11:04:24Z
dc.date.available 2021-01-15
dc.date.available 2021-01-15T11:04:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Política da Educação pt_BR
dc.subject Neoliberalismo pt_BR
dc.subject Serviço Social pt_BR
dc.subject Politics of Education pt_BR
dc.subject neoliberalism pt_BR
dc.subject Social Service pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Amanda Pordeus da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Education Policy: challenges for its implementation within the scope of federal higher education institutions within the framework of contemporary capitalism. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Amanda Pordeus da. Política de Educação: desafios para sua efetivação no âmbito das instituições federais de ensino superior nos marcos do capitalismo contemporâneo. 2014. 61 p. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Serviço Social, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2014. pt_BR


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