DSpace/Manakin Repository

A política estudantil nas Universidades Federais: um enfoque na atuação dos Assistentes Sociais.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DUARTE, A. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Cibelly Michalane Oliveira dos Santos.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, C. M. O. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1735872941805831 pt_BR
dc.contributor.referee1 MELO, Consuelo Barreto Martins de.
dc.contributor.referee1ID MELO, C. B. M. pt_BR
dc.contributor.referee2 NUNES, Maria Aparecida.
dc.contributor.referee2ID NUNES, M. A. pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, cuja temática versa sobre a política de assistência estudantil nas Universidades Federais enfatizando o papel do Serviço Social na Educação Superior. Como fonte de consultas, recorremos a literaturas, artigos e as leis que discutem sobre a política de educação. Para elucidar o referido assunto, realizamos uma retrospectiva histórica sobre a política de educação brasileira, abordando as peculiaridades que a mesma assume na contemporaneidade. Posteriormente, analisamos a inserção do Serviço Social na educação, enfatizando o papel desta profissão na educação superior à luz da assistência estudantil que é preconizada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Diante das análises que nos trouxeram conclusões aproximativas da realidade educacional brasileira, podemos inferir que as estratégias recentes utilizadas para o desenvolvimento da política de educação vigente, na verdade se configuram como mecanismos do aparelho de Estado para mascarar a sua inoperância no tocante a forma precarizada com que a educação vem sendo ofertada à população. Destarte, acreditamos que o estudo em tela possa contribuir para iluminar o debate sobre a temática discutida. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Serviço Social da Educação pt_BR
dc.title A política estudantil nas Universidades Federais: um enfoque na atuação dos Assistentes Sociais. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The present paper is an exploratory study of bibliographical character, whose theme is about the student politics in the Federal Universities emphasizing the role of Social Work in Higher Education. As a source of queries, we turn to literature, and articles that discuss the laws on education policy. To elucidate the said issue, we performed a historical retrospective on the Brazilian education policy, addressing the peculiarities that it takes nowadays. Subsequently, we analyzed the insertion of social work education, emphasizing the role of the profession in the light of higher student assistance that is advocated by the Law of Guidelines and Bases of Education (LDB) education. Given the analysis that brought us approximate conclusions of the Brazilian educational reality, we can infer that recent strategies used for the development of the current education policy actually are configured as mechanisms of the state apparatus to mask their inaction regarding the precarious way that education is being offered to the population. Thus, we be pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17042
dc.date.accessioned 2021-01-15T11:37:44Z
dc.date.available 2021-01-15
dc.date.available 2021-01-15T11:37:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Serviço Social pt_BR
dc.subject Educação Superior pt_BR
dc.subject Assistência estudantil pt_BR
dc.subject Social Service pt_BR
dc.subject Higher Education pt_BR
dc.subject Student assistance pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DUARTE., Andressa Sucupira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Student policy at Federal Universities: a focus on the work of Social Assistants. pt_BR
dc.identifier.citation DUARTE, Andressa Sucupira. A política estudantil nas Universidades Federais: um enfoque na atuação dos Assistentes Sociais. 2014. 42 p. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Serviço Social, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta