dc.contributor.advisor1 |
MAMEDE, Eliane Leite. |
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dc.contributor.advisor1ID |
MAMEDE, E. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5133551430753483 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FELIX, Maria da Conceição Silva. |
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dc.contributor.referee1ID |
FELIX, M. C. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MELO, Consuelo Barreto Martins de. |
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dc.contributor.referee2ID |
MELO, C. B. M. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho versa sobre a Política de Educação e os desafios para sua
efetivação no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior. Também foram
analisadas as implicações sofridas pela formação profissional do Serviço Social e
suas exigências nos marcos do capitalismo contemporâneo. Tal política é
perpassada, historicamente, por profundas mudanças que está intrinsecamente
ligado ao sistema de produção capitalista que, por sua vez, visa à formação de mãode-obra qualificada em curto prazo. O projeto neoliberal e o processo de
contrarreforma do Estado incidem inúmeros rebatimentos na Política de Educação,
expressos pelo processo de adequação do seu sistema educacional às
necessidades de respostas do capital à sua crise contemporânea. Diante do
exposto, esse estudo buscou realizar uma investigação crítica da relação de
efetivação dos objetivos conduzidos pela Política de Educação no âmbito acadêmico
federal. Em termos metodológicos, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, apoiada na
perspectiva crítica-dialética, centrada na teoria marxista, enquanto procedimento de
análise do objeto. O estudo constatou que, mediante a imperativa refuncionalização
do sistema educacional, o Estado impulsiona inúmeros projetos reformistas e
medidas legislativas que têm ampliado o processo regressivo da Política de
Educação. Redefiniram-se as funções do Estado, retirando as políticas sociais
públicas da sua esfera para serem entregues aos negócios privados. No âmbito do
Serviço Social, em meio à expansão do privatismo na Política da Educação, da
liquidação da relação ensino/pesquisa e extensão na academia, da supressão do
caráter universalista da universidade e da subordinação dos objetivos universitários
às demandas do mercado, tem-se a resistente defesa do Projeto Ético-Político ante
essa crise contemporânea. Entretanto, as atuais configurações da Educação
Superior trazem implicações na órbita da formação e consequentes refrações no
exercício profissional do Serviço Social, principalmente em torno da defesa do
ideário da educação enquanto política pública e do rigoroso acompanhamento da
qualidade acadêmica da formação universitária ante a vertiginosa expansão do
ensino superior privado e da graduação a distância no Brasil. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Serviço Social da Educação |
pt_BR |
dc.title |
Política de Educação: desafios para sua efetivação no âmbito das instituições federais de ensino superior nos marcos do capitalismo contemporâneo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
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dc.description.abstract |
The present work deals with the Education Policy and the challenges to its
implementation within the Federal Institutions of Higher Education. We also analyzed
the implications incurred by the training of social work and its demands within the
framework of contemporary capitalism. This policy is permeated historically profound
changes that are intrinsically linked to the capitalist production system which, in turn,
aims to train skilled labor in the short term. The neoliberal project and the process of
state concern contrarreforma numerous repercussions on Education Policy,
expressed by the adequacy of their educational system to the needs of capital to its
contemporary crisis response process. Given the above, this study sought to conduct
a critical investigation of the relationship of evolving objectives conducted by the
Federal Education Policy in the academic realm. In methodological terms, we used
the literature, based on the critical - dialectical perspective, centered on Marxist
theory, while the object of analysis procedure. The study found that by overriding
refunctionalisation the educational system, the state boosts numerous reform
projects and legislation which extended the regressive process Education Policy.
Redefined the roles of the State, removing public social policies of the ball to be
handed over to private business. Under the Social Services, through the expansion
of privatism in Education Policy, the liquidation of teaching / research relationship
and extent in academia, deleting the universalistic character of the university and the
subordination of university goals to market demands, we have the tough defense of
the Ethical - Political Project before this recent crisis. However, the current settings of
higher education have implications in the orbit of the formation and subsequent
refractions professional practice of social work, especially in defense of the ideals of
education as public policy and closely monitor the academic quality of university
education in the face of rapid expansion of private higher education and distance
graduation in Brazil. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17040 |
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dc.date.accessioned |
2021-01-15T11:04:24Z |
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dc.date.available |
2021-01-15 |
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dc.date.available |
2021-01-15T11:04:24Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Política da Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Neoliberalismo |
pt_BR |
dc.subject |
Serviço Social |
pt_BR |
dc.subject |
Politics of Education |
pt_BR |
dc.subject |
neoliberalism |
pt_BR |
dc.subject |
Social Service |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Amanda Pordeus da. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Education Policy: challenges for its implementation within the scope of federal higher education institutions within the framework of contemporary capitalism. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Amanda Pordeus da. Política de Educação: desafios para sua efetivação no âmbito das instituições federais de ensino superior nos marcos do capitalismo contemporâneo. 2014. 61 p. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Serviço Social, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2014. |
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