dc.creator.ID |
DUARTE, A. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
COSTA, Cibelly Michalane Oliveira dos Santos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
COSTA, C. M. O. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1735872941805831 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MELO, Consuelo Barreto Martins de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MELO, C. B. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
NUNES, Maria Aparecida. |
|
dc.contributor.referee2ID |
NUNES, M. A. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico,
cuja temática versa sobre a política de assistência estudantil nas Universidades
Federais enfatizando o papel do Serviço Social na Educação Superior. Como fonte
de consultas, recorremos a literaturas, artigos e as leis que discutem sobre a política
de educação. Para elucidar o referido assunto, realizamos uma retrospectiva
histórica sobre a política de educação brasileira, abordando as peculiaridades que a
mesma assume na contemporaneidade. Posteriormente, analisamos a inserção do
Serviço Social na educação, enfatizando o papel desta profissão na educação
superior à luz da assistência estudantil que é preconizada pela Lei de Diretrizes e
Bases da Educação (LDB). Diante das análises que nos trouxeram conclusões
aproximativas da realidade educacional brasileira, podemos inferir que as
estratégias recentes utilizadas para o desenvolvimento da política de educação
vigente, na verdade se configuram como mecanismos do aparelho de Estado para
mascarar a sua inoperância no tocante a forma precarizada com que a educação
vem sendo ofertada à população. Destarte, acreditamos que o estudo em tela possa
contribuir para iluminar o debate sobre a temática discutida. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Serviço Social da Educação |
pt_BR |
dc.title |
A política estudantil nas Universidades Federais: um enfoque na atuação dos Assistentes Sociais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
The present paper is an exploratory study of bibliographical character, whose theme
is about the student politics in the Federal Universities emphasizing the role of Social
Work in Higher Education. As a source of queries, we turn to literature, and articles
that discuss the laws on education policy. To elucidate the said issue, we performed
a historical retrospective on the Brazilian education policy, addressing the
peculiarities that it takes nowadays. Subsequently, we analyzed the insertion of
social work education, emphasizing the role of the profession in the light of higher
student assistance that is advocated by the Law of Guidelines and Bases of
Education (LDB) education. Given the analysis that brought us approximate
conclusions of the Brazilian educational reality, we can infer that recent strategies
used for the development of the current education policy actually are configured as
mechanisms of the state apparatus to mask their inaction regarding the precarious
way that education is being offered to the population. Thus, we be |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17042 |
|
dc.date.accessioned |
2021-01-15T11:37:44Z |
|
dc.date.available |
2021-01-15 |
|
dc.date.available |
2021-01-15T11:37:44Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Serviço Social |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Superior |
pt_BR |
dc.subject |
Assistência estudantil |
pt_BR |
dc.subject |
Social Service |
pt_BR |
dc.subject |
Higher Education |
pt_BR |
dc.subject |
Student assistance |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DUARTE., Andressa Sucupira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Student policy at Federal Universities: a focus on the work of Social Assistants. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DUARTE, Andressa Sucupira. A política estudantil nas Universidades Federais: um enfoque na atuação dos Assistentes Sociais. 2014. 42 p. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Serviço Social, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2014. |
pt_BR |