Repositorio Dspace/Manakin

Educação ambiental para a sustentabilidade nas escolas públicas do Cariri Ocidental Paraibano.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID BEZERRA, R. N. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2863142343183905 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FARIAS, Fabiana Pimentel Macêdo.
dc.contributor.advisor1ID FARIAS, F. P. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2083728291220996 pt_BR
dc.contributor.referee1 DORNELAS, Carina Seixas Maia.
dc.contributor.referee2 SILVA, Débora Rafaelly Soares.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2020.tccmon.bezerra
dc.description.resumo O Cariri Ocidental Paraibano é uma das microrregiões dentro do estado que mais sofre com a degradação do meio ambiente, como o avanço da desertificação do bioma Caatinga (este é, em especial, um dos principais problemas ambientais sofridos na microrregião), erosão dos solos, poluição das bacias hidrográficas, desmate das matas ciliares, entre outros fatores. A educação ambiental se define como uma medida de preparar as pessoas desde cedo para preservar a natureza que dela usufrui, respeitar os seres vivos, tornar saber os problemas ambientais que se passam na região e no mundo, fazer alguma ação em prol da integridade da natureza, ter em mente que os recursos naturais são finitos e por isso devem ser usados com responsabilidade, aprender a melhorar o relacionamento entre a sociedade e o meio ambiente e praticar a sustentabilidade. Como forma de lutar contra o desgaste dos ecossistemas e ainda trabalhar a sustentabilidade e difundir o conhecimento da preservação ecológica está a educação ambiental. Esta quando inserida no contexto escolar, tenta trazer mudanças presentes e futuras na construção de uma sociedade mais conscientizada, educando alunos, crianças e jovens. Este trabalho reuniu algumas pesquisas e discussões sobre o surgimento da educação ambiental e sua importância quando inserida nas bases curriculares das escolas públicas, principalmente as do Cariri Ocidental Paraibano que conta com projetos, pesquisas e ações em educação ambiental através de iniciativas e parcerias entre alunos e professores das escolas e das Universidades Federais como ocorre no município de Sumé e em outros da região. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Educação ambiental para a sustentabilidade nas escolas públicas do Cariri Ocidental Paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2020-12-10
dc.description.abstract Cariri Ocindental Paraibano is one of the microregions within the state that suffers most from environmental degradation, with the advance of desertification of the Caatinga biome (tis is, in particular, one of the main environmental problems suffered in the microregion), soil erosion, pollution of river basins, deforestation of riparian forests, among other fator. Environmental education is defined as a measure of preparing people from na early age to preserve the nature that enjoys it, respect living beings, known the environmental problems that are happening in the region and in the world, do action in favor of the integrity nature, in mind that natural resources are finite and therefore must be used responsibly, learn to improve the relationship between society and the environmental and practice sustainability. Environmental education is a way to fight against the erosion of ecosystems and work on sustainability and spread the knowledge of ecological preservation. When inserted in the school context, it tries to bring present and future change in the construction of a more aware society, educating students, childrens and young people. This work brought together some research and discussions on environmental education, and its importance when inserted in the curricular bases of public schools, mainly those of Cariri Ocidental Paraibano. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17043
dc.date.accessioned 2021-01-15T12:37:41Z
dc.date.available 2021-01-15
dc.date.available 2021-01-15T12:37:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Escolas públicas – Cariri Ocidental Paraibano pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Preservação ecológica pt_BR
dc.subject Cariri Ocidental Paraibano – educação ambiental pt_BR
dc.subject environmental education pt_BR
dc.subject Sustainability pt_BR
dc.subject Public schools - Cariri Ocidental Paraibano pt_BR
dc.subject Environment pt_BR
dc.subject Ecological preservation pt_BR
dc.subject Cariri Oeste Paraibano - environmental education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Rebeca Noemi de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental education for sustainability in public schools in Cariri Ocidental Paraibano. pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA, Rebeca Noemi de Oliveira. Educação ambiental para a sustentabilidade nas escolas públicas do Cariri Ocidental Paraibano. 42f. 2021 (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17043 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta