dc.creator.ID |
NEVES, H. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, L. G. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2784352958535431 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Iarley Pereira de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SOUSA, I. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ALBANO, Maria Sueli Santos. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ALBANO, M. S. S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho estuda dentro da atuação do assistente social os sentidos que norteiam
essa prática, este é um assunto de grande interesse para pessoas que se encontram em
formação do curso de Serviço Social que tem interesse em compreender esta relação, e
também para as pessoas que são favorecidas com estas ações. Deve-se pensar a questão da
prática do assistente social, em seus vários âmbitos, não só no cumprimento da política que
está inserido, mas nas determinações que o envolve através de direções e intenções que os
orientam. A intenção de uma nova visão nos coloca o desafio de se aproximar sobre o
conhecimento do ser humano acerca do seu envolvimento com o mundo nas suas estratégias
de ação, o seu modo de agir perante as demandas apresentadas e seu modo de ser limitado,
com incertezas que nem sempre a sua ação desenvolve na direção que os orientavam
inicialmente. A educação superior no Brasil é o campo que esta inserida a Política da
Assistência Estudantil, o qual o assistente social atua. Nesta relação tratamos de estabelecer
um entendimento desta, analisando a trajetória da educação superior no Brasil e a inserção
do Serviço Social que tem como enfrentamento trabalhar nas expressões da questão social,
que também estão inseridas na educação. A metodologia utilizada foi através de analise de
documentos, analise de dados no caso entrevista com assistentes sociais atuantes nos campi
da UFCG, legislações e estudos relacionados ao tema. Utilizamos do método da logoterapia
de Victor Frankl para uma melhor aproximação e compreensão dos sentidos que conduzem
a pratica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Serviço Social da Educação |
pt_BR |
dc.title |
A atuação do Assistente Social na dimensão técnico- operativa do Serviço Social na educação. Uma investigação sobre sentidos que norteiam a prática. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
This work studies into the role of social worker senses that guide this practice, this is a matter
of great interest to people who are in the training course of Social Service who has an interest
in understanding this relationship, and also for people who are favored with these actions.
Should think the question of the practice of social workers in their various fields, not only in
compliance with the policy that is entered, but the determinations that involves using
directions and intentions that guide. The intent of a new vision challenges us to approach on
the knowledge of man about his involvement with the world in their strategies , their mode of
action to the demands presented and their way of being limited , with uncertainties that its
action does not always develop in the direction that initially guided them. Higher education in
Brazil is the field that is inserted Policy of Student Assistance, which the social worker acts .
In this respect we try to establish an understanding of this making , analyzing the trajectory of
higher education in Brazil and the insertion of Social Work whose work on coping
expressions of social issues , which are also inserted in education . The methodology used
was through analysis of documents, data analysis in the case interview with social workers
active on campuses UFCG, legislation and studies related to the topic. The use of logotherapy
of Victor Frankl for a better approach and understanding of the senses that lead to practical
method. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17055 |
|
dc.date.accessioned |
2021-01-18T12:38:54Z |
|
dc.date.available |
2021-01-18 |
|
dc.date.available |
2021-01-18T12:38:54Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Assistência estudantil |
pt_BR |
dc.subject |
prática |
pt_BR |
dc.subject |
sentidos |
pt_BR |
dc.subject |
Student Assistance |
pt_BR |
dc.subject |
practice |
pt_BR |
dc.subject |
senses |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NEVES, Hayanne de Freitas. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The role of the Social Worker in the technical-operative dimension of Social Work in education. An investigation of meanings that guide the practice. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NEVES, Hayanne de Freitas. A atuação do Assistente Social na dimensão técnico- operativa do Serviço Social na educação. Uma investigação sobre sentidos que norteiam a prática. 2014. 63 p. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Serviço Social, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2014. |
pt_BR |